Escola EB 2,3 Cego do Maio

a nossa horta bio

Horta pequena (até 50m²)

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

18 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

Mais ou menos 32 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Ciências Naturais do 3º Ciclo, Educação Especial, Eco-Clube

3.3. N.º de alunos envolvidos

18

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

1

4. As famílias são envolvidas?

Não

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

O aproveitamento da estufa montada na Escola E.B. 2/3 Cego do Maio surgiu como forma de potenciar os recursos materiais “abandonados” neste estabelecimento, bem como potenciar a motivação para a aprendizagem. Os alunos inscritos no Eco-Clube bem como alguns alunos com necessidades educativas especiais abraçaram esta iniciativa com muito carinho e dedicação. O objetivo passou por promover uma horta escolar de acordo com os princípios da Agricultura Biológica; promover uma abordagem na inclusão e na participação ativa dos alunos contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal e social, bem como para a sua educação alimentar e promover a interdisciplinaridade.
O espaço funciona como local de descoberta e ponto de partida para a educação alimentar, a conservação da Natureza, o ensino de técnicas de jardinagem e o estudo do solo e das plantas.
Os docentes desta escola têm acesso total à horta e podem usar a interdisciplinaridade. Ao montar uma horta na escola, professores de todas as áreas têm um laboratório vivo, podendo trabalhar os mais variados temas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita, preferencialmente, pelos alunos que integram o Eco-Clube. São responsáveis pela limpeza da horta, pela rega, pelos utensílios a usar, pela colheita, sempre com supervisão da Coordenadora.
Os trabalhos são realizados duas vezes por semana (segunda-feira e quinta-feira), das 16h25 às 17h15, hora do Eco-Clube.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo é arejado com a sachola e depois feita a manutenção à enxada. As ervas daninhas são tiradas frequentemente e sempre que se inicia novas culturas.
Utilizamos fertilizantes naturais como os excrementos de cavalo.
Os alunos são mobilizados semanalmente numa visita à horta.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Deposição de restos de leguminosas, folhas do recinto escolar, ervas daninhas que sejam arrancadas da terra.
O monte é revolvido periodicamente para arejamento e utiliza-se a água da chuva para humedecer o composto.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface, repolho, salsa, couve galega, cenoura, morangos, cebola, maracujá, curgete, tomate, pimento, piripiri, ervas aromáticas de vários tipos.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega por sistema é sempre feita ao final do dia (16h25-17h15), pelos responsáveis pela implementação do Projeto, ou pelos alunos do Eco-Clube. A água da chuva é utilizada para a rega de algumas culturas, mas a maioria das regas é feita com a água da torneira.



12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

É feita uma vez por semana com os alunos e a monitorização de um adulto (Coordenadora). Não tem ocorrido aparecimento de pragas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Feira na escola
  • Confecção de sopas e outros pratos
  • Aulas na horta

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

Aulas na horta:
Os docentes de Ciências Naturais deslocaram-se 3 vezes à horta com os alunos das suas respetivas turmas (aproximadamente 20 alunos cada turma) com o intuito de abordar os seguintes temas:
- Alimentação saudável.
- Aplicar os conceitos de seres vivos autotróficos e heterotróficos; produtores, consumidores e decompositores.
- Explicar o papel dos decompositores para o ciclo da matéria.
- Explicar o modo como algumas atividades dos seres vivos (alimentação, respiração, fotossíntese) interferem nos ciclos de matéria.
De referir que as atividades foram do agrado de todos os alunos envolvidos. Os discentes mostraram-se interessados, empenhados e interagiram de uma forma irrepreensível.

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Confeção de sopas e outros pratos:
Os alunos, cerca de 18, cultivam legumes e frutos sazonais. Os produtos são depois utilizados na confeção das refeições servidas no refeitório.
Nos últimos anos, as escolas têm tentado melhorar a alimentação nas cantinas. O percurso escolar é um período crítico para a aquisição e prática de comportamentos saudáveis, contudo a escola oferece uma valiosa oportunidade para influenciar a saúde através de medidas de educação e dos alimentos que lhes são fornecidos.
O cultivo de vários tipos de legumes/hortaliças na nossa horta sem a utilização de agrotóxicos são opções saudáveis que visam o respeito sócio ambiental. Os alunos envolvidos na horta abraçaram este projeto com muito carinho e dedicação. Decidiram, por unanimidade, oferecer ao refeitório da nossa escola produtos vegetais (duas vezes ao ano) com o objetivo de sensibilizar os consumidores para a importância do consumo de vegetais na nossa dieta, bem como da importância de praticar uma agricultura biológica, que procura a obtenção de alimentos de qualidade superior, preservando o solo, o meio ambiente e a biodiversidade, evitando o recurso a produtos químicos de síntese e adubos facilmente solúveis.

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Feira na Escola:
No dia 16 de maio, os alunos do Eco-Clube/Programa Eco-Escolas e os alunos com necessidades específicas de aprendizagem realizaram uma pequena feira, com a venda de produtos alimentares sem agrotóxicos oriundos nossa estufa - opções saudáveis que visam o respeito sócio ambiental. Venderam-se alfaces, salsa, couves-galegas, repolhos e cenouras, alimentos ricos em vitaminas, sais minerais e água. Conseguiram escoar todos os produtos e angariar fundos para a realização de futuras atividades.

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

A necessidade de construir uma escola inclusiva tem sido, ao longo do tempo, um dos grandes objetivos diferenciadores deste Agrupamento de Escolas, respondendo deste modo à heterogeneidade dos alunos que o frequentam - alunos com necessidades específicas de aprendizagem.
A diferenciação pedagógica concretiza-se, entre outros, na valorização do trabalho na horta da escola, no estabelecimento de relações entre a preparação e cuidado da horta com o contexto curricular. Esta atividade favorece e integra processos de ensino e aprendizagem, problematiza e promove vivências e transformações múltiplas dos alunos envolvidos com o ambiente e permite a abordagem de diferentes conteúdos curriculares significativos de maneira contextualizada.
No grupo heterogéneo que a escola inclusiva abarca, há sempre características comuns que tornam viáveis a sua educação conjunta. O âmago da questão está em saber transformar o conjunto de diferenças em vantagem, porque somos todos iguais na diferença de cada um!

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola EB 2,3 Cego do Maio

Professor coordenador da horta: Natália Lima Correia