Escola EBI Professor Dr. Aníbal Cavaco Silva
a nossa horta bio
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Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
5 anos
2. Área aproximada da horta (m²)
40 m²
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
1 (Professora Ana Paula Mestre – autora do projeto)
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Ciências Naturais/Pré-escolar/1º ciclo
3.3. N.º de alunos envolvidos
cerca de 70
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
2
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Visita ao espaço e acesso aos alimentos (os alunos do pré escolar confecionam sopa com os alimentos da horta)
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Os alunos do pré-escolar confecionam sopa com os alimentos da horta; visitas de estudo à horta; acesso aos alimentos.
Os alunos do CEF – restaurante/bar - têm acesso aos alimentos produzidos na horta para a confeção dos seus pratos.
Aulas na Horta: os alunos do pré-escolar e 1º ciclo visitam a horta com frequência com os seus respetivos professores e funcionários para consolidar os conhecimentos adquiridos nas aulas. Os alunos dos restantes níveis de ensino conhecem a dinâmica da horta. A maioria, através do eco escolas, teve a possibilidade de presenciar as espécies existentes.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta reparte-se pela mentora do projeto (prof. Ana Paula Mestre) e 3 funcionários supervisionam e colaboram na sua manutenção.
7. Como é feita a preparação do solo?
Revolvimento do solo. A Algar contribui com o substrato para enriquecer o solo. Apesar de qualidade, o solo precisa de fertilizante: substrato.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Restos de ervas, galhos que são carregados para o recipiente…com terra e cartão humedecido.. até que os galhos são transformados em matéria orgânica.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Milho, courgette; tomateira, morangueiro e manjericão; flores; plantas aromáticas.
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Não. Pretende-se, no próximo ano, criar um método artesanal para recolha da água da chuva.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim. Capuchinho/borragem/calêndula; produção de biofertilizantes naturais à base de urtigas. nime (pesticida biológico) 2 x
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Sim
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Capuchinho/borragem/calêndula; produção de biofertilizantes naturais à base de urtigas. nime (pesticida biológico) 2 x
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Confecção de sopas e outros pratos
- Aulas na horta
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
1. Confeção de sopas: os alunos do pré-escolar visitaram a horta, selecionaram alimentos e prepararam a sopa do dia. A atividade foi monitorizada pela Educadora + 1 assistente da professora + 1 assistente operacional. Todos os recursos humanos da escola tiveram conhecimento da iniciativa (que se realiza todos os anos – pelo menos 3 vezes).
Fotografias
Atividade 2
Descrição
2. Confeção de outros pratos: os alunos do CEF – restaurante/bar - têm acesso aos alimentos produzidos na horta para a confeção dos seus pratos.
Fotografias
Atividade 3
Descrição
3. Aulas na Horta: os alunos do pré-escolar e 1º ciclo visitam a horta com frequência com os seus respetivos professores e funcionários para consolidar os conhecimentos adquiridos nas aulas. Os alunos dos restantes níveis de ensino conhecem a dinâmica da horta. A maioria, através do eco escolas, teve a possibilidade de presenciar as espécies existentes.