As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola EB1 de Ferrel (Peniche)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

Este era o espaço disponível para a implementação da nossa horta.
Este era o espaço disponível para a implementação da nossa horta.
Com o apoio da Junta de Freguesia de Ferrel conseguimos iniciar o projeto da nossa Horta Bio.
Com o apoio da Junta de Freguesia de Ferrel conseguimos iniciar o projeto da nossa Horta Bio.
Cada turma tem o seu espaço.
Cada turma tem o seu espaço.
Contámos também com a ajuda do Sr. José da empresa Agrolitoral que partilhou connosco os seus saberes e recebemos plantas da empresa Plantigrou. Estas parcerias com as empresas da nossa região constituíram uma mais valia na concretização deste projeto.
Contámos também com a ajuda do Sr. José da empresa Agrolitoral que partilhou connosco os seus saberes e recebemos plantas da empresa Plantigrou. Estas parcerias com as empresas da nossa região constituíram uma mais valia na concretização deste projeto.
Os alunos estão muito entusiasmados com esta atividade, trazem de casa sementes para plantar e esperam ansiosamente pelos dias estipulados para irem à horta.
Os alunos estão muito entusiasmados com esta atividade, trazem de casa sementes para plantar e esperam ansiosamente pelos dias estipulados para irem à horta.
Iniciámos também o processo da compostagem, colocámos um balde em cada sala para recolha de resíduos orgânicos, assim como no refeitório.
Iniciámos também o processo da compostagem, colocámos um balde em cada sala para recolha de resíduos orgânicos, assim como no refeitório.

horta em março

É chegada a hora de ir tratar da horta! O momento mais esperado do dia! Criámos a tarefa, os responsáveis pela horta, para não haver confusão!
É chegada a hora de ir tratar da horta! O momento mais esperado do dia! Criámos a tarefa, os responsáveis pela horta, para não haver confusão!
O compostor  está quase cheio! Cada vez há mais alunos a trazerem de casa resíduos alimentares ou do jardim.
O compostor está quase cheio! Cada vez há mais alunos a trazerem de casa resíduos alimentares ou do jardim.
As plantas que semeámos já cresceram e os alunos todos os dias fazem novas descobertas!
As plantas que semeámos já cresceram e os alunos todos os dias fazem novas descobertas!
As alfaces foram as que cresceram mais rápido!
As alfaces foram as que cresceram mais rápido!
E finalmente... fizemos a primeira colheita! Uma bela alface biológica!
E finalmente... fizemos a primeira colheita! Uma bela alface biológica!

horta em maio

A horta cresceu e os alunos adoram ver e identificar os legumes que vão surgindo.
A horta cresceu e os alunos adoram ver e identificar os legumes que vão surgindo.
Temos ervilhas!
Temos ervilhas!
Já colhemos tomates!
Já colhemos tomates!
Temos salsa!
Temos salsa!
As alfaces foram as primeiras a crescer e continuamos a colhê-las!
As alfaces foram as primeiras a crescer e continuamos a colhê-las!
A couve-flor está a crescer!
A couve-flor está a crescer!

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Este ano letivo demos início a este projeto da horta.

2. Área aproximada da horta (m²):

30 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio, Expressões, Matemática, Português

3.3. N.º de alunos envolvidos:

99

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

5

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

A participação das famílias foi menor do que estava previsto, dados os constrangimentos impostos pela pandemia. Assim, esta participação cingiu-se à doação de sementes e plantas para os alunos plantarem na horta, na angariação de resíduos para fazermos a compostagem e na compra dos legumes apanhados na nossa horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Foi realizado um inquérito aos alunos no sentido de percebermos o que estes entendiam por horta biológica, os benefícios que o consumo de produtos biológicos traz para a saúde, se aumentaram o consumo de produtos biológicos. Estas questões já tinham sido colocadas na auditoria e era um dos pontos em que os alunos apresentavam maiores lacunas.
Após a comparação dos resultados obtidos, foi com grande satisfação que concluímos que a maioria dos alunos já percebe no que consiste uma horta biológica e os benefícios que pode trazer o consumo de produtos biológicos para a sua saúde. Tendo também existido um aumento no consumo de produtos biológicos.
Em relação à compostagem também houve uma boa participação dos alunos na angariação de resíduos para colocarmos no compostor, o que nos leva a crer que pelo menos aprenderam reutilizar alguns resíduos e a transformá-los em composto para a nossa horta bio.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Foi organizada uma agenda semanal com a distribuição das turmas pelos dias da semana em que podiam ir à horta, assim duas vezes por semana cada turma podia aceder à horta. Para que não houvesse turmas em simultâneo nesse espaço.
O espaço da horta foi dividido em parcelas, uma para cada turma
Em relação às tarefas, cada turma semanalmente faz a distribuição de tarefas pelos alunos, tendo incluído a tarefa dos responsáveis pela horta. Assim, por semana em cada turma há três responsáveis, sendo eles que nessa semana regam, mondam, semeiam e colhem. Embora esteja sempre presente toda a turma que aproveita para observar a sua horta e as das outras turmas.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo foi preparado pela Junta de Freguesia de Ferrel que nos apoiou na implementação deste projeto. Delineou os canteiros e colocou terra. Tudo o resto é feito pelos alunos, professores e assistentes operacionais desta escola.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A Junta de Freguesia de Ferrel ofereceu à escola um compostor. Como a maioria dos professores não tinha muitos conhecimentos sobre o processo da compostagem, assistiram a uma ação de esclarecimento sobre esta temática.
Foi colocado em cada sala de aula e no refeitório um balde com tampa para se recolherem resíduos, em seguida foi explicado aos alunos no que consistia a compostagem e eles também passaram a trazer de casa resíduos para colocarem no compostor.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Semeámos ervas aromáticas: salsa, coentros, hortelã, mangericão,
Plantámos courgetes, pepinos, alfaces, tomateiros, beterraba, couve flor, espinafres, ervilhas, feijão verde, morangueiros, batatas, cebolinho.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Conseguimos juntar muitos garrafões que cortámos e colocámos junto à horta para que sempre que chove possamos aproveitar alguma água. Esta não é a solução ideal, mas como é o primeiro ano que temos a horta, foi o que conseguimos fazer. Para o próximo ano já estamos a pensar noutra forma de recolher a água da chuva.
A hortas são regadas duas vezes por semana, de acordo com agenda semanal estipulada.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

As couves começaram a ficar amareladas e murchas e quando as arrancámos tinham pequenas lagartas brancas nas raízes. Não conseguimos combater esta doença.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas na horta: medição de perímetros.
A horta serviu de suporte para serem trabalhados diversos conteúdos de forma transdisciplinar.
A turma FER2 do 2ºAno, por exemplo, estava a trabalhar na disciplina de Matemática o perímetro e numa das aulas foram medir o perímetro de toda a horta e de cada uma das suas parcelas, tendo feito o registo.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Confeção de Bolo de Espinafres
A turma FER4 do 3ºAno, colheu espinafres da sua horta e decidiu fazer bolo de espinafres.
Trabalharam a receita do bolo, pesaram os ingredientes, confecionaram e deram a provar a todos os alunos, professores e assistentes operacionais.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A Horta Bio veio imprimir uma nova dinâmica na nossa escola, surgiram novas tarefas, responsabilidades, rotinas. Os alunos nos Conselhos Eco-Escolas confirmam que esta é a atividade que mais gostam, entre todas as que temos vindo a realizar.

15.1. Link para a página da horta: