Horta grande (superior a 50m²)



Há sete anos.
Cerca de 75 metros quadrados
2
Transdiciplinar
40
2
Sim
Existem muitas atividades intergeracionais envolvendo os seniores que frequentam o Centro de Convívio e os familares, principalmente os netos. Realizam tarefas conjuntas na horta no dia da criança, no dia da família e nos dia dos avós.
Existem ações de sensibilização sobre a horta biológica, sobre a prática e evolução da compostagem. Cresceu o número de famílias que praticam este tipo de agricultura.
Visitas de alguns elementos da comunidade à horta para observação e recolha de informação e de ideias para organização de espaços, como por exemplo as hortas verticais.
A horta tem cinco canteiros e cinco paletes a formar a horta vertical. Existem seis grupos e cada um dos grupos trata do seu espaço; quanto à repartição de tarefas é feita uma assembleia de grupo e cada pessoa escolhe com quem quer formar grupo, no grupo são definidos papeis e cada grupo assume e concretiza a sua tarefa.
Os grupos fazem a gestão do cultivo e da limpeza, intervindo semanalmente às quintas-feiras, ou sempre que seja necessário. A fertilização é feita com o composto da vermicompostagem e do composto natural (duas caixas existentes na horta).
Sim
Há dois tipos de compostagem, vermicompostagem numa caixa de madeira com minhocas e "O meu composto",projeto da ARM(águas e resíduos da Madeira)" que dinamiza a compostagem doméstica. Os materiais utilizados são restos de vegetais, folhas verdes/secas e borra de café.
Alface, abóboras, favas, batata doce, inhame, courgetes, cana de açúcar, couves, tomates; ervas aromáticas, ervas de chá e árvores de fruto.
Sim
A gestão é feita por cada grupo. São efetuados registos no caderno da horta. Há um tanque de recolha da água das chuvas para maior rentabilização dos recursos naturais.
A monitorização de pragas e doenças é feita por cada grupo semanalmente.
Não
Não
Visitas de estudo; trabalho de campo (aulas de português); realização de compostagem e de vermicompostagem (para depois realizarem em casa).
Alimentação saudável
Esta atividade é realizada semanalmente com as sandes saudáveis com alface, beterraba e ovo. Sumos de beterraba. Sopas com abóbora, couve e batata doce da horta. Arroz colorido. São envolvidos todos as pessoas que frequentam o centro, desde o momento em que recolhem os alimentos, na preparação dos pratos, na organização e decoração das mesas para as refeições. Destaca-se a crescente motivação para a construção de pequenas hortas domésticas.
Compostagem
A compostagem é realizada diariamente com recurso aos restos dos lanches, folhas secas e outros produtos que possam ser colocados no composto. Foram realizadas demonstrações que mostraram como usar corretamente a compostagem e sempre que solicitado pelas pessoas que frequentam o centro ou elementos da comunidade é demonstrado o processo e esclarecidas as dúvidas de todos. Já existem nas casas de alguns elementos do centro e da comunidade local vários compostos domésticos.
A horta está sempre aberta a todas as pessoas que frequentam o centro de convívio IdosoAtivo, assim como, a todos os elementos da comunidade local e aos alunos das escolas da freguesia.
Foram realizadas duas visitas de estudo no 3.º período por um grupo de estrangeiras a frequentar o curso de português para estrangeiros no Centro de Convívio.
A horta em modo biológico tem sido replicada nas famílias e amigos das pessoas que integram o IdosoAtivo; realce-se o facto de que as sandes saudáveis, ovo e alface- toda a alface das sandes é da horta, o que promove a satisfação e gosto em consumir "produtos nossos".
facebook - idosoativo agua de pena