saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Este é o segundo ano
2. Área aproximada da horta (m²):
sete metros quadrados (o espaço que nos é possivel ter)
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
1
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
15
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
2
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
são chamadas a colaborar com as sementes e plantas a colocar. Não é possível mais por todos trabalharem fora da localidade do JI que por sua vez também é isolado.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Na comunidade não tem impacto. Tem nas famílias e nas crianças que adquirem o pouquinho que é possível produzir e nas crianças pelas aprendizagens que vão desenvolvendo e dos conhecimentos que trazem também de casa e que partilham.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Uma vez por semana vamos em grupo, ver o crescimento das plantas, na altura das sementeiras e culturas fazem-se no tempo dedicado à horta. Diariamente o Eco-vigilante(da semana) vai ao compostor e verifica a necessidade de rega. Na altura das sementeiras todas as crianças participam. Algumas plantas são deixadas a criar semente que ficam a secar na estufa para guardar as sementes para o próximo ano letivo.
7. Como é feita a preparação do solo?
A limpeza é feita com o arrancar das ervas à mão. A fertilização iniciamos este ano com o composto retirado do compostor e que foi sendo desenvolvido no ano anterior. O solo não é o melhor mas foi o que nos foi dado no ano anterior e que agora iremos enriquecer com o composto.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Foi oferecido no ano anterior pela C. Municipal um compostor que já foi utilizado, nesse ano, para recolher cascas de fruta e restos de saladas dos almoços e folhas de outono que vão sendo colocados em camadas com solo também misturado. No tempo de chuva as crianças andaram à procura de minhocas e foram introduzidas no compostor.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Couves de varias qualidades, feijão, grão, ervilha, favas, alface, cenoura, cebola, morangueiro, batata doce, batata, fisalis, araçã, salsa, planta do caril, erva cidreira, tomilho, tomate.amendoim e abóbora
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
A quantidade é muito pouca porque o espaço também é reduzido
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
são vendidos às famílias em pequenos cabazes ou peça individual, e cujo valor irá reverter para a compra de novas sementes e plantas.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A agua recolhida da chuva em baldes grandes e uma piscina de criança em forma de tartaruga é utilizada para regar enquanto há e com a utilização de um regador, depois é com água da rede e com o regador.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Só uma vigilância para ver se há pulgões, lagartas ou caracóis.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Caracóis e uma criança disse que em casa usavam cinza para afastar e foi o que foi experimentado, vamos ver ainda se resulta. e pulgão na couve, fomos à procura de joaninhas para colocar nas couves e foi construido um hotel de insetos para que depois os seus habitantes possam comer os pulgões. e ainda arrancar as folhas com mais pulgões e lavagem das restantes folhas com agua e detergente.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Uma formação para as crianças sobre a utilização e importância do compostor.
Estiveram envolvidas as crianças(15) o pessoal docente(1) e não docente(2) e 3 elementos da autarquia. O impacto nas crianças foi positivo pois já sabem bem que produtos não devem ser colocados no compostor.
Atividade 2:
Descrição:
Uma atividade denominada Terrário
Estiveram envolvidas as crianças(15) o pessoal docente(1) e não docente(2)e 3 elementos da autarquia.O impacto nas crianças foi positivo pois descobriram que o solo pode ter camadas diferentes e que todos são importantes
Atividade 3:
Descrição:
construção de um hotel para insetos
Estiveram envolvidas as crianças(15) o pessoal docente(1) e não docente(2)e 3 elementos da autarquia.O impacto nas crianças foi positivo pois descobriram que alguns insetos podem ajudar a proteger a horta.
15. Outros aspetos de realce da horta:
o JI não tem um espaço de terra pelo que a horta pedagógica teve de ser improvisada com vasos de cimento muito grandes, a fim de se trabalhar com as crianças esta área. Não são as condições que gostaríamos, são as possíveis e com elas faremos o nosso melhor.
15.1. Link para a página da horta:
https://www.facebook.com/ji.castanheiravouga.5/