As Nossas Hortas Bio
Edição 2020/21
Escola Secundária com 3º Ciclo do Entroncamento (Entroncamento)
A Nossa Horta Bio
Horta grande (superior a 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Ajuda na limpeza do terreno. Passando conhecimentos. Sempre que possível.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
- Conhecer as plantas utilizadas na alimentação e o seu desenvolvimento (sementeira, germinação, plantação, manutenção, colheita).
- Praticar a compostagem e reconhecer a sua importância.
- Aprender no terreno as relações bióticas entre plantas (plantas companheiras); entre plantas e insetos e outros animais (luta biológica).
- reconhecer a importância do solo.
- Aprender técnicas de agricultura biológica (tratos culturais, através da prática.
- Conhecer as vantagens da agricultura biológica e do consumo dos produtos biológicos.
- Desenvolver valores e atitudes que promovam a sustentabilidade. Todos os alunos referiram a aquisição de maior responsabilidade e de interajuda e partilha.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
A preparação do solo inicia-se por soltar a terra primeiro com um motocultivador motorizado realizado por adultos e com enxada por alunos. O solo da horta nalgumas zonas é argiloso pelo que tem sofrido intervenção para ser corrigido. A fertilização tem sido feita através do uso de composto orgânico. Em anos anteriores já foram realizadas análises ao solo. De seguida são retiradas as pedras. A fertilização usada é orgânica.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Beterraba- cebola
Courgette - capuchinhas; Couve roxa -Acelga; couve roxa- Capuchinha (chagas)
Girassol -Tagete;
Tomate -Tagete; Tomate- capuchinha (chagas): Tomate - mangericão; tomate- pimentos
Morango-Alface; morango - cebola
Feijão - petúnias
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
A estufa pretende ser um espaço onde alunos de todos os níveis de ensino possam desenvolver projetos, experiencias em torno de temáticas transversais a todos os currículos. Em suma um laboratório aberto para as aprendizagens..
15.1. Link para a página da horta: