Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Básica de Fareja (Fafe)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

8 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

48,3

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Todas

3.3. N.º de alunos envolvidos:

37

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias participam através da doação de plantas e sementes, na preparação da terra e também ajudam com algumas instruções sobre a melhor forma e a época da plantação e sementeira dos produtos agrícolas. As famílias colaboram sempre que lhes é solicitado.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Conhecer a agricultura biológica, e uma alimentação saudável e sustentável, rentabilização do espaço de uma forma educativa e participativa de toda a comunidade escolar. Articulação entre a escola e a comunidade, utilização dos produtos a colher pela comunidade educativa.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é organizada pelas turmas acompanhadas pela professora, e, também pelas assistentes operacionais quando é afetuada fora das horas letivas. São os alunos que regam, tiram as ervas e vigiam o crescimento das plantas.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo este ano foi preparado com o apoio da Junta de freguesia que mandou terra melhor para acrescentar à que já existia. A terra foi fertilizada com o composto obtido dos restos de fruta da escola, ervas, folhas e terra.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com os restos da fruta da cantina e do lanche das crianças, folhas, ervas,

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface e beterraba; Couve e hortelã; Batata e penca.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos da horta são consumidos na escola para saladas, e chã. As frutas são consumidas pelas crianças e adultos, os outros produtos, como na escola não há confeção de alimentos (são distribuídas as refeições por uma empresa) as crianças levam para casa.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega sempre que possível é feita com a água da chuva recolhida, quando não chove é utilizada a água da rede de água.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

É feita a monitorização de pragas e doenças todos os meses.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Este ano surgiram alguns caracóis na zona da palete onde estavam os morangos. Para combater foi limpo o espaço de todos os detritos e colocou-se cinza nos espaços.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Confeção de salada de alface colhida na horta. Os alunos foram com a minha supervisão colher um pé de alface e lavaram e cortaram a alface para a salada.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Atividade de articulação cm a professora de Inglês. Conhecer o nome dos produtos hortícolas, aromáticas e flores na língua Inglesa. Colocação das etiquetas com os nomes na horta.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Cuidado da horta e limpeza, ser capaz de conhecer o que são produtos da horta e ervas daninhas.
Saber que as plantas necessitam de cuidados e de rega.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta tem impacto nas crianças que têm a possibilidade de conhecer alguns produtos hortícolas e perceber como são plantados e semeados, compreender e acompanhar o seu crescimento e apender a sua importância para uma alimentação saudável e equilibrada. É também muito importante verificar o crescimento das plantas sem a utilização de fertilizantes químicos, que são prejudiciais para a saúde e para o ambiente.

15.1. Link para a página da horta: