As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Escola EB1/PE de São Roque (Funchal)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

São duas hortas (1 em cada edifício) - no edifício do Galeão há 13 anos; e no edifício do Lombo Segundo há 2 anos há

2. Área aproximada da horta (m²):

Edifício do Galeão - 60m2; edifício do Lombo Segundo - 40m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do meio, Português, Matemática, Educação para a Cidadania

3.3. N.º de alunos envolvidos:

Todos os alunos dos dois edifícios,175.

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

No contributo de plantas, ornamentos e trabalhos simples de manutenção; sempre que é necessário.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos aprenderam a gostar de alguns alimentos porque veem todo o seu processo; a respeitar os espaços porque estão envolvidos na manutenção; a conhecerem mais sobre a biodiversidade do seu meio, a serem mais responsáveis, conscientes e com cultura e conhecimentos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

O grupo organiza as tarefas quase diariamente, conforme as circunstâncias.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo é limpo sempre que necessário. A fertilização é realizada com a compostagem e rodamos pelos espaços as plantações.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com a matéria orgânica verde e seca recolhida das hortas e jardins e com as cascas dos alimentos.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

-Alho-francês, alface, batata doce, beterraba, feijão, abóbora, Cebola, Cenoura, couve, espinafre, morango, tomate, cebolinho, ervilhas, inhame, favas, nabo, bananeira;
- flores: felícia, estreleira, girassol, verónica, arruda, poejo, lavanda
-ervas aromáticas: alecrim, funcho, tomilho, losna, absinto, hortelã, oregão, salvia, arruda, segurelha,

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é de manhã cedo. Também cobrimos o solo com folhagem das nossas árvores caducas para diminuir o número de regas.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, semanalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Quando temos excedentes pedimos a alguns encarregados de educação para recolher para os seus animais domésticos.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

A batata doce foi cultivada no ano letivo transato e colhida no início deste ano letivo.
Ao perguntar aos alunos como queriam provar/comer a batata doce alguns responderam:” frita”.
Então, eles pesaram a batata, descascaram alguma e cortamos às rodelas. Foram colocadas no forno com azeite e ervas aromáticas para conhecerem uma forma mais saudável de comer a batata quase com o mesmo sabor que frita.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Outro objetivo das nossas hortas é diversificar a alimentação. Isto será possível com o conhecimento e o cultivo de alimentos menos conhecidos, como é o exemplo da pera meloa. Depois de colhidas foram dadas a provar.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Uma das metas do projeto é que este chegue à comunidade. Este ano letivo por duas vezes fizemos uma “banca”: Escolha e leve. Damos assim oportunidade a que todos possam levar, experimentar o que cultivamos na horta.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

É um espaço pedagógico onde com interdisciplinaridade se desenvolver todos os conteúdos. É um exemplo prático de boas práticas que elevam a aprendizagem do respeito pelo ambiente e saúde de todos nós.

15.1. Link para a página da horta: