Escola Básica do Castro

a nossa horta bio

Horta pequena (até 50m²)

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

15 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

38

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Ciencias Naturais e Educação para a Cidadania

3.3. N.º de alunos envolvidos

60

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

2

4. As famílias são envolvidas?

Não

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A horta escolar é o ponto de encontro de alunos que nos tempos livres procuraram ajudar em alguma tarefas e/ou acompanhar o processo de germinação/plantação nos quais estiveram envolvidos.
Os funcionários e professores procuraram trazer sementes ou plantas para cultivar e em troca recebem, por exemplo legumes.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da estufa está a cargo de um funcionário e de uma turma que de duas em duas semanas faz uma visita regular.
São feitos grupos onde cada um tem que cumprir uma tarefa distinta. como não é exequível estar a totalidade de uma turma dentro da estufa. Grande parte dos alunos encontra-se no espaço envolvente na rega do viveiro de plantas autóctones de ou de plantas aromáticas bem como a retirar ervas.

7. Como é feita a preparação do solo?

Antes de cada plantação ou sementeira o solo é revolvido com recurso a sacholas e ancinhos e é adicionado composto resultante da compostagem realizada fora da estufa. Sempre que crescem ervas estas são arrancada à mão e colocadas num monte fora da estufa.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Deposição alternada de matérias verdes sobretudo resultantes de podas e do corte de relva alternados com folhas secas das árvore. O monte e revolvido periodicamente para arejamento e utiliza-se a água das chuva para humedecer o composto.


9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ervilhas de quebrar, feijão da trepa; tomates; alfaces; brócolos; beterraba; espinafre; pepinos; curgetes; morangueiro, couve nabo branca,
As consociações feitas foram: Beterraba, alface; Espinafre, tomate

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega por sistema foi feita no início ou no final do dia. A água da chuva foi utilizada para a rega de algumas culturas, mas a maioria das regas foi feita com a água da torneira.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Diariamente a horta foi visitada por um auxiliar de ação educativa e mensalmente os alunos juntamente com um professor monitorizavam estado das culturas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Felizmente não houveram pragas. Notou-se que as folhas dos brócolos apresentaram em estado adulto um fungo nas sua folhas. Optando-se por retirá-las para que o fungo não se dissemina-se pelas folhas jovens.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Feira na escola
  • Aulas na horta

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

Algumas aulas de Ciências Naturais os alunos estiveram literalmente de mãos na terra. Ou seja os fatores abióticos e bióticos foram o mote para este "desafio" junto das camadas juvenis. A sementeira e plantação teve que ser idealizada de acordo com a velocidade de crescimento das plantas e o porte que estas atingiriam no estado "adulto"/"maturação".

Fotografias

Atividade 2

Descrição

No bar da escola os produtos colhidos na estufa foram muito disponibilizados para quem a escolha de produtos biológicos é uma prioridade. Os saco fotografados contém espinafres, alfaces e beterrabas.

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola Básica do Castro

Professor coordenador da horta: José António da Silva Cruz