saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Desde o ano letivo 2020/2021
2. Área aproximada da horta (m²):
50
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
18
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Matemática, Estudo do Meio, Cidadania de Desenvolvimento, Ciências Naturais
3.3. N.º de alunos envolvidos:
250
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
10
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Sempre que a horta tem produtos para escoar são realizadas minifeiras de modo a que todas as famílias possam ter acesso aos mesmos.
Por vezes também é solicitada a ajuda na aquisição de sementes para efetuar as sementeiras.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
- Os alunos destacam-se por turmas em dias específicos à horta, para realizarem a rega e a manutenção ao nível das plantas invasoras. As partilhas que têm realizado quer nos Conselhos Eco-Escolas, quer com as famílias é que este momento é vivido com grande entusiasmo e vontade de apreender. São vividas experiências que muitos deles não tinham hipótese de realizar.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Como referido no ponto 5, foi realizada uma escala de serviço. Cada turma vai um dia por semana realizar a rega da horta e eventualmente, se necessário, realiza o combate de plantas invasoras bem como a identificação de possíveis pragas nos produtos agrícolas.
7. Como é feita a preparação do solo?
O solo é preparado com substrato e fertilizantes naturais. Foi usado estrumo de cavalo, dado que o composto do Combustores ainda não se encontrava totalmente feito.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Com restos de frutas que os alunos consomem, restos de folhas secas, caruma, misturado com folhas velhas retiradas dos produtos hortícolas.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
A horta está dividida em 14 paletes e em cada uma existem culturas variadas, alfaces, couves de diversos tipos, beterraba, beringela, ervas aromáticas, morangueiros, espinafres, alhos franceses,...
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Uma vez por dia (junto ao final da tarde) no tempo de mais calor. Em tempo de chuva não é feita a rega.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim as equipas da horta (turmas) habitualmente verificam se há alguma hortícola a sofrer com a invasão de alguma praga.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Houve o ataque de lagartas nas couves que foram combatidas com pulverização de leite gordo. Também o pessegueiro que se encontra na horta sofreu um ataque de formigas, controlado com limão cortado às rodelas nos ramos e tronco.
Para os caracóis é comum colocarmos a borra de café.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
A feira na escola de escoamento de produtos hortícolas é feita, habitualmente às sextas à tarde, sendo que é realizada no próprio espaço da feira, onde toda a comunidade pode adquirir os produtos que desejam.
Atividade 2:
Descrição:
As aulas realizam-se em momentos diversos ao longo do ano. Não existe um esquema criado para as mesmas, mas é sempre que se considere pertinente a utilização da horta para o desenvolvimento de competências sociais e pessoais.
Atividade 3:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: