Horta pequena (até 50m²)



15 anos
38
3
Ciencias Naturais e Educação para a Cidadania
60
2
Não
A horta escolar é o ponto de encontro de alunos que nos tempos livres procuraram ajudar em alguma tarefas e/ou acompanhar o processo de germinação/plantação nos quais estiveram envolvidos.
Os funcionários e professores procuraram trazer sementes ou plantas para cultivar e em troca recebem, por exemplo legumes.
A manutenção da estufa está a cargo de um funcionário e de uma turma que de duas em duas semanas faz uma visita regular.
São feitos grupos onde cada um tem que cumprir uma tarefa distinta. como não é exequível estar a totalidade de uma turma dentro da estufa. Grande parte dos alunos encontra-se no espaço envolvente na rega do viveiro de plantas autóctones de ou de plantas aromáticas bem como a retirar ervas.
Antes de cada plantação ou sementeira o solo é revolvido com recurso a sacholas e ancinhos e é adicionado composto resultante da compostagem realizada fora da estufa. Sempre que crescem ervas estas são arrancada à mão e colocadas num monte fora da estufa.
Sim
Deposição alternada de matérias verdes sobretudo resultantes de podas e do corte de relva alternados com folhas secas das árvore. O monte e revolvido periodicamente para arejamento e utiliza-se a água das chuva para humedecer o composto.
Ervilhas de quebrar, feijão da trepa; tomates; alfaces; brócolos; beterraba; espinafre; pepinos; curgetes; morangueiro, couve nabo branca,
As consociações feitas foram: Beterraba, alface; Espinafre, tomate
Sim
A rega por sistema foi feita no início ou no final do dia. A água da chuva foi utilizada para a rega de algumas culturas, mas a maioria das regas foi feita com a água da torneira.
Diariamente a horta foi visitada por um auxiliar de ação educativa e mensalmente os alunos juntamente com um professor monitorizavam estado das culturas.
Não
Felizmente não houveram pragas. Notou-se que as folhas dos brócolos apresentaram em estado adulto um fungo nas sua folhas. Optando-se por retirá-las para que o fungo não se dissemina-se pelas folhas jovens.
Não
Algumas aulas de Ciências Naturais os alunos estiveram literalmente de mãos na terra. Ou seja os fatores abióticos e bióticos foram o mote para este "desafio" junto das camadas juvenis. A sementeira e plantação teve que ser idealizada de acordo com a velocidade de crescimento das plantas e o porte que estas atingiriam no estado "adulto"/"maturação".
No bar da escola os produtos colhidos na estufa foram muito disponibilizados para quem a escolha de produtos biológicos é uma prioridade. Os saco fotografados contém espinafres, alfaces e beterrabas.