Escola Básica de Gâmbia /JI

a nossa horta bio

Horta pequena (até 50m²)

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Só este ano.

2. Área aproximada da horta (m²)

1,70m de largura por 3 metros de comprimento

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

3.3. N.º de alunos envolvidos

60

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

4

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

No início, quando foram precisas as sementes e algumaa plantas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos mais velhos, começaram por se empenhar na elaboração do esquema para a Horta. Criou impacto também, porque tiveram oportunidade de contactar com algumas sementes eplantas que não conheciam e neem sabiam como se punham na terra e como germinavam. O entusiasmo foi crescendo à medida que se formaram as equipas para a rega e a recolha das ervas daninhas. Mais entusiasmados ficaram, quando começaram a ver despontar as sementes que tinham posto na terra. As crianças do JI desenharam o que viram germinar e esse desenhos foram escolhidos por todos., e passaram a identificar cada um dos elementos que estão semeados e plantados.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Foi estabelecida uma tabela , feita pelos alunos das duas slaas de 1º Ciclo, onde eles registam as tarefas de:
- Rega,
- Limpesa ;
- Manutenção

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpesa é feita pelos diferentes grupos da EB/JI sempre com o acompanhamento de professor e assistentes operacionais., Não estamos a utilizar fertelizantes, mas estamos a pensar no próximo ano, construir um Compostor, com as sobras do lixo orgânico que é consumido na Escola.

8. É feita compostagem?

Não

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola Básica de Gâmbia /JI

Professor coordenador da horta: Maria Eduarda Vale