Candidatura A Nossa Horta Bio

Escola Básica e Secundária de Canelas (Vila Nova de Gaia)

Desafio: A Nossa Horta Bio - Formulário de Candidatura

1. Existe ou já existiu uma horta na escola?

1.1. Se sim, quando?
Existe desde há 5 anos

2. Esta candidatura destina-se a:

3. Já foram iniciados alguns trabalhos de desenvolvimento da horta este ano letivo? Se sim, quais?
Sim. Remoção de ervas e nivelamento do solo.

4. Quais os objetivos a atingir com a implementação da horta na escola e descrição da horta pretendida?
Objetivos
Fomentar o respeito pela conservação do solo, base da biodiversidade do planeta
Promover a presença de polinizadores
Promover e divulgar na comunidade práticas de horticultura sustentáveis
Promover e divulgar na comunidade a compostagem
Fornecer um modelo de horta para a comunidade
Desenvolver atitudes positivas para com a agricultura
Cultivar alimentos saudáveis, da horticultura local e da época
Promover uma alimentação saudável (completa, equilibrada e variada)
Promover um consumo responsável
Criar um espaço de aprendizagem acerca dos ciclos naturais, da biodiversidade
Reforçar algumas áreas do currículo escolar (ciências, ciências do ambiente e economia familiar, por exemplo).
Perceber temas específicos através de uma aprendizagem experiencial.
Promover o sentido de responsabilidade
Vender os produtos hortícolas e obter receitas para a manutenção da horta.
Adquirir competências de negócio e empreendedorismo.
Descrição
A horta vai ocupar um espaço que se encontra livre, na proximidade do galinheiro e do novo compostor, colocado recentemente pela Câmara Municipal de Gaia. Esta será composta por um canteiro de aromáticas perenes e um de flores anuais. O espaço das culturas hortícolas será constituído por quatro canteiros elevados de 4mx1m, em sistema de rotação quadrienal por famílias botânicas, em consociação entre si e com flores como as calêndulas e os cravos-túnicos, assim como com plantas aromáticas como o manjericão, a salsa e os coentros.

5. Área aproximada da horta (m²) que pretendem implementar:
Espaço de cultivo: 20m2 Espaço de circulação: 10m2 Total: 30m2

6. Quem irá tratar da horta:

6.1. N.º de professores a envolver:
10

6.2. Disciplinas a participar na dinâmica da horta:
Geografia; Inglês; Ciências Naturais/Biologia; Área de Integração; Cidadania e Desenvolvimento

6.3. N.º de alunos a envolver:
600

6.3.1. Qual o grau de ensino dos alunos:
2º e 3º ciclo e secundário

6.4. N.º de funcionários da Escola a envolver:
1

6.5. Outros envolvidos (quais?):
Elementos do Projeto Sim Somos Capazes

7. As famílias e a comunidade local serão envolvidas?

7.1. Como e com que frequência?
Na fase de implantação a horta, será solicitado apoio a pais e elementos da comunidade local para instalação do sistema de rega gota-a-gota.
Assim que a horta estiver implantada, os pais serão convidados nos meses de março e setembro para as plantações/sementeiras de verão e inverno, respetivamente. Pretendemos, também, convidar idosos do centro de dia para ensinar práticas agrícolas tradicionais. Temos a intenção de dinamizar ações de divulgação de práticas agrícolas sustentáveis destinadas às famílias e a agricultores locais.

8. Como será organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
O responsável pela horta (Coordenadora Eco-Escolas) será apoiado pelos elementos da Equipa Eco-Escolas e pelos alunos do Grupo 2 do Clube Eco Escolas (6 alunas), por um encarregado de educação e por um assistente operacional.
Nas sessões semanais do Clube Eco Escolas, serão realizadas as tarefas de plantação/sementeira, fertilização, combate pragas, etc.
As tarefas de manutenção da horta como a monda, a sacha, a poda ou a colheita, serão realizadas por docentes que demonstrarem interesse em participar no projeto juntamente com os seus alunos, criando-se, assim, uma rede mais ampla de colaboradores e auxiliares.
Quando a horta estiver montada, os conselhos de turma serão desafiados a realizar uma sessão por ano com cada turma utilizando a horta como espaço de ensino-aprendizagem. Se tal se concretizar, tendo em consideração que temos 65 turmas e que o ano letivo tem cerca de 37 semanas, teremos cerca de 2 turmas por semana na horta e conseguiremos integrar todos os alunos da escola (1200) neste projeto. Dado que estamos a meio do ano letivo, contamos envolver 600 alunos.

9. Como será feita a preparação do solo?
O solo já se encontra sem ervas. Serão montados os canteiros em madeira, enchendo-se com casca de árvore, substrato para hortícolas e fertilizante natural. Estes serão integrados no solo com apoio de uma forquilha, para que os mesmo não seja revolvido. O espaço de circulação será coberto com palha. Esta também será o material a colocar como mulching a cobrir a terra das camas elevadas.

10. Será feita compostagem?

10.1. Se sim, como e com que materiais?
A compostagem será realizada no compostor colocado pela Empresa Municipal Águas de Gaia e serão utilizados os seguintes materiais:
- castanhos – folhas secas das árvores caducifólias do jardim da escola; restos de relva cortada seca; resíduos de cortes e podas;
- verdes – folhas e ervas verdes; relva fresca; restos de vegetais e frutas da cantina, do Sim Café e dos prédios junto da escola; borras de café retiradas das cápsulas de café da sala de professores.

11. Quais as culturas (e consociações) que serão instaladas?
As quatro parcelas serão ocupadas com cultivos organizados por famílias botânicas, realizando-se a rotação nos meses de março e setembro:
- parcela 1 – brássicas consociadas com tomilho, cravos-túnicos, calêndulas, zínias e cosmos (+ solanáceas no Verão: tomate e pimento, com manjericão consociado com o tomate)
- parcela 2 – aliáceas e umbelíferas consociadas com salsa, coentros e calêndulas
- parcela 3 – quenopodiáceas, compostas e rosáceas, em consociação (+ cucurbitáceas no Verão: pepino e curgete)
- parcela 4 – Leguminosas (+ solanáceas no Verão: batata e beringela)

12. Como será feita a gestão da rega?
No orçamento da horta foi inserida a instalação de um sistema de rega gota-a-gota, que se impõe pela sua eficiência, dado o aumento da escassez de água no nosso país. Por outro lado, a rega na parte inferior das plantas previne o aparecimento de fundos como acontece quando as folhas são regadas. Finalmente, este sistema de rega será essencial para poupar tempo, deixando os envolvidos mais libertos para a realização de tarefas de manutenção, como a vigilância do aparecimento de pragas e o seu combate. A rega será realizada ao início da manhã ou ao fim da tarde.

13. Será feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência? Caso existam, como serão combatidas?
Semanalmente, na sessão do Clube Eco Escolas, as plantas serão observadas com auxílio de uma lupa e será realizado o registo fotográfico, que será útil para monitorizar a evolução/eliminação das eventuais pragas.
As pragas serão controladas nos estágios iniciais da sua instalação, com recurso a macerações, infusões e soluções como água e sabão azul e branco. A sua preparação será realizada de acordo com o indicado nas apresentações do Carlo Ballis.

14. Indique as principais atividades que se pretendem concretizar em torno da horta:
10 de março – “É habilidoso/a? Ajude-nos a montar a rega gota-a-gota” – este desafio será dirigido a docentes, funcionários, pais e encarregados de educação, para apoiarem os alunos do Clube Eco Escolas nesta tarefa.
17 de março – “Fim de tarde na horta” – para plantar e semear, serão convidados pais e encarregados de educação, para apoiarem os alunos do Clube Eco Escolas nesta tarefa.
20 de maio – Dia Europeu do Mar – sabendo que a utilização de químicos de síntese na prática agrícola e a principal causa da poluição química da água, os alunos do Clube Eco Escolas dinamizarão na horta a sessão “Horticultura sem agroquímicos” dirigida à comunidade (sob inscrição)
5 de junho – Dia Mundial do Ambiente (assinalar no dia 6) – “Horta aberta” - sessão dirigida à comunidade escolar venda de hortícolas da horta, e de flores melíferas e ervas aromáticas em vaso.

15. Calendarização. Faça uma breve descrição das tarefas a concretizar ao longo do tempo e indique a data prevista para a sua realização:
Culturas de verão:
Março – instalação do sistema de rega gota a gota; preparação do solo (análise do pH; adição de fertilizante natural e substrato com auxílio de uma forquilha, com reduzida mobilização do solo); plantação do canteiro de ervas aromáticas perenes com recurso à aquisição ou a plantas oferecidas; sementeira de flores anuais melíferas e repelentes de pragas; plantação de plântulas hortícolas adquiridas em horto; sementeira direta de hortícolas como o espinafre e o agrião e das leguminosas.
Abril/Maio/junho – semanalmente, fazer manutenção da horta:
- sacha, monda, aplicação de borra de café /rica em potássio) e rega
- sacha, monda e rega (aplicação de fungicida preventivo – infusão de alho de cebola; macerado de urtiga ou cavalinha)
- sacha, monda, aplicação de casca de ostra moída (rica em fósforo) e rega
- sacha, monda e rega (aplicação de fungicida preventivo)
- sacha, monda e adubação foliar com maceração de urtigas (rica em azoto)
- sacha, monda e rega (aplicação de fungicida preventivo)
- …
Julho e Agosto - rega e colheita
Culturas de inverno:
Setembro – novo ciclo, fazendo a rotação das famílias botânicas

Anexo:

16. Orçamento. Quais os recursos que necessitam para concretizar a horta e os custos previstos associados?
1 Ancinho 15,00
4 Sacho curvo de jardim 22,00
2 Regador 20,00
2 Balde de plástico c/ asa 10 litros 4,00
2 Plantador cónico 10,00
2 Tesoura poda 40,00
2 Pulverizador 10,00
1 Pirógrafo 12,00
1 Tubo de rega 16mm (50 m) 30,00
1 Tubo de rega 16mm (25 m) 17,00
1 Tampão para tubo de 16mm GEOLIA 25 UNIDADES 3,00
20 Gotejador 1l/h (bem. 10 unids) 60,00
Conexão com torneira; mangueira; válvula de fecho; fixadores; derivadores; outros 100,00
4 Tábuas de madeira natural para camas elevadas 140,00
Pregos/parafusos 2,50
4 Siro Agro 2 Cavalo 70l 24,00
4 Substrato hortícola 80l 74,00
4 Casca de árvore 70l 36,00
Estacas 30,00

17. Parceiros. A escola dispõe de outras parcerias que possam vir a colaborar na horta?
O formador do Projeto Sim Somos Capazes, disponibilizou-se para ajudar a equipa com os seus conhecimentos. A Empresa Municipal Águas de Gaia vai realizar formação sobre compostagem.

18. Avaliação. Indique pelo menos dois indicadores que pretendem usar para avaliar o projeto:
Número de alunos envolvidos
Número de sessões dinamizadas pela equipa da horta
Número de culturas existentes na horta
Receita obtida com a venda de produtos da horta

Croqui da horta:

Fotografias da área onde pretendem implementar a horta: