Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Colégio José Álvaro Vidal - Fundação CEBI (Vila Franca de Xira)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde o ano letivo 2020/2021

2. Área aproximada da horta (m²):

50

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

18

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Matemática, Estudo do Meio, Cidadania de Desenvolvimento, Ciências Naturais

3.3. N.º de alunos envolvidos:

250

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

10

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Sempre que a horta tem produtos para escoar são realizadas minifeiras de modo a que todas as famílias possam ter acesso aos mesmos.
Por vezes também é solicitada a ajuda na aquisição de sementes para efetuar as sementeiras.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

- Os alunos destacam-se por turmas em dias específicos à horta, para realizarem a rega e a manutenção ao nível das plantas invasoras. As partilhas que têm realizado quer nos Conselhos Eco-Escolas, quer com as famílias é que este momento é vivido com grande entusiasmo e vontade de apreender. São vividas experiências que muitos deles não tinham hipótese de realizar.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Como referido no ponto 5, foi realizada uma escala de serviço. Cada turma vai um dia por semana realizar a rega da horta e eventualmente, se necessário, realiza o combate de plantas invasoras bem como a identificação de possíveis pragas nos produtos agrícolas.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo é preparado com substrato e fertilizantes naturais. Foi usado estrumo de cavalo, dado que o composto do Combustores ainda não se encontrava totalmente feito.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com restos de frutas que os alunos consomem, restos de folhas secas, caruma, misturado com folhas velhas retiradas dos produtos hortícolas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

A horta está dividida em 14 paletes e em cada uma existem culturas variadas, alfaces, couves de diversos tipos, beterraba, beringela, ervas aromáticas, morangueiros, espinafres, alhos franceses,...

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Uma vez por dia (junto ao final da tarde) no tempo de mais calor. Em tempo de chuva não é feita a rega.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim as equipas da horta (turmas) habitualmente verificam se há alguma hortícola a sofrer com a invasão de alguma praga.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Houve o ataque de lagartas nas couves que foram combatidas com pulverização de leite gordo. Também o pessegueiro que se encontra na horta sofreu um ataque de formigas, controlado com limão cortado às rodelas nos ramos e tronco.
Para os caracóis é comum colocarmos a borra de café.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

A feira na escola de escoamento de produtos hortícolas é feita, habitualmente às sextas à tarde, sendo que é realizada no próprio espaço da feira, onde toda a comunidade pode adquirir os produtos que desejam.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

As aulas realizam-se em momentos diversos ao longo do ano. Não existe um esquema criado para as mesmas, mas é sempre que se considere pertinente a utilização da horta para o desenvolvimento de competências sociais e pessoais.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: