As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola EB1 das Acácias (Benavente)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

100 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

12

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Matemática, Estudo do Meio, Expressões

3.3. N.º de alunos envolvidos:

220

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias foram envolvidas no envio de resíduos orgânicos para o compostor da horta, bem como na doação de plantas e sementes.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos revelam muito interesse pela horta e participam nas atividades com entusiasmo. A horta biológica da nossa escola é dinamizada em articulação com as turmas do jardim de Infância cujo edifício que está no mesmo recinto.
Relativamente às aprendizagens a horta é um local onde frequentemente são feitas "Aulas na horta". Nessas aulas os alunos trabalham conteúdos curriculares através da observação direta e da experimentação. O impacto na comunidade já é visível graças ao testemunho dos alunos junto das famílias.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As tarefas são planeadas e calendarizadas pelas docentes titulares de turma e pelas educadoras de infância. Cada turma recebe a calendarização e de acordo com o trabalho que está a desenvolver nas várias disciplinas agenda as tarefas e as aulas na horta que são dinamizadas.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é feita pelas várias turmas que de acordo com a fase do trabalho fazem a limpeza dos canteiros, a colocação do composto e da casca de arroz. A monitorização é feita com a limpeza das ervas daninhas, a rega quando necessária e com registos fotográficos e em papel do desenvolvimento das plantas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Resíduos orgânicos: Cascas de fruta, cascas de ovos, borras de café.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Tomate/ pimento/alface
Pepino/cebolinho
Abóbora/milho
Couve/alface/rabanete
Aromáticas (tomilho/segurelha/rosmaninho/lavanda)
Frutos do bosque – amora/framboesa e maracujá.
Árvores – laranjeira (baía Dalmau),
Damasqueiro
Figueira
Pessegueiro
Pera abacate
Tília e Lúcia Lima

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A horta tem um sistema de rega gota a gota.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim , é feita a vistoria regular das plantas para identificar alguma alteração que pode indicar o início de doença ou praga.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Articulação curricular

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

As aulas na horta
Foram realizadas várias aulas na horta para todas as turmas. Nestas aulas os alunos puderam conhecer técnicas e processos simples de agricultura biológica, conhecer e distinguir sementes de várias plantas, observar as partes constituintes de uma planta, distinguir o cheiro das várias plantas aromáticas, acompanhar as várias fases da germinação de plantas, etc.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Articulação curricular
São realizadas algumas atividades de articulação onde alunos do Pré-escolar e do 1º ciclo desenvolvem projetos comuns. Nomeadamente, a identificação das várias espécies, com etiquetas elaboradas pelos alunos dos dois níveis de ensino.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta da escola tornou-se, ao longo destes três anos de existência, um local muito apreciado pelos alunos e restante comunidade escolar. É um local de aprendizagem e de convívio fora da sala, mas é também um espaço de inclusão e um local de cidadania ativa.

15.1. Link para a página da horta: