As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Escola Pátio da Inês (Marinha Grande)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

Vista Geral da Horta em manutenção
Vista Geral da Horta em manutenção
Vista Geral da Horta com os animais da quinta
Vista Geral da Horta com os animais da quinta
Cabana de arrumos e ninho para pássaros
Cabana de arrumos e ninho para pássaros
Espantalho da horta em manutenção
Espantalho da horta em manutenção
pormenores da horta
pormenores da horta

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

6 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

100

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

8

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do meio

3.3. N.º de alunos envolvidos:

136

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

8

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

A Escola organiza o dia da horta aberta, em que os próprios familiares vão à horta plantar com os alunos, regar e fazer a manutenção da mesma.
Em simultâneo, os familiares são incentivados a visitarem a horta sempre que o desejem e colherem alguns dos bens alimentares que nela existam.
Este ano letivo com o encerramento da escola devido à pandemia COVID19, não foi possível realizar as atividades com os pais.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A existência da horta na Escola possibilita aos alunos um maior contacto e conhecimento inerente a várias temáticas integrantes do currículo da disciplina de Estudo do Meio (exemplos: germinação das plantas, agricultura biológica e sustentabilidade, origem dos alimentos, ciclos biológicos das espécies...).
Ao mesmo tempo, a horta permite mostrar aos alunos a importância da produção de produtos biológicos e o seu consumo, melhorando a qualidade da alimentação.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Todos os alunos da Escola são aleatoriamente acompanhados por professores/funcionários na deslocação à horta a fim de plantar, limpar e regar.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo é limpo, retiram-se as ervas daninhas e as pedras; a terra é toda mexida e arejada durante algum tempo e, posteriormente, é fertilizada com resíduos orgânicos resultantes da compostagem.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita em camadas alternadas de resíduos verdes (folhas verdes, ervas daninhas, flores, restos de vegetais e frutas) e resíduos castanhos (folhas secas, resíduos de cortes e podas e caruma). O fundo é revestido com ramos grossos e a última camada será de resíduos castanhos.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Morangos, nabiças, salsa, nabos, cebolas, cenouras, quiabo, curgetes, tomates, pepinos, cebolinho, alfaces, feijão verde, pimentos, melancias, couves de corte, beterraba, tomilho, abóboras, lavanda.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é, normalmente, feita de manhã, durante o intervalo dos alunos.
Nas 2ª e 6ª feiras a tarefa fica a cargo do 1ºCEB e nos restantes dias é o pré-escolar que a realiza (3ª, 4ª e 5ª feiras).

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização é feita por observação direta, realizada por parte dos alunos, professores e funcionários nas suas constantes deslocações à horta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Patos

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas na horta
Os alunos do Clube Eco mistério têm várias aulas na horta.
No primeiro semestre do ano letivo foram dedicadas aulas de campo para a pesquisa e elaboração do plano/croqui do Projeto Espiral de Ervas Aromáticas.
Projeto que este ano não conseguiu sair do "papel", mas que será retomado no próximo ano letivo.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Confeção de sopas e outros pratos
Sempre que existem produtos alimentares para colheita na horta da Escola, as ementas do refeitório são feitas tendo por base a sua utilização.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

http://ecopatio.blogspot.com/