Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola EB Bairro da Comenda (Évora)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta instalou-se no corrente ano letivo.

2. Área aproximada da horta (m²):

6 m2 (aprox.)

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio e Educação para a Cidadania.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

24

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias têm fornecido regularmente plantas: (morangueiros, mudas de hortícolas e de estacas de plantas de chá.
Para a Feira na Escola, ofereceram limões, laranjas e ervas aromáticas para melhor rechearmos e compormos os cabazes.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos têm revelado bastante motivação e sentido de responsabilidade na plantação e cuidados de manutenção das plantas (rega, monda e vigilância).

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A turma de 4º ano estabeleceu entre si uma escala semanal de tarefas ficando assegurada a rega, monda e outras necessidades (a plantação orientada e manutenção do compostor).

7. Como é feita a preparação do solo?

A terra foi sachada, foram retiradas as pedras, ervas daninhas e raízes da germinação das bagas do lodão bastardo situado sobre a principal área a cultivar. Por fim fertilizou-se a terra com substrato biológico.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Instalámos o compostor em outubro de 2021, estando em curso a sua manutenção. Esperamos que os resíduos estejam decompostos e prontos a aplicar no próximo ano letivo.
A compostagem é feita com cascas da fruta dos lanches da comunidade escolar e do refeitório, uma vez que não há cozinha, das folhas e algum material lenhoso menos grosso das árvores do pátio e dos resíduos vegetais da própria horta.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

A pouca largura dos canteiros (aprox. 50 cm) não nos permitiu instalar consociações, por recearmos a sua eficácia.
Temos cultivado:
a) Couve roxa, couve coração de boi, pepino, alface, morangueiros, feijão frade, tomateiros, courgetes, chuchu e rúcula.
b) Chás:
- erva-príncipe e erva cidreira.
c) Ervas aromáticas:
– coentros, poejo, salva, hortelã, orégãos e salsa.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Nos períodos em que não chove, a rega é feita no intervalo da manhã, pelos alunos escalonados, com a supervisão de uma das professoras ou da assistente operacional.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não têm aparecido doenças.
São apanhados os caracóis e algumas lagartas que vão aparecendo.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Feira na escola
Foi uma atividade realizada com grande empenho e entusiasmo da comunidade escolar diretamente envolvida e muito participada, face à grande afluência de encarregados de educação e docentes à compra dos cabazes.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A criação da horta foi uma atividade que despertou nos alunos o gosto pelo cultivo de produtos hortofrutícolas, a aquisição de algumas competências neste domínio e estimulou-lhes o sentido de responsabilidade.
A implementação e manutenção da horta suscitou o interesse da comunidade educativa e instituiu o dever cívico de a mantermos e ampliarmos, tendo já sido tomadas diligências para a ampliação da sua exígua área, à Câmara Municipal de Évora, nossa parceira no Programa Eco-Escolas.

15.1. Link para a página da horta: