Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Básica de Fareja (Fafe)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

Limpeza da horta, retirar as ervas.
Limpeza da horta, retirar as ervas.
Preparar a terra para plantar e semear.
Preparar a terra para plantar e semear.
A área da couve galega
A área da couve galega
Retirar as ervas.
Retirar as ervas.
Colocação de uma nova camada de terra
Colocação de uma nova camada de terra
Limpeza do terreno
Limpeza do terreno

horta em março

Espaço da alface physalis e beterrabas
Espaço da alface physalis e beterrabas
Batatas e nos pneus alecrim, cebolinho, gladíolos, coroas de rei, chorinas e salsa.
Batatas e nos pneus alecrim, cebolinho, gladíolos, coroas de rei, chorinas e salsa.
Couve galega e nos pneus amores, coroas de rei e gladíolos.
Couve galega e nos pneus amores, coroas de rei e gladíolos.
Morangos, cidreira  e hortelã.
Morangos, cidreira e hortelã.
Espaço de penca.
Espaço de penca.
Espaço onde foram plantados s pés de kiwis e a estrutura para a ramada.
Espaço onde foram plantados s pés de kiwis e a estrutura para a ramada.

horta em maio

Visão da horta geral.
Visão da horta geral.
Parte da horta onde se podem ver as batatas, couve portuguesa e pneus com flores e aromáticas.
Parte da horta onde se podem ver as batatas, couve portuguesa e pneus com flores e aromáticas.
Parte da horta onde se pode ver as couves, os feijões da experiência de geminação que começou nas salas de aula e ainda pneus com flores.
Parte da horta onde se pode ver as couves, os feijões da experiência de geminação que começou nas salas de aula e ainda pneus com flores.
Parte da horta onde se vê as couves, cidreira e hortelã e alguns pneus com flores.
Parte da horta onde se vê as couves, cidreira e hortelã e alguns pneus com flores.
Parte da horta onde se vê couve portuguesa, beterraba, alface, phisallis e morangos.
Parte da horta onde se vê couve portuguesa, beterraba, alface, phisallis e morangos.

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

8 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

48,3

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Todas

3.3. N.º de alunos envolvidos:

37

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias participam através da doação de plantas e sementes, na preparação da terra e também ajudam com algumas instruções sobre a melhor forma e a época da plantação e sementeira dos produtos agrícolas. As famílias colaboram sempre que lhes é solicitado.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Conhecer a agricultura biológica, e uma alimentação saudável e sustentável, rentabilização do espaço de uma forma educativa e participativa de toda a comunidade escolar. Articulação entre a escola e a comunidade, utilização dos produtos a colher pela comunidade educativa.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é organizada pelas turmas acompanhadas pela professora, e, também pelas assistentes operacionais quando é afetuada fora das horas letivas. São os alunos que regam, tiram as ervas e vigiam o crescimento das plantas.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo este ano foi preparado com o apoio da Junta de freguesia que mandou terra melhor para acrescentar à que já existia. A terra foi fertilizada com o composto obtido dos restos de fruta da escola, ervas, folhas e terra.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com os restos da fruta da cantina e do lanche das crianças, folhas, ervas,

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface e beterraba; Couve e hortelã; Batata e penca.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos da horta são consumidos na escola para saladas, e chã. As frutas são consumidas pelas crianças e adultos, os outros produtos, como na escola não há confeção de alimentos (são distribuídas as refeições por uma empresa) as crianças levam para casa.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega sempre que possível é feita com a água da chuva recolhida, quando não chove é utilizada a água da rede de água.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

É feita a monitorização de pragas e doenças todos os meses.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Este ano surgiram alguns caracóis na zona da palete onde estavam os morangos. Para combater foi limpo o espaço de todos os detritos e colocou-se cinza nos espaços.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Confeção de salada de alface colhida na horta. Os alunos foram com a minha supervisão colher um pé de alface e lavaram e cortaram a alface para a salada.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Atividade de articulação cm a professora de Inglês. Conhecer o nome dos produtos hortícolas, aromáticas e flores na língua Inglesa. Colocação das etiquetas com os nomes na horta.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Cuidado da horta e limpeza, ser capaz de conhecer o que são produtos da horta e ervas daninhas.
Saber que as plantas necessitam de cuidados e de rega.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta tem impacto nas crianças que têm a possibilidade de conhecer alguns produtos hortícolas e perceber como são plantados e semeados, compreender e acompanhar o seu crescimento e apender a sua importância para uma alimentação saudável e equilibrada. É também muito importante verificar o crescimento das plantas sem a utilização de fertilizantes químicos, que são prejudiciais para a saúde e para o ambiente.

15.1. Link para a página da horta: