As Nossas Hortas Bio
Edição 2020/21
Escola EB1 das Acácias (Benavente)
A Nossa Horta Bio
Horta grande (superior a 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Relativamente às aprendizagens a horta é um local onde frequentemente são feitas "Aulas na horta". Nessas aulas os alunos trabalham conteúdos curriculares através da observação direta e da experimentação. O impacto na comunidade já é visível graças ao testemunho dos alunos junto das famílias.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Pepino/cebolinho
Abóbora/milho
Couve/alface/rabanete
Aromáticas (tomilho/segurelha/rosmaninho/lavanda)
Frutos do bosque – amora/framboesa e maracujá.
Árvores – laranjeira (baía Dalmau),
Damasqueiro
Figueira
Pessegueiro
Pera abacate
Tília e Lúcia Lima
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Foram realizadas várias aulas na horta para todas as turmas. Nestas aulas os alunos puderam conhecer técnicas e processos simples de agricultura biológica, conhecer e distinguir sementes de várias plantas, observar as partes constituintes de uma planta, distinguir o cheiro das várias plantas aromáticas, acompanhar as várias fases da germinação de plantas, etc.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
São realizadas algumas atividades de articulação onde alunos do Pré-escolar e do 1º ciclo desenvolvem projetos comuns. Nomeadamente, a identificação das várias espécies, com etiquetas elaboradas pelos alunos dos dois níveis de ensino.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: