As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Colégio do Castanheiro (Ponta Delgada)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

Horta do Colégio do Castanheiro no início do ano letivo.
Horta do Colégio do Castanheiro no início do ano letivo.

horta em março

Horta pronta para ser cultivada.
Horta pronta para ser cultivada.

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

11 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

perto de 50m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

10

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Cultiv@rte e Castanheiro Solidário

3.3. N.º de alunos envolvidos:

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Todos os anos letivos alguns familiares participam desde a doação de plantas, cultivo e outras como participação ativa nas atividades realizadas. Este ano letivo, dada a situação pandémica que vivemos, esta dinâmica não está tão ativa.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Alguns membros da comunidade escolar já ficam à espera de comprar os nossos produtos biológicos semanalmente.
Os alunos estão mais despertos para os cuidados e preservação das plantas e dos animais.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada turma do 1.º ciclo e pré-escolar tem uma vez por semana 45 minutos para trabalhar no seu canteiro.

7. Como é feita a preparação do solo?

Ao longo do ano é feita a limpeza e mobilização dos solos pelos alunos e no final de cada ano letivo faz-se a fertilização dos respetivos canteiros.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Através dos 3 compostores os alunos e a comunidade escolar podem colocar os restos de frutas e legumes que consomem ao longo do dia no Colégio. As folhas velhas recolhidas no Colégio são colocadas nestes mesmos compostores.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Cebola, cenoura, nabiça, nabo, rabanete, beterraba, batata doce e ervas aromáticas (ex.: salsa, tomilho, funcho).
Árvores de frutos: goiabas, anonas, limão galego, figos, pitanga, romã, limão branco, laranjeira, tangerineira, macieira, mirtilos, cana do açúcar, bananeira, araçaís, castanheiro e ameixoeiras.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Após a recolha das águas da chuva encaminha-se esta mesma água para as hortas no final do dia ou de manhã cedo.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

É feita com a colaboração dos Serviços Agrários da ilha de São Miguel.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Galinhas, patos e gansos.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Todas as quintas-feiras é realizada uma venda dos produtos da hora à comunidade escolar.
Cada semana, uma turma do 1.ºciclo fica responsável pela recolha, contabilização dos produtos, venda dos mesmos e ainda a gestão financeira. Esta atividade tem o nome de "Quinta-há-Quinta".

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Cada turma do 1.º ciclo e pré-escolar tem uma vez por semana 45 minutos para trabalhar no seu canteiro.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: