Jardim de Infância e EB do Prado

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há cerca de 16 anos.

2. Área aproximada da horta (m²)

150 metros qudrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

8

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Todas

3.3. N.º de alunos envolvidos

127

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

5

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Sempre que solicitadas. Realizamos vários Eco-sábados ao longo do ano e são convidadas a participar. Aparecem consoante a disponibilidade e colaboram nos trabalhos mais pesados. Este ano colocaram a cerca nova a toda a volta da horta, montaram o galinheiro novo, a estufa e as caixas para plantação.Todo este material foi adquirido com a verba que a Escola ganhou candidatando-se ao Orçamento Participativo promovido pelo Município. Ajudaram a despejar os compostores com que enchemos as caixas para as plantações e sementeiras.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos passam a consumir vegetais que antes não gostavam nem conheciam! Aprendem todo o processo da cadeia alimentar e experimentam sabores desconhecidos que começam a apreciar. Com o dinheiro angariado nas feiras dos produtos da horta,fazemos visitas de estudo do interesse de todos. Somos visitados por diversas escolas e outras instituições do concelho para conhecerem o nosso trabalho e partilharmos sementes, plantas e experiência. Com o nosso exemplo as famílias das crianças deixam de usar produtos químicos nas suas hortas e produzem adubo biológico através da compostagem.
Muitas hortas da comunidade já fazem compostagem e produzem em modo biológico. Cada ano temos mais alunos e a procura é superior ao espaço disponível que o Município comprometeu-se em fazer obras de ampliação e o projeto elaborado já foi divulgado e publicado. Aguardamos com ansiedade o início das obras. Uma escola que estava previsto fechar e por causa do trabalho desenvolvido, vai ser requalificada!

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Todas as salas têm quadro de tarefas que atribuí semanalmente uma tarefa diferente a cada criança. Na hora do intervalo estas crianças vão desempenhá-las e como há uma de cada sala, mesmo que alguma falte nunca fica por cumprir e as mais velhas ajudam as mais novas. Há dias especiais em que todas as salas trabalham na horta ao mesmo tempo como dia da terra, dia da agricultura ou outras combinadas. Cada sala tem um dia específico estipulado para trabalhar na horta. Na hora do recreio há várias crianças que gostam de colaborar mesmo que não tenham tarefa atribuída.

7. Como é feita a preparação do solo?

No início do ano temos sempre um Eco-Sábado onde os pais ajudam a remover o composto produzido durante o ano para as crianças deitarem na horta. O terreno mais duro e seco é cavado por eles. As crianças participam e arrancam as ervas. Transportam o composto em carretas e espalham na horta.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Usamos os resíduos dos animais criados na escola: coelhos e galinhas, os restos vegetais do refeitório, as cascas da fruta dos lanches, relva, cinza, restos de poda, palha, borras de café, ervas aromáticas das infusões realizadas na escola, cascas de ovos, folhas caídas das muitas árvores do recreio e que as crianças gostam de apanhar e transportar nas carretas de brincar. Temos baldinhos próprios em cada sala que a criança responsável leva para casa e traz cheio de resíduos. Colocamos em camadas de verdes e castanhos de forma que fiquem sempre castanhos em cima para evitar atrair os mosquitos e alguns odores.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Temos várias couves: galega, roxa, toscana, flor e brócolos,alface, acelgas,rúcula,mizuna,manjericão, cebolinho,alho -francês,alecrim, ervilha,morango, beterraba,calêndula,espinafre, mostarda, salva, tomilho, fava, salsa,hortelã,tomate,funcho,entre outras. Temos framboesas, groselhas e amoras.
Toda a horta é ladeada por plantas aromáticas e outras com flores para atrair insetos auxiliares e outras que são repelentes dos insetos nocivos à agricultura. Temos alecrim, alfazema,artemisia,cravo túnico,absinto,hortelã,lúcia-lima,salva,tomilho,cidreira,manjericão,capuchinha,entre outras.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

As crianças responsáveis transportam a água em regadores do depósito da chuva oferecido pela EMAR e regam a horta na hora do intervalo, 10,30. No verão é regada no início da manhã e ou ao fim do dia pela assistente operacional com o mesmo processo: com regadores que transportam a água do depósito da chuva. Este ano colocamos um sistema de rega gota a gota mas ainda não está a funcionar. Falta fazer a ligação mas todos os canos estão colocados pela horta.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

É sim. Conforme forem aparecendo vão sendo combatidas. Como todos os dias se trabalha na horta depressa as pragas são detectadas e em reunião de grande grupo, discutem-se opiniões e procuram-se soluções.Registam-se as ocorrências no Diário de Grupo na coluna do Acho Mal e preparam-se as formas de as combater e os responsáveis para as executar. Colocaram-se cascas de ovos viradas para cima para os caracóis e cinza para as lesmas. Usou-se sabão azul diluído em água para os piolhos dos feijões e alcachofras.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Pulgões na alcachofra e feijão verde. Com sabonária que as crianças ajudaram a elaborar e pulverizaram as espécies atacadas. Temos poucas pragas porque a nossa horta tem flores associadas que ajudam a combater as pragas de forma natural. Toda a horta é ladeada por plantas aromáticas ou floridas que ajudam a repelir os insetos nocivos para a agricultura. Temos cravos túnicos,capuchinhas, amores-perfeitos, cosmos amarelos,calendulas, absinto, tomilho,alecrim, salva,manjericão,hortelã,salsa,santolina,entre outras.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Sim

13.1. Se sim, que espécies?

Patos, galinhas, coelhos.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Feira na escola
  • Feira na comunidade
  • Confecção de sopas e outros pratos
  • Concursos
  • Aulas na horta
  • Outra

Outra, qual?

Eco-Sábados; Teatros, Workshops,Visitas de outras escolas; Jogos como caça ao tesouro ou descobrir plantas.

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

Feiras na Escola e Comunidade.Fazemos pelo menos 3 por ano.Uma na Praça do Município em Vila Real, outra na Escola no Dia Internacional Eco-Escolas e outra no Mercado Municipal. Em todas elas há muitas pessoas envolvidas. Em Vila Real, na feira de outono organizada pelo Município, é onde envolve mais gente (mais de 1000 pessoas) porque há várias escolas a participar e animação com grupos corais e folclore que atrai toda a comunidade. Os pais das nossas crianças ajudam na venda e trazem os filhos porque é ao sábado. Na Escola são os alunos que vendem e fazem os trocos.Participam pelo menos cerca de 500 pessoas. No Mercado Municipal também é a um sábado e os alunos acompanham os pais que apregoam os produtos biológicos que vendem rapidamente porque sabem da qualidade dos nossos produtos e porque as pessoas acham engraçado verem as crianças envolvidas. Quanto às visitas à nossa horta são muitas ao longo doa ano e já não são escolas mas também creches,lares de idosos e outras instituições.

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Eco-Sábados em que convidamos os pais, filhos, professores, funcionários e demais comunidade a colaborar nos trabalhos mais pesados da horta. Este ano já realizamos 3 porque requalificamos a horta com dinheiro atribuído pelo Orçamento Participativo que ganhamos do Município mas que a mão de obra foi toda por conta da Escola. Retiramos a cerca velha, colocámos a nova; montamos um galinheiro novo; as caixas de madeira que servem de talhões que se encheram de composto de todos os nossos compostores: 3 recebidos como prémio pela Agro Bio e outro de madeira que a Junta e pais ajudaram a construir. Montou-se a estufa nova e organizou-se todo o espaço. Costumamos realizar outro no Dia da Terra e outro antes do fim do ano. Juntamos muitos participantes que variam porque depende da disponibilidade de cada um mas chegamos a juntar à volta de 40 pessoas em cada sábado, mas mais no sábado que realizamos para comemorar o Dia da Terra. Oferecemos sempre um lanche em que nunca falta infusão das nossas ervas aromáticas e compotas confecionadas pelas crianças.

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Atividades de culinária realizadas todas as sextas feira pelas crianças do Jardim de Infância. Por vezes as crianças do 1º Ciclo também participam sobretudo em dias específicos: Dia da Alimentação, Dias do Pai ou Mãe, da Criança em que usamos os produtos da horta ou do pomar. Todos colaboram na realização de compotas que vendemos nas feiras e este ano fizemos picles que tiveram muita procura. Colhemos legumes que preparamos para sopas ou saladas que servimos ao almoço para complementar as refeições servidas pela Empresa Municipal. Usamos flores comestíveis que dão um colorido às saladas e cativa as crianças. Temos 127 alunos e todos querem provar mesmo aqueles que diziam não gostar. A maior parte passa a consumir porque os nossos produtos são mais saborosos pois foram tratados por eles próprios. Não há festa nem reunião na escola em que não se sirva infusão das nossas ervas aromáticas, sem adição de açúcar. Nos aniversários das crianças, a bebida usada é sempre infusão ou águas aromatizadas.

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

Teatro na Horta. A horta não é só um espaço de aprendizagem mas também de cultura. Mais de uma vez o Teatro Filandorra veio à nossa Escola apresentar peças de teatro em que o cenário foi a nossa horta com as peças: "O Grilo Verde" e "Mestre Grilo cantava enquanto a Giganta dormia" de Aquilino Ribeiro. Também aqui as crianças dramatizam histórias desempenhando as personagens escolhidas: O Nabo Gigante;O Coelhinho Branco e a Cabra Cabrez; João e o pé de feijão, Sopa de pedra; entre outras. Também fazemos Workshops e este ano no dia da Biodiversidade tivemos um apicultor que usou a nossa horta para mostrar a importância das abelhas aos nossos alunos.

15.1. Link para a página da horta

Facebook de Luísa Fernandes.

 

Publicado por: avatar Jardim de Infância e EB do Prado

Professor coordenador da horta: Luísa Queirós