As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Colégio Rainha D. Leonor (Caldas da Rainha)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

7 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

400

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

8

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Matemática, Estudo do Meio, Português, Ciências Naturais, Cidadania e Desenvolvimento

3.3. N.º de alunos envolvidos:

150

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Plantações sazonais, compra/venda de produtos da horta e construção de elementos para a horta. Destaca-se o envolvimento das famílias na construção de ninhos, na plantação de árvores de fruto, de videiras, na aquisição e confecção dos produtos cultivados, bem como na dinamização e na participação de workshops no âmbito da Horta Bio, das Plantas Aromáticas & Medicinais e da Alimentação Saudável & Sustentável.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Com o desenvolvimento da nossa horta, os alunos têm sensibilizado os familiares para a agricultura biológica, que têm desenvolvido pequenas hortas em casa.
A horta tem permitido contextualizar e concretizar diferentes conteúdos programáticos das diferentes áreas curriculares.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta está organizada por raised beds que são atribuídas pelas diferentes turmas, sendo cada turma responsável pela fertilização e mobilização do solo, assim como pelo cultivo das mesmas ao longo de todo o ano.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo das diferentes raised beds passa por três fases: monda das ervas, mobilização do solo com recurso a enxadas e ancinhos e fertilização de profundidade e de superfície recorrendo a estrume de cavalo.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com as ervas resultantes da monda das raised beds, pequenos ramos secos e restos de hortícolas do refeitório em compostores criados pelos alunos com o material do projeto "Devolver à terra". A responsabilidade da monitorização dos mesmos é do grupo de alunas do 11ºano de Ciências e Tecnologias, depois de terem participado numa ação de formação de Compostagemno âmbito do projeto "Devolver à Terra".

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Morangueiros, alfaces, favas, cebolas, alhos, ervilhas, beterrabas, courgette, couve coração, couve lombarda, alho francês, brócolos, pimenteiros, cenouras, diversas ervas aromáticas, videiras e árvores de fruto.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita manualmente com regadores no período da manhã.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização de pragas e doenças é feita por engenheiros agrónomos (pais de alguns alunos), sempre que necessário.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Galinhas

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Pelo menos 2 vezes ao ano é feita a colheita, exposição, venda e doação dos produtos cultivados na nossa horta a toda a comunidade escolar, dinamizada pelos alunos do 1º ciclo.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

A Expo Bio CRDL com uma pequena mostra do trabalho desenvolvido na horta, durante os meses de maio e junho de 2021 no Centro Comercial La Vie com o envolvimento de toda a comunidade.
Banca de hortícolas da Horta BIO CRDL no Colégio.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Workshop “Lanches Saudáveis & Sustentáveis” com o Chefe Martijn Castricum, dinamizado no Centro Comercial La Vie com a confeção e degustação a 15 de junho de 2021.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/colegiorainhadleonor/posts/4678313492183857