As Nossas Hortas Bio
Edição 2020/21
Escola EB1 de Ferrel (Peniche)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Após a comparação dos resultados obtidos, foi com grande satisfação que concluímos que a maioria dos alunos já percebe no que consiste uma horta biológica e os benefícios que pode trazer o consumo de produtos biológicos para a sua saúde. Tendo também existido um aumento no consumo de produtos biológicos.
Em relação à compostagem também houve uma boa participação dos alunos na angariação de resíduos para colocarmos no compostor, o que nos leva a crer que pelo menos aprenderam reutilizar alguns resíduos e a transformá-los em composto para a nossa horta bio.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
O espaço da horta foi dividido em parcelas, uma para cada turma
Em relação às tarefas, cada turma semanalmente faz a distribuição de tarefas pelos alunos, tendo incluído a tarefa dos responsáveis pela horta. Assim, por semana em cada turma há três responsáveis, sendo eles que nessa semana regam, mondam, semeiam e colhem. Embora esteja sempre presente toda a turma que aproveita para observar a sua horta e as das outras turmas.
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Foi colocado em cada sala de aula e no refeitório um balde com tampa para se recolherem resíduos, em seguida foi explicado aos alunos no que consistia a compostagem e eles também passaram a trazer de casa resíduos para colocarem no compostor.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Plantámos courgetes, pepinos, alfaces, tomateiros, beterraba, couve flor, espinafres, ervilhas, feijão verde, morangueiros, batatas, cebolinho.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A hortas são regadas duas vezes por semana, de acordo com agenda semanal estipulada.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
A horta serviu de suporte para serem trabalhados diversos conteúdos de forma transdisciplinar.
A turma FER2 do 2ºAno, por exemplo, estava a trabalhar na disciplina de Matemática o perímetro e numa das aulas foram medir o perímetro de toda a horta e de cada uma das suas parcelas, tendo feito o registo.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
A turma FER4 do 3ºAno, colheu espinafres da sua horta e decidiu fazer bolo de espinafres.
Trabalharam a receita do bolo, pesaram os ingredientes, confecionaram e deram a provar a todos os alunos, professores e assistentes operacionais.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: