Escola Básica do Alto dos Moinhos
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Desde de 2010-2011, mas interrompida em 2013/2014.
2. Área aproximada da horta (m²)
50 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Geografia
3.3. N.º de alunos envolvidos
30
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
0
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Quando podem, ajudam no trabalho da horta e na venda dos mesmos (no mercadinho que se realiza no GAD ou sempre que existem produtos suficientes para venda. )
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Os alunos começaram a consciencializar-se da importância dos produtos biológicos na saúde. Divulgam aos EE e este pedem /compram os produtos aos alunos.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Cada turma tem um grupo de 6/7 alunos que trabalha na horta. Fizeram um horário de trabalho. Fazem a limpeza e a manutenção da Horta. Depois de remexida a terra e nela cultivadas as diversas culturas, procederam à remoção de ervas nefastas ao crescimento dos produtos hortícolas. Desde do início que se nota uma interajuda entre todos e partilha de conhecimentos, de bens (como por ex. as sementes e ferramentas de trabalho). Até mesmo a rega, quando uma turma não pode outros regam por eles. Os alunos envolvidos no projeto participam ativamente em todas as tarefas.
7. Como é feita a preparação do solo?
A preparação manual com enxada e ancinho. Inicialmente retira-se a vegetação natural existente. De seguida, faz-se a lavra da terra e, por fim, espalha-se na área lavrada o adubo proveniente da compostagem ou estrume de cavalo.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Num espaço a céu aberto, destinado para o efeito com uma cerca a limitá-lo, de forma a reter as diversas matérias orgânicas nela depositadas, tais como, borras de café e cascas de diversos frutos e legumes. Tem-se recolhido o material de limpeza da horta e alguns restos da cozinha da escola.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Aromáticas: alecrim e lúcia-lima na bordadura para atrair insetos benéficos.
Culturas: alface, couve portuguesa, couve coração, espinafres, rabanetes, cenouras, rúcula, hortelã, alecrim, lúcia-lima, salsa e coentros fisalis.
Consociações instaladas: Plantou-se alface com a couve, os espinafres com a salsa, couve, rúcula e a cenoura, rabanetes e couve, cenoura e nabiça.
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Com o regador e mangueira. Alguma água da chuva recolhida em baldes utiliza-se na rega. Nas épocas em que chove menos, rega-se com mais frequência.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim. Semanalmente/observação direta.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Sim
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Na couve portuguesa.
Os alunos pesquisaram várias técnicas para combater as pragas e utilizaram-nas por ex. o 9ºA colocou cascas de ovos (resultou)…
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Feira na escola
- Concursos
- Aulas na horta
- Outra
Outra, qual?
Elaboração de espantalho e criação de placas identificadoras das culturas e estufas.
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
Feira na escola
Fotografias
Atividade 2
Descrição
Concurso espantalhos, placas de identificação e pequenas estufas
Fotografias
Atividade 3
Descrição
- Aula sobre agricultura biológica e explicação dos alunos "Brigada da Horta", aos colegas da turma sobre as atividades da Horta.
- Aula de Inglês - Tradução dos produtos da Horta e Alimentação Saudável
- Aula de Matemática - Cálculo das dimensões da horta: área, comprimento e largura
- Aula de EV: croqui/planta
Fotografias
15. Outros aspetos de realce da horta
Envolvimento da comunidade escolar
15.1. Link para a página da horta
https://www.facebook.com/pg/Ecoterruginha/photos/?ref=page_internal