As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola Secundária José Cardoso Pires (Loures)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde o ano letivo 2015/2016 - 6 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

170 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Área de Integração e Cidadania.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

16

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Apenas em celebrações especiais anualmente.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Atribuição de valor ético à Terra como uma entidade a respeitar. Desenvolver a ética do cuidado para com os animais e a natureza, na preocupação fundamental com a erradicação das plantas invasoras, manutenção das plantas autóctones . Cuidar e inventariar a diversidade da flora e da fauna. Conhecer as plantas as aromáticas e suas aplicações aplicações na saúde e na alimentação. Conhecer as horticolas realizar sementeiras e plantação das mesmas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Semanalmente com os participantes mais regulares. Os alunos são responsáveis por determinados canteiros de cultivo em consorcio de plantas companheiras.

7. Como é feita a preparação do solo?

São retiradas as ervas com enxadas e sacholas, estas são levadas em carrinho de mão para a compostagem. O solo é fertilizado com a compostagem ou com húmus do jardim.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Sempre com restos florestais do Jardim, vegetais, fruta.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Abóbora, milho, feijão. Acelga, alface, cebolo, orégãos. Couve, alface, tomate, manjericão.
Aromáticas salva, alecrim, erva príncipe, limonete, hortelã pimenta e hortelã vulgar, arruda, cidreira, orégãos, erva caril, capuchinhas, rosmaninho, tomilho, salsa e coentros e santolina

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Temos um tanque e um reservatório com os seguintes volumes:
Tanque- 6,33 m3; reservatório- 0,85 m3

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Semanalmente quando fazemos o trabalho de manutenção da horta. Mas temos aromáticas que nos ajudam a manter as culturas saudáveis.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

----------------------------

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Durante este ano letivo cuidamos de 2 galinhas e 1 galo que proporcionaram uma grande dinâmica na comunidade escolar e nas visitas de fim de semana dos habitantes com crianças de Santo António dos Cavaleiros. No próximo ano estamos a pensar adquirir novas aves e formar uma equipa com a cozinha pedagógica da escola de modo a que seja repartida a tarefa da alimentação e recolha dos ovos.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Visitas de estudo das escolas das turmas inscritas no projeto e das turmas do Agrupamento no Dia do Eco-Escolas; almoços vegetarianos; parceria com a União das Juntas de Freguesia de Santo António de Cavaleiros e Frielas no domínio da sustentabilidade.

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas na Horta, semanalmente quando o tempo o permite, em que realizamos a manutenção da Horta, a preparação do solo, a sementeira, a plantação e a compostagem. Duração de 2 horas e aproximadamente 12 vezes. Estas aulas permitiram aos alunos a compreensão do conceito de sustentabilidade na educação, especificamente na pedagogia e na aprendizagem , pois pela pratica efetiva na horta reconheceram a importância da necessidade de transição do paradigma antropocêntrico para um paradigma holístico de inclusão de todos os seres.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

CONSTRUÇÃO DA CERCA DA HORTA. Participaram na atividade os alunos do 1º TR , Filipe, Diogo e Marco na oficina de construção da Cerca da Horta Mandala.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Criação de animais. As galinhas deram grande dinâmica à horta, pois eram muito procuradas pela comunidade. Alguns antigos alunos começaram a oferecer milho e ração para as alimentar. Aos fins de semana, as famílias redondezas traziam as crianças para visitarem as galinhas e o galo e alimentavam-nas com restos de vegetais.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Erradicação de Invasoras (Cortadeira Selloana e Arundo Donnax) no início do ano letivo inserida no Projeto Horta Mandala/Jardim com toda a todos os alunos da turma turma 1º TR
2ª intervenção de erradicação especificamente da Cortadeira Selloana, durante um sábado com os nossos alunos Filipe Tecedeiro e Diogo Graça da Turma 1º TR, na qual encontraram uma nova espécie arbórea e da qual recolheram as seguintes informações: conhecida pelo nome científico Salix atrocinerea e pelos nomes nomes vulgares : borrazeira-preta, borrazeira, salgueiro-preto. É autóctone de Portugal Continental - ocorre naturalmente no nosso território.
A Horta Mandala dispõe de comedouros e bebedouros construídos pelos alunos de outras turmas com materiais recicláveis e orgânicos para atrair outras aves. Podemos também observar ninhos e hotéis para insetos.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.hortamandalaesjcp.com/ Este site inclui a Horta Mandala e o Jardim Alexandra Alpha no Menu Horta Mandala estão as páginas das atividades específicas da Horta https://www.hortamandalaesjcp.com/quartas-na-horta