As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Colégio do Castanheiro (Ponta Delgada)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

11 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

perto de 50m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

10

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Cultiv@rte e Castanheiro Solidário

3.3. N.º de alunos envolvidos:

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Todos os anos letivos alguns familiares participam desde a doação de plantas, cultivo e outras como participação ativa nas atividades realizadas. Este ano letivo, dada a situação pandémica que vivemos, esta dinâmica não está tão ativa.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Alguns membros da comunidade escolar já ficam à espera de comprar os nossos produtos biológicos semanalmente.
Os alunos estão mais despertos para os cuidados e preservação das plantas e dos animais.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada turma do 1.º ciclo e pré-escolar tem uma vez por semana 45 minutos para trabalhar no seu canteiro.

7. Como é feita a preparação do solo?

Ao longo do ano é feita a limpeza e mobilização dos solos pelos alunos e no final de cada ano letivo faz-se a fertilização dos respetivos canteiros.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Através dos 3 compostores os alunos e a comunidade escolar podem colocar os restos de frutas e legumes que consomem ao longo do dia no Colégio. As folhas velhas recolhidas no Colégio são colocadas nestes mesmos compostores.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Cebola, cenoura, nabiça, nabo, rabanete, beterraba, batata doce e ervas aromáticas (ex.: salsa, tomilho, funcho).
Árvores de frutos: goiabas, anonas, limão galego, figos, pitanga, romã, limão branco, laranjeira, tangerineira, macieira, mirtilos, cana do açúcar, bananeira, araçaís, castanheiro e ameixoeiras.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Após a recolha das águas da chuva encaminha-se esta mesma água para as hortas no final do dia ou de manhã cedo.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

É feita com a colaboração dos Serviços Agrários da ilha de São Miguel.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Galinhas, patos e gansos.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Todas as quintas-feiras é realizada uma venda dos produtos da hora à comunidade escolar.
Cada semana, uma turma do 1.ºciclo fica responsável pela recolha, contabilização dos produtos, venda dos mesmos e ainda a gestão financeira. Esta atividade tem o nome de "Quinta-há-Quinta".

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Cada turma do 1.º ciclo e pré-escolar tem uma vez por semana 45 minutos para trabalhar no seu canteiro.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: