Horta pequena (até 50m²)



5 anos
40 m²
1 (Professora Ana Paula Mestre – autora do projeto)
Ciências Naturais/Pré-escolar/1º ciclo
cerca de 70
2
Sim
Visita ao espaço e acesso aos alimentos (os alunos do pré escolar confecionam sopa com os alimentos da horta)
Os alunos do pré-escolar confecionam sopa com os alimentos da horta; visitas de estudo à horta; acesso aos alimentos.
Os alunos do CEF – restaurante/bar - têm acesso aos alimentos produzidos na horta para a confeção dos seus pratos.
Aulas na Horta: os alunos do pré-escolar e 1º ciclo visitam a horta com frequência com os seus respetivos professores e funcionários para consolidar os conhecimentos adquiridos nas aulas. Os alunos dos restantes níveis de ensino conhecem a dinâmica da horta. A maioria, através do eco escolas, teve a possibilidade de presenciar as espécies existentes.
A manutenção da horta reparte-se pela mentora do projeto (prof. Ana Paula Mestre) e 3 funcionários supervisionam e colaboram na sua manutenção.
Revolvimento do solo. A Algar contribui com o substrato para enriquecer o solo. Apesar de qualidade, o solo precisa de fertilizante: substrato.
Sim
Restos de ervas, galhos que são carregados para o recipiente…com terra e cartão humedecido.. até que os galhos são transformados em matéria orgânica.
Milho, courgette; tomateira, morangueiro e manjericão; flores; plantas aromáticas.
Não
Não. Pretende-se, no próximo ano, criar um método artesanal para recolha da água da chuva.
Sim. Capuchinho/borragem/calêndula; produção de biofertilizantes naturais à base de urtigas. nime (pesticida biológico) 2 x
Sim
Capuchinho/borragem/calêndula; produção de biofertilizantes naturais à base de urtigas. nime (pesticida biológico) 2 x
Não
1. Confeção de sopas: os alunos do pré-escolar visitaram a horta, selecionaram alimentos e prepararam a sopa do dia. A atividade foi monitorizada pela Educadora + 1 assistente da professora + 1 assistente operacional. Todos os recursos humanos da escola tiveram conhecimento da iniciativa (que se realiza todos os anos – pelo menos 3 vezes).
2. Confeção de outros pratos: os alunos do CEF – restaurante/bar - têm acesso aos alimentos produzidos na horta para a confeção dos seus pratos.
3. Aulas na Horta: os alunos do pré-escolar e 1º ciclo visitam a horta com frequência com os seus respetivos professores e funcionários para consolidar os conhecimentos adquiridos nas aulas. Os alunos dos restantes níveis de ensino conhecem a dinâmica da horta. A maioria, através do eco escolas, teve a possibilidade de presenciar as espécies existentes.