Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola EB1 das Acácias (Benavente)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

Arrancar plantas velhas
Arrancar plantas velhas
Limpeza de Canteiros
Limpeza de Canteiros
Recolha das plantas velhas
Recolha das plantas velhas
Varrer folhas
Varrer folhas

horta em março

Vamos plantar!
Vamos plantar!
Plantar couves.
Plantar couves.
Que bom, vamos ter morangos!
Que bom, vamos ter morangos!

horta em maio

Colheita das alfaces
Colheita das alfaces
As alfaces das nossa horta
As alfaces das nossa horta
As couves da nossa horta
As couves da nossa horta
As alfaces, o alho-francês e os girassóis da nossa horta
As alfaces, o alho-francês e os girassóis da nossa horta
As aromáticas e o espantalho da nossa horta
As aromáticas e o espantalho da nossa horta
Visão panorâmica da nossa horta
Visão panorâmica da nossa horta

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

4 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

120

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

10

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do meio, matemática

3.3. N.º de alunos envolvidos:

180

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

5

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Pontualmente na recolha de plantas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Grande empenho e alegria na execução e interação permanente na ajuda e observação da horta.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada turma responsável por um espaço do canteiro.
Na plantação, na manutenção (retirar ervas daninhas) e na rega.

7. Como é feita a preparação do solo?

Participação da CMB na abertura dos canteiros com retro escavadora, para a ajuda na colocação de matéria orgânica no fundo dos canteiros (permacultura).
Colaboração das famílias e da comunidade com doação das plantas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Relva cortada
Folhas secas
Cartões
Cascas de frutas

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Tomate/ pimento/alface
Pepino/cebolinho
Abóbora/milho
Couve/alface/rabanete
Aromáticas (tomilho/segurelha/rosmaninho/lavanda)
Frutos do bosque – amora/framboesa.
Árvores – laranjeira (baía Dalmau),
Damasqueiro
Figueira
Diospireiro
Pessegueiro
Pêra abacate

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

15 kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Consumo na cantina e na sala de aula.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

É feita com um sistema com rega de gota a gota.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Neste momento não houve necessidade de combater pragas e doenças. Futuramente serão observadas todas as plantações e controladas atempadamente sem produtos químicos, sendo utilizados métodos naturais de desinfestação.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Plantação feita em março, envolveu as oito turmas do 1º ciclo e alguns grupos do pré escolar.
O envolvimento foi feito desde a construção do canteiro até à recolha dos produtos.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: