As Nossas Hortas Bio
Edição 2020/21
Escola Básica e Secundária de Rio Tinto (Gondomar)
A Nossa Horta Bio
Horta grande (superior a 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Além disso foi divulgada uma formação para aprenderem a fazer compostagem caseira e lhes ser cedido um compostor.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
As docentes e os assistentes operacionais trazem de casa os materiais para o compostor e que se juntam os sobrantes da horta.
Todas as atividades desenvolvidas visam a sensibilização dos alunos e da comunidade escolar para a importância da agricultura biológica para um desenvolvimento sustentável e para o despertar de eventuais vocações para o setor; aumentar literacia agronómica junto dos alunos e combater o desperdício alimentar.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Os alunos acompanhados pelos professores plantam, catalogam, limpam e observam o desenvolvimento das plantas e o eventual aparecimento de pragas.
Os funcionários trazem verdes para o compostor, oferecem algumas sementes e ajudam na rega e na manutenção dos equipamentos.
Além disso ajudaram no nivelamento da horta.
7. Como é feita a preparação do solo?
A mobilização do solo é realizada para revirar as camadas do solo, de forma, a promover o arejamento, porosidade e a permeabilidade, este processo é feito utilizando as seguintes ferramentas: enxada e forquilha.
A fertilização é feita com a utilização do composto produzido no nosso compostor e com composto orgânico 100% natural (Nutrimais) oferecido pela LIPOR.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Além disso também se colocaram os restos do macerado de urtigas para acelerar o processo de decomposição.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
alfazema; alecrim; hortelã; hortelã chocolate; arruda; cidreira; tomilho; salva; absinto; poejo; cebolinho; orégãos; limonete; citronela; erva sal, cravos túnicos.
Hortícolas:
nabos de vários tipos; couve; penca, favas; alho francês; beterraba; brócolos, cebola, courgette, abóbora, feijão, batata doce, pimentos, beringela, pepino, tomate, alfaces, acelga, rúcula, chuchu.
Frutos:
morangos; maracujás, framboesas e physalis.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Para o combate do piolho da fava foi utilizado o recurso de plantas repelentes como: hortelã-pimenta, alho e a cebola
A plantação das diferentes espécies de aromáticas existentes na horta também contribuíram para o combate a algumas pragas.
Foi utilizado o macerado de urtigas
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Troca de produtos hortícolas produzidos na horta por sementes e plantas.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
- Sensibilizar e consciencializar os alunos para a importância de comer alimentos saudáveis e biológicos produzidos de uma forma sustentável.
- Despertar o interesse nos alunos para o cultivo da horta, conhecimento do processo de germinação/plantação e crescimento das plantas.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Confeção de infusões e chás com os produtos da horta.
Produção de "after eight" da horta no dia da alimentação.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: