Escola Básica e Secundária Amadeu Gaudêncio

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

2 hortas de 50 m2 cada, aproximadamente

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Cidadania e Desenvolvimento, Francês, TIC, EMRC, Geografia, Biologia

3.3. N.º de alunos envolvidos

200

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

2

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Encarregados de Educação, com a disponibilização de sementes , plantas para a horta e composto orgânico.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A comunidade escolar fornece algumas espécies para cultivo na horta.
Alunos de várias turmas ajudam nalgumas tarefas desenvolvidas pelos alunos diretamente implicados, nomeadamente na monda das infestantes.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Semanalmente, a equipa organiza-se planificando as tarefas a desenvolver na manutenção da horta.
Os alunos de educação especial voltam a rever e as restantes turmas vão sempre que os professores considerarem pertinente, sempre de forma voluntária , normalmente na hora de Cidadania e Desenvolvimento sempre em concordância com o respetivo Diretor de Turma.

7. Como é feita a preparação do solo?

Foi feita a limpeza maior pela Câmara Municipal e depois a equipa e os alunos fizeram os canteiros e as plantações.
No início foi feita a preparação do solo, tendo-se feito a cava e enterrando-se fertilizantes orgânicos e materiais vegetais decompostos no centro de compostagem da escola.
O material verde retirado da horta vai sendo colocado no compostor, para posteriormente ser utilizado.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Locais de recolha de materiais:
- escola
Materiais utilizados na construção da pilha de compostagem:
- borras de café
- casca de ovo (esmagados)
- folhas secas
- relva cortada
- caruma
- ramos triturados (podas)
- folhas verdes
Dois compostores foram oferecidos pela Câmara Municipal de Nazaré .

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface, ervilha, couve portuguesa, couve coração,batata,cebola, couve lombarda, salsa, coentros,beterraba, favas, rúcula, alho ,alho francês, nabiça, cenouras, funcho, endro, borragem, salva, maravilhas, cravos túnicos, capuchinha, alecrim, sardinheira, malquereres,cravos, alcachofra,
cassis, framboesa, amoreira,

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Os alunos transportam em garrafões água da rede

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Semanalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Quando é detetada alguma praga em alguma espécie de planta o detentor desse talhão aplica-se tratamento admitido na agricultura biológica ( ex: infusao de urtigas,solução de sabão azul, e espalhar cinzas de madeira, utilização de plantas-iscas, como capuchinha, e catação de caracóis, lesmas e lagartas.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Concursos

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

Realizou-se o concurso do logotipo do clube Mãos à Horta.
Fez-se a limpeza do terreno, a sementeira em mini-estufa

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Plantação das várias culturas nos dois campos. Compostagem usando dois compostores.

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Estão programadas várias atividades:
Concurso de espantalhos, mercadinho com produtos da horta e demonstração culinária em colaboração com a Escola Profissional da Nazaré.

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola Básica e Secundária Amadeu Gaudêncio

Professor coordenador da horta: Ana Maria Nogueira