Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2021/22
Escola EB Bairro da Comenda (Évora)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Para a Feira na Escola, ofereceram limões, laranjas e ervas aromáticas para melhor rechearmos e compormos os cabazes.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
A compostagem é feita com cascas da fruta dos lanches da comunidade escolar e do refeitório, uma vez que não há cozinha, das folhas e algum material lenhoso menos grosso das árvores do pátio e dos resíduos vegetais da própria horta.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Temos cultivado:
a) Couve roxa, couve coração de boi, pepino, alface, morangueiros, feijão frade, tomateiros, courgetes, chuchu e rúcula.
b) Chás:
- erva-príncipe e erva cidreira.
c) Ervas aromáticas:
– coentros, poejo, salva, hortelã, orégãos e salsa.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
São apanhados os caracóis e algumas lagartas que vão aparecendo.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Foi uma atividade realizada com grande empenho e entusiasmo da comunidade escolar diretamente envolvida e muito participada, face à grande afluência de encarregados de educação e docentes à compra dos cabazes.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
A implementação e manutenção da horta suscitou o interesse da comunidade educativa e instituiu o dever cívico de a mantermos e ampliarmos, tendo já sido tomadas diligências para a ampliação da sua exígua área, à Câmara Municipal de Évora, nossa parceira no Programa Eco-Escolas.
15.1. Link para a página da horta: