Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Básica 2/3 de Alfena (Valongo)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Iniciou este ano.

2. Área aproximada da horta (m²):

18m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Geografia

3.3. N.º de alunos envolvidos:

44

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Após termos iniciado a horta, foi acompanhada diariamente.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os Encarregados de Educação informaram as diretoras de turma que estavam muito agradados com a atividade e os alunos do 7º ano de escolaridade participaram praticamente todos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Nas duas turmas de 7º ano os alunos foram, numa fase inicial divididos em grupo-turma para se tratar do terreno e iniciar a sementeira. Posteriormente, para acompanhamento e rega, os alunos, de forma autónoma, dividiram-se em grupos de 6 e efetuavam a rega e o tratamento, um dia por semana (cada grupo).

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza inicial foi efetuada pela Câmara Municipal de Valongo, tendo sido depois mobilizado e tratado o solo pelos alunos, funcionários e professores.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com as ervas que estavam inicialmente no terreno.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Hortelã; Tomateiros; Alface; Couve; Milho; Feijão; Salsa.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Tendo em consideração contexto pandémico e os constrangimentos do plano de contingência da escola, só conseguimos fazer a horta nos últimos dois meses. Assim, não foi ainda possível colher produtos, mas foi uma enorme satisfação ver o envolvimento dos alunos e a forma como, de futuro, terão interesse pela produção biológica.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Nada a assinalar

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Através da água que recolhemos que é colocada num regador. É efetuada diariamente por grupos de 6 alunos.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Tendo em consideração o tempo de crescimento não foi possível a observação de pragas ou doenças.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

O envolvimento dos alunos foi enorme e, certamente, todos saíram motivados para, no próximo ano letivo, termos uma horta que poderá apoiar alguns alunos e fornecer produtos para se produzirem refeições saudáveis.

15.1. Link para a página da horta: