Escola Básica de Serzedo

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 3 anos.

2. Área aproximada da horta (m²)

80 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Estudo do meio, Cidadania...

3.3. N.º de alunos envolvidos

87

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

3

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Na limpeza do terreno, na plantação do mesmo , manutenção...
As famílias sempre que solicitadas vêm, mais ou menos duas a três vezes no ano e sempre que são solicitadas para atividades relacionadas com a horta a partir de casa.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Sempre que se faz festas, os convidados fazem questão de visitar a feira.
Sempre que fazemos a feira do outono e a da primavera a comunidade adere em cheio.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta é da responsabilidade de todas as turmas, daí que fica responsável uma turma de cada vez durante uma semana, como são 5 turmas cada turma trabalha a horta mais ou menos uma semana por mês.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é feita com a ajuda da Câmara Municipal de Guimarães e Junta de freguesia que colaboram sempre que necessário e toda a comunidade educativa.

8. É feita compostagem?

Não

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ervas aromáticas;
Árvores de fruto (laranjeiras, macieiras, pereiras, pessegueiro, ameixieira, limoeiro, marmeleiro e cerejeiras plantadas este ano);
Alfaces;
Couves bruxelas;
Couves galegas;
Tomates;
Chuchu;
Pimentos;
Pepinos.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Já foi por rega automática, como avariou...
Uma vez de manhã cedo e outra vez ao fim do dia pelos assistentes operacionais.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Tal como disse acima , uma turma por semana fica responsável pela horta, para tudo o que for necessário fazer, nomeadamente a a remoção das ervas daninhas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Este ano algumas árvores de fruto tiveram um doença que logo que detectada, foi lá um avô de uma criança para solucionar o problema, o que em algumas não foi possível fazer nada.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Feira na escola
  • Feira na comunidade
  • Concursos
  • Aulas na horta
  • Outra

Outra, qual?

Plantação de ervas aromáticas e árvores de fruto.

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

As feiras na escola, que envolvem a nossa horta ou dizem respeito ao tema horta , são realizadas duas vezes no ano , a feira do outono e a feira da primavera, sendo que os Pais/familiares são convidados a trazerem produtos da horta para venda. Este ano na da Primavera tivemos oportunidade de vender algumas alfaces da nossa horta, o resto ainda está um pouco atrasado.

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Plantação das ervas aromáticas, que se realizaram em dois momentos, dando resposta ao projeto Pegadas e ainda como festejo do Dia da Primavera.
As crianças trouxeram de casa sementes para plantar, e as árvores - cerejeiras, foram compradas ao Horto da Câmara Municipal de Guimarães a um preço irrisório, mas necessário.
A Responsável pelo projeto Pegadas, Susana e a bióloga Ana do Laboratório da Paisagem de Guimarães, deslocaram-se à escola, para connosco plantar .

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Fomos desafiadas mais uma vez pelo projeto Pegadas a construir um feijoeiro, e ver qual deles se iriam vingar. todos os meninos pertencentes ao Eco Escolas participaram nesta atividade e responsabilizaram-se pela manutenção do seu feijoeiro. Aqui é de salientar que a maioria morreu, pois a maioria das crianças pôs água a mais deixando mesmo apodrecer o seu feijoeiro. em contra partida na sala do 3º ano, uma criança que colocou o seu feijão só em água, este deu para além da raiz deu a própria "vagem", este já resolvemos pôr na nossa horta.

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

A horta é um desafio que não podemos perder, começou à mais ou menos 3 anos e mesmo dando muito trabalho as crianças não deixam cair por terra este projeto da escola. Os Pais sempre que solicitados aderem, temos um leve problema, por exemplo este ano como o tempo esteve muito instável, as nossas plantações não tiveram o resultado de outros anos, cresceram muitas ervas daninhas, ou pela chuva ou por muito calor a manutenção tornou-se mais difícil. Já as árvores de fruto estão carregadas de frutos, vamos esperar par ver o resultado.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola Básica de Serzedo

Professor coordenador da horta: Maria do Rosário Amaral da Costa Faria da Silva