As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola Básica e Secundária de Rio Tinto (Gondomar)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

Canteiro de aromáticas constituído pelas seguintes espécies: alecrim, alfazema, limonete, erva cidreira , erva príncipe, tomilho, arruda, hortelã, hortelã chocolate e erva sal
Canteiro de aromáticas constituído pelas seguintes espécies: alecrim, alfazema, limonete, erva cidreira , erva príncipe, tomilho, arruda, hortelã, hortelã chocolate e erva sal
Nabal semeado em outubro com várias espécies de nabos (S. Cosme- greleiro, Bola de Neve, ...)
Nabal semeado em outubro com várias espécies de nabos (S. Cosme- greleiro, Bola de Neve, ...)
Utilizando as sementes de favas selecionadas e recolhidas no ano 2019/2020 fez-se a sementeira. As favas servem para melhorar a solo uma vez que é uma planta leguminosa e servirá para explicar aos alunos a importância das leguminosas também na alimentação
Utilizando as sementes de favas selecionadas e recolhidas no ano 2019/2020 fez-se a sementeira. As favas servem para melhorar a solo uma vez que é uma planta leguminosa e servirá para explicar aos alunos a importância das leguminosas também na alimentação
Foram plantadas várias pencas para ser consumidas por altura no Natal. 
As que não foram "atacadas" pelos caracóis estão agora com hortos "filhotes" ou estão a espigar e têm de ser consumidas.
Foram plantadas várias pencas para ser consumidas por altura no Natal. As que não foram "atacadas" pelos caracóis estão agora com hortos "filhotes" ou estão a espigar e têm de ser consumidas.
Como a horta biológica se situa próximo de um muro da escola que tem uma vedação em rede,  aproveitou-se a mesma para colocar plantas que trepam como por exemplo maracujás e chuchus.
Como a horta biológica se situa próximo de um muro da escola que tem uma vedação em rede, aproveitou-se a mesma para colocar plantas que trepam como por exemplo maracujás e chuchus.
Com os sobrantes da horta faz-se a compostagem. O composto será usado para fertilizar a horta dado que não se usam produtos químicos.
Com os sobrantes da horta faz-se a compostagem. O composto será usado para fertilizar a horta dado que não se usam produtos químicos.

horta em março

Canteiro de Aromáticas- Março de 2021.
Canteiro de Aromáticas- Março de 2021.
Retirada e aplicação do composto nas culturas de Verão.
Retirada e aplicação do composto nas culturas de Verão.
Instalação na horta do Hotel de Insetos.
Instalação na horta do Hotel de Insetos.
Plantação de uma sebe natural com ervas aromáticas (alfazema e alecrim).
Plantação de uma sebe natural com ervas aromáticas (alfazema e alecrim).
Ampliação e nivelamento da horta com terra oferecida pela Junta de Freguesia.
Ampliação e nivelamento da horta com terra oferecida pela Junta de Freguesia.
Vista global da horta em março de 2021.
Vista global da horta em março de 2021.

horta em maio

No final de abril plantámos as culturas de Verão: tomateiros, pimentos e beringelas que estão a aproveitar o sol para crescer...
No final de abril plantámos as culturas de Verão: tomateiros, pimentos e beringelas que estão a aproveitar o sol para crescer...
Os alunos do 7.º B no âmbito da Oficina das Ciências  plantaram feijoeiros, foram colocá-los na horta e fazer a sua manutenção.
Os alunos do 7.º B no âmbito da Oficina das Ciências plantaram feijoeiros, foram colocá-los na horta e fazer a sua manutenção.
Estado atual dos feijoeiros plantados pelos  alunos e das cebolas.
Estado atual dos feijoeiros plantados pelos alunos e das cebolas.
As  pencas continuam a crescer à espera de ficarem mais tenrinhas.
As pencas continuam a crescer à espera de ficarem mais tenrinhas.
Na horta biológica tem-se investido na plantação de frutos: morangos, framboesas e maracujás.
Na horta biológica tem-se investido na plantação de frutos: morangos, framboesas e maracujás.
Em maio, na horta tudo cresce, floresce e/ou dá fruto.
Em maio, na horta tudo cresce, floresce e/ou dá fruto.

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

5 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

100

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais, Biologia e Gologia, Física e Química e Educação Especial.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

120

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias contribuem com algumas plantas e sementes para a horta e levam os restos das podas das plantas aromáticas para fazerem a multiplicação vegetativa em casa. Também frequentaram um workshop dinamizado pela Lipor intitulado "Plantar oxigénio " para aprenderem a plantar plantas por estacaria.
Além disso foi divulgada uma formação para aprenderem a fazer compostagem caseira e lhes ser cedido um compostor.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Todas as atividades previstas são realizadas por professores e alunos de diferentes turmas. Há um grande envolvimento dos alunos da Educação Especial.
As docentes e os assistentes operacionais trazem de casa os materiais para o compostor e que se juntam os sobrantes da horta.
Todas as atividades desenvolvidas visam a sensibilização dos alunos e da comunidade escolar para a importância da agricultura biológica para um desenvolvimento sustentável e para o despertar de eventuais vocações para o setor; aumentar literacia agronómica junto dos alunos e combater o desperdício alimentar.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita feita, todas as semanas, pelos elementos do clube Eco-Escolas.
Os alunos acompanhados pelos professores plantam, catalogam, limpam e observam o desenvolvimento das plantas e o eventual aparecimento de pragas.
Os funcionários trazem verdes para o compostor, oferecem algumas sementes e ajudam na rega e na manutenção dos equipamentos.
Além disso ajudaram no nivelamento da horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza do terreno é feita sempre que se inicia uma nova cultura, de forma, a minimizar rebentos das culturas anteriores e ervas daninhas a competir com as espécies que irão ser colocadas.
A mobilização do solo é realizada para revirar as camadas do solo, de forma, a promover o arejamento, porosidade e a permeabilidade, este processo é feito utilizando as seguintes ferramentas: enxada e forquilha.
A fertilização é feita com a utilização do composto produzido no nosso compostor e com composto orgânico 100% natural (Nutrimais) oferecido pela LIPOR.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

O processo reiniciou-se com uma camada de ramos, para que se mantenha arejado. Depois disso, colocámos os resíduos verdes e castanhos por camadas alternadas. Para manter este processo utilizámos os restos da horta, borra de café e de chá do bufete da escola e ainda, tivemos a colaboração de alguns professores que residem perto da escola e que contribuíram com os restos de lixo orgânico produzem em casa.
Além disso também se colocaram os restos do macerado de urtigas para acelerar o processo de decomposição.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ervas aromáticas e plantas melhoradoras da horta:
alfazema; alecrim; hortelã; hortelã chocolate; arruda; cidreira; tomilho; salva; absinto; poejo; cebolinho; orégãos; limonete; citronela; erva sal, cravos túnicos.
Hortícolas:
nabos de vários tipos; couve; penca, favas; alho francês; beterraba; brócolos, cebola, courgette, abóbora, feijão, batata doce, pimentos, beringela, pepino, tomate, alfaces, acelga, rúcula, chuchu.
Frutos:
morangos; maracujás, framboesas e physalis.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A água da chuva é recolhida para uma cisterna. A rega acontece 1 ou 2 vezes por dia, dependendo da cultura em questão e da estação do ano. De acordo com a estação do ano a regar é feita ou ao amanhecer ou ao entardecer.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Semanalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

A praga de caracóis foi combatida com uma bordadura de casca de ovo de forma a impedir que os caracóis comessem determinadas espécies da horta.
Para o combate do piolho da fava foi utilizado o recurso de plantas repelentes como: hortelã-pimenta, alho e a cebola
A plantação das diferentes espécies de aromáticas existentes na horta também contribuíram para o combate a algumas pragas.
Foi utilizado o macerado de urtigas

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Encontra-se em fase de experimentação um hotel de insetos.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Feira na Escola
Troca de produtos hortícolas produzidos na horta por sementes e plantas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aulas na horta:
- Sensibilizar e consciencializar os alunos para a importância de comer alimentos saudáveis e biológicos produzidos de uma forma sustentável.
- Despertar o interesse nos alunos para o cultivo da horta, conhecimento do processo de germinação/plantação e crescimento das plantas.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Confeção de sopas e outros pratos
Confeção de infusões e chás com os produtos da horta.
Produção de "after eight" da horta no dia da alimentação.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta tem vindo a crescer em área, em em número de espécies, em número de colaboradores e na qualidade e quantidade das atividades desenvolvidas.

15.1. Link para a página da horta:

https://padlet.com/sandramarques4/ecoescolaAERT3