Colégio Diocesano de Nossa Senhora da Apresentação

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há seis anos.

2. Área aproximada da horta (m²)

Horta de cerca de 40 m2, implantada num pomar com laranjeiras e limoeiros de mais de 1000 m2.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Núcleo Hortas Bio e aulas de Formação Cívica

3.3. N.º de alunos envolvidos

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

1

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

As famílias envolveram-se neste projeto, cedendo as sementes e plantas utilizadas e também transmitindo aos alunos alguns conhecimentos sobre modos/ técnicas de culturas (alguns pais são agricultores e participam com os seus conhecimentos adquiridos ao longo dos anos).

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos foram envolvidos na manutenção da horta e promoveram a sua divulgação na escola.
Algumas plantações foram utilizadas pelo curso profissional de cozinha para confecionar alguns pratos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção foi feita pelos alunos do núcleo Hortas Bio. Uma vez por semana, era feita a observação de culturas, arranque de infestantes e sacha.

7. Como é feita a preparação do solo?

1º Limpeza do solo.
2º Cava do terreno e fresagem.
3º Delimitação do espaço e plantação de uma sebe de alecrim pelo método de estacaria.
4º Colocação de composto e estrume.
5º Colocação das plantas e sementes.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com materiais secos e verdes provenientes da própria escola (resíduos da cantina e folhas secas dos espaços exteriores).

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

- Favas
-Abóbora, milho, feijão e chicória.
-Alface e cenoura

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Foi colocada rega gota a gota, feita diariamente.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

- A monitorização é feita por observação das plantas e arranque de partes doentes.
- Foi utilizada a infusão de urtigas para regar e borrifar as plantas cultivadas, servindo como fungicida e repelente de alguns insetos.
- Foi feita a plantação de arruda no sentido de afugentar alguns insetos.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Feira na escola

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

No dia Eco-Escolas, que se realizará no dia 5 de junho, será feita a apresentação, exposição e venda de produtos da horta a toda a comunidade escolar.

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

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Professor coordenador da horta: Fátima Manuela Oliveira Marta Santos Melo