Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Centro Escolar de Tamengos (Anadia)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

2x(3mx3m)

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Todas

3.3. N.º de alunos envolvidos:

66

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Ajudam colaborando quando solicitadas para participar na continuação das atividades em casa, oferecendo produtos para plantar...

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Alunos já plantam/ transplantam alguns dos nossos produtos em casa de forma autónoma e partilham com a turma/escola os resultados. Os alunos reconhecem verdadeiramente quais os fatores do meio que influenciam a vida das plantas e têm atenção às condições ambientais para que a sua plantação "corra bem".
Presente do Dia do Pai numa das turmas foi um morangueiro da nossa horta para plantar conjuntamente em casa.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

É gerida entre as turmas e docentes e de acordo com o tipo de produto a plantar e da manutenção que é necessária. trabalhamos em sistema de rotatividade, mas sempre ajustável.

7. Como é feita a preparação do solo?

É feita pelos alunos em coadjuvação dos professores e auxiliares, nos momentos que se verificam como uma necessidade. Trabalhamos em sistema de rotatividade.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Cultivamos alfaces, couve, tomate, morangueiros...

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Quando necessária, em sistema de rotatividade pelas turmas.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Em sistema de rotatividade, semanalmente, pelas turmas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aquando do estudo das Plantas, na disciplina de Estudo do Meio, as idas à horta permitiu aos alunos verificarem a evolução da germinação e a identificação das partes constituintes de uma planta completa. Também vai sendo possível verificar que nem sempre é necessário regar, pois a natureza, consoante as condições climatéricas exigem um comportamento ajustado do "agricultor", não só face às regas, mas também face ao aparecimento das ervas daninhas que podem prejudicar o crescimento das plantações. A identificação dos produtos semeados/ plantados e dos que efetivamente aparecem na horta também é uma aprendizagem significativa e que vai oscilando durante todo o processo.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: