Escola EBI Professor Dr. Aníbal Cavaco Silva

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

5 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

40 m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

1 (Professora Ana Paula Mestre – autora do projeto)

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Ciências Naturais/Pré-escolar/1º ciclo

3.3. N.º de alunos envolvidos

cerca de 70

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

2

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Visita ao espaço e acesso aos alimentos (os alunos do pré escolar confecionam sopa com os alimentos da horta)

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos do pré-escolar confecionam sopa com os alimentos da horta; visitas de estudo à horta; acesso aos alimentos.
Os alunos do CEF – restaurante/bar - têm acesso aos alimentos produzidos na horta para a confeção dos seus pratos.
Aulas na Horta: os alunos do pré-escolar e 1º ciclo visitam a horta com frequência com os seus respetivos professores e funcionários para consolidar os conhecimentos adquiridos nas aulas. Os alunos dos restantes níveis de ensino conhecem a dinâmica da horta. A maioria, através do eco escolas, teve a possibilidade de presenciar as espécies existentes.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta reparte-se pela mentora do projeto (prof. Ana Paula Mestre) e 3 funcionários supervisionam e colaboram na sua manutenção.

7. Como é feita a preparação do solo?

Revolvimento do solo. A Algar contribui com o substrato para enriquecer o solo. Apesar de qualidade, o solo precisa de fertilizante: substrato.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Restos de ervas, galhos que são carregados para o recipiente…com terra e cartão humedecido.. até que os galhos são transformados em matéria orgânica.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Milho, courgette; tomateira, morangueiro e manjericão; flores; plantas aromáticas.

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Não. Pretende-se, no próximo ano, criar um método artesanal para recolha da água da chuva.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Capuchinho/borragem/calêndula; produção de biofertilizantes naturais à base de urtigas. nime (pesticida biológico) 2 x

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Capuchinho/borragem/calêndula; produção de biofertilizantes naturais à base de urtigas. nime (pesticida biológico) 2 x

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Confecção de sopas e outros pratos
  • Aulas na horta

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

1. Confeção de sopas: os alunos do pré-escolar visitaram a horta, selecionaram alimentos e prepararam a sopa do dia. A atividade foi monitorizada pela Educadora + 1 assistente da professora + 1 assistente operacional. Todos os recursos humanos da escola tiveram conhecimento da iniciativa (que se realiza todos os anos – pelo menos 3 vezes).

Fotografias

Atividade 2

Descrição

2. Confeção de outros pratos: os alunos do CEF – restaurante/bar - têm acesso aos alimentos produzidos na horta para a confeção dos seus pratos.

Fotografias

Atividade 3

Descrição

3. Aulas na Horta: os alunos do pré-escolar e 1º ciclo visitam a horta com frequência com os seus respetivos professores e funcionários para consolidar os conhecimentos adquiridos nas aulas. Os alunos dos restantes níveis de ensino conhecem a dinâmica da horta. A maioria, através do eco escolas, teve a possibilidade de presenciar as espécies existentes.

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola EBI Professor Dr. Aníbal Cavaco Silva

Professor coordenador da horta: Sandra Cristina Almeida Joaquim