As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola EB1 das Acácias (Benavente)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

Limpeza dos canteiros.
Limpeza dos canteiros.
Varrer as folhas.
Varrer as folhas.
Arrancar as plantas velhas.
Arrancar as plantas velhas.

horta em março

Preparar os canteiros para a plantação.
Preparar os canteiros para a plantação.
Plantar as alfaces.
Plantar as alfaces.
Plantar o morangueiro
Plantar o morangueiro
A trabalhar em equipa
A trabalhar em equipa
A plantar as couves.
A plantar as couves.
Toca a plantar as abóboras!
Toca a plantar as abóboras!

horta em maio

As primeiras alfaces.
As primeiras alfaces.
Como estão crescidas as nossas couves!
Como estão crescidas as nossas couves!
Os tomateiros.
Os tomateiros.

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

100 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

12

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Matemática, Estudo do Meio, Expressões

3.3. N.º de alunos envolvidos:

220

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias foram envolvidas no envio de resíduos orgânicos para o compostor da horta, bem como na doação de plantas e sementes.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos revelam muito interesse pela horta e participam nas atividades com entusiasmo. A horta biológica da nossa escola é dinamizada em articulação com as turmas do jardim de Infância cujo edifício que está no mesmo recinto.
Relativamente às aprendizagens a horta é um local onde frequentemente são feitas "Aulas na horta". Nessas aulas os alunos trabalham conteúdos curriculares através da observação direta e da experimentação. O impacto na comunidade já é visível graças ao testemunho dos alunos junto das famílias.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As tarefas são planeadas e calendarizadas pelas docentes titulares de turma e pelas educadoras de infância. Cada turma recebe a calendarização e de acordo com o trabalho que está a desenvolver nas várias disciplinas agenda as tarefas e as aulas na horta que são dinamizadas.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é feita pelas várias turmas que de acordo com a fase do trabalho fazem a limpeza dos canteiros, a colocação do composto e da casca de arroz. A monitorização é feita com a limpeza das ervas daninhas, a rega quando necessária e com registos fotográficos e em papel do desenvolvimento das plantas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Resíduos orgânicos: Cascas de fruta, cascas de ovos, borras de café.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Tomate/ pimento/alface
Pepino/cebolinho
Abóbora/milho
Couve/alface/rabanete
Aromáticas (tomilho/segurelha/rosmaninho/lavanda)
Frutos do bosque – amora/framboesa e maracujá.
Árvores – laranjeira (baía Dalmau),
Damasqueiro
Figueira
Pessegueiro
Pera abacate
Tília e Lúcia Lima

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A horta tem um sistema de rega gota a gota.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim , é feita a vistoria regular das plantas para identificar alguma alteração que pode indicar o início de doença ou praga.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Articulação curricular

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

As aulas na horta
Foram realizadas várias aulas na horta para todas as turmas. Nestas aulas os alunos puderam conhecer técnicas e processos simples de agricultura biológica, conhecer e distinguir sementes de várias plantas, observar as partes constituintes de uma planta, distinguir o cheiro das várias plantas aromáticas, acompanhar as várias fases da germinação de plantas, etc.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Articulação curricular
São realizadas algumas atividades de articulação onde alunos do Pré-escolar e do 1º ciclo desenvolvem projetos comuns. Nomeadamente, a identificação das várias espécies, com etiquetas elaboradas pelos alunos dos dois níveis de ensino.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta da escola tornou-se, ao longo destes três anos de existência, um local muito apreciado pelos alunos e restante comunidade escolar. É um local de aprendizagem e de convívio fora da sala, mas é também um espaço de inclusão e um local de cidadania ativa.

15.1. Link para a página da horta: