Centro de Convívio Idoso Ativo da Casa do Povo de Água de Pena
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Há sete anos.
2. Área aproximada da horta (m²)
Cerca de 75 metros quadrados
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Transdiciplinar
3.3. N.º de alunos envolvidos
40
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
2
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Existem muitas atividades intergeracionais envolvendo os seniores que frequentam o Centro de Convívio e os familares, principalmente os netos. Realizam tarefas conjuntas na horta no dia da criança, no dia da família e nos dia dos avós.
Existem ações de sensibilização sobre a horta biológica, sobre a prática e evolução da compostagem. Cresceu o número de famílias que praticam este tipo de agricultura.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Visitas de alguns elementos da comunidade à horta para observação e recolha de informação e de ideias para organização de espaços, como por exemplo as hortas verticais.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A horta tem cinco canteiros e cinco paletes a formar a horta vertical. Existem seis grupos e cada um dos grupos trata do seu espaço; quanto à repartição de tarefas é feita uma assembleia de grupo e cada pessoa escolhe com quem quer formar grupo, no grupo são definidos papeis e cada grupo assume e concretiza a sua tarefa.
7. Como é feita a preparação do solo?
Os grupos fazem a gestão do cultivo e da limpeza, intervindo semanalmente às quintas-feiras, ou sempre que seja necessário. A fertilização é feita com o composto da vermicompostagem e do composto natural (duas caixas existentes na horta).
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Há dois tipos de compostagem, vermicompostagem numa caixa de madeira com minhocas e "O meu composto",projeto da ARM(águas e resíduos da Madeira)" que dinamiza a compostagem doméstica. Os materiais utilizados são restos de vegetais, folhas verdes/secas e borra de café.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Alface, abóboras, favas, batata doce, inhame, courgetes, cana de açúcar, couves, tomates; ervas aromáticas, ervas de chá e árvores de fruto.
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A gestão é feita por cada grupo. São efetuados registos no caderno da horta. Há um tanque de recolha da água das chuvas para maior rentabilização dos recursos naturais.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
A monitorização de pragas e doenças é feita por cada grupo semanalmente.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Confecção de sopas e outros pratos
- Aulas na horta
- Outra
Outra, qual?
Visitas de estudo; trabalho de campo (aulas de português); realização de compostagem e de vermicompostagem (para depois realizarem em casa).
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
Alimentação saudável
Esta atividade é realizada semanalmente com as sandes saudáveis com alface, beterraba e ovo. Sumos de beterraba. Sopas com abóbora, couve e batata doce da horta. Arroz colorido. São envolvidos todos as pessoas que frequentam o centro, desde o momento em que recolhem os alimentos, na preparação dos pratos, na organização e decoração das mesas para as refeições. Destaca-se a crescente motivação para a construção de pequenas hortas domésticas.
Fotografias
Atividade 2
Descrição
Compostagem
A compostagem é realizada diariamente com recurso aos restos dos lanches, folhas secas e outros produtos que possam ser colocados no composto. Foram realizadas demonstrações que mostraram como usar corretamente a compostagem e sempre que solicitado pelas pessoas que frequentam o centro ou elementos da comunidade é demonstrado o processo e esclarecidas as dúvidas de todos. Já existem nas casas de alguns elementos do centro e da comunidade local vários compostos domésticos.
Fotografias
Atividade 3
Descrição
A horta está sempre aberta a todas as pessoas que frequentam o centro de convívio IdosoAtivo, assim como, a todos os elementos da comunidade local e aos alunos das escolas da freguesia.
Foram realizadas duas visitas de estudo no 3.º período por um grupo de estrangeiras a frequentar o curso de português para estrangeiros no Centro de Convívio.
Fotografias
15. Outros aspetos de realce da horta
A horta em modo biológico tem sido replicada nas famílias e amigos das pessoas que integram o IdosoAtivo; realce-se o facto de que as sandes saudáveis, ovo e alface- toda a alface das sandes é da horta, o que promove a satisfação e gosto em consumir "produtos nossos".
15.1. Link para a página da horta
facebook - idosoativo agua de pena