Horta grande (superior a 50m²)



2 anos
400 m2
26
Ciências Naturais , Matemática e Cidadania e Desenvolvimento
287
3
Sim
Na sua grande maioria as famílias dos alunos têm conhecimento da existência da Horta e algumas delas contribuem frequentemente com sementes e plantas. Em situações de visita à Escola são convidadas a percorrer os espaços da Escola onde se inclui a Horta. Tenta-se sempre que possível fazer uma mostra de produtos hortícolas que podem ser adquiridos. Acontecem frequentemente sessões de leitura, de declamação ou outras organizadas por professores em colaboração com a Biblioteca Escolar, em horários pós laboral, com convites à família dos alunos e nestes momentos incluímos a horta como espaço onde poderão ter lugar estas sessões. A título de exemplo podemos referir a sessão em preparação em que poemas do livro "Herbário" (de Jorge Sousa Braga) serão declamados pelos alunos para familiares em sessão a decorrer no espaço da Horta. Atualmente trata-se de um local que se impõe e desperta a curiosidade das famílias, valorizando muito a Escola.
Para além da colaboração nos trabalhos de preparação da terra, cultivo , colheita de produtos hortícolas e venda dos mesmos os alunos podem ter aulas na Horta. Existem mesas e cadeiras construídas de forma a integrarem harmoniosamente o espaço e acomodarem bem os participantes nas aulas ou outras sessões culturais. Além da realização de leituras diversas e discussão de temas que se considerem adequados, no espaço da horta há matérias curriculares que são lecionadas de uma forma inovadora e com uma vertente prática impossível de acontecer em sala de aula normal. Também se procura expandir e integrar as atividades desenvolvidas pela Biblioteca Escolar com a Horta. Por exemplo o projeto "Pela Escola...com Tachos e Livros" teve uma das suas edições gravada no espaço da Horta. A receita morangos com iogurte teve como cenário os morangos em crescimento...
Tem havido uma assinalável melhoria dos resultados escolares dos alunos nas áreas das Ciências Naturais. Parece-nos justo pensar que estas práticas letivas têm de alguma foram responsabilidade neste sucesso.
A horta tem uma manutenção assegurada essencialmente por um professor que é auxiliado por outros professores e funcionários, podendo-se dizer que existe na Escola um núcleo de 5 adultos que frequentemente executam tarefas relacionadas com a Horta, outros intervêm esporadicamente. Os alunos ajudam nas sementeiras e plantações, bem como nas colheitas; na monda de ervas daninhas; na rega; na eliminação de pedras, etc. sob a orientação e supervisão de adultos.
O solo é preparado recorrendo às ações necessárias para que se torne produtivo. Entre elas sublinham-se as seguintes: lavra com eliminação de ervas daninhas e pedras; arejamento do solo; adubação, recorrendo ao fertilizante produzido na compostagem. Faz-se rotação anual de culturas e períodos de pousío;
Sim
Recurso a uma estrutura paralelipipédica de madeira na qual são depositados resíduos orgânicos vegetais (cascas de fruta, cascas de batatas, vegetais impróprios para consumo, ervas daninhas, plasntas em fim de vida das culturas instaladas na horta, como por exemplo ervilheiras, favas, partes aéreas das cebolas, etc ...), resultantes; da limpeza do terreno; da cozinha da escola; do transporte por parte dos professores, alunos e encarregados de educação. Além disso, são usadas borras do café da máquina do café e cascas de ovos.
Cebolas,favas, ervilheiras, tomatiros, morangos, hortelã comum; Hortelã Pimenta, Piri-Piri, Chuchu, Alfaces, Lúcia Lima, Bróculos, Couve-Flor, Couve Troncha, Coentros, Laranjeira, Tangerineira, Damasqueiros, Dióspireiro, Macieira, Pessegueiro, Pereira.
Sim
As águas da chuva são armazenadas num bidão de 100 Litros para serem utilizadas na rega.
Quando está muito tempo sem chover recorre-se à rega feita por mangueira.
As culturas instaladas não são regadas todos os dias. Dependendo das culturas a frequência varia de acordo com as necessidades.
Sim. A monitorização é diária.
Sim
Piolhos e pulgões.
Foram resolvidas através da aplicação de uma solução natural de água e sabão; Infusão de urtigas.
Sim
Caturras coelhos, cães, rosicollis, patos reais, pavões, gansos, patos mudos, galinhas e galos, rolas, periquitos.
Feiras na comunidade e na escola, sempre que há produtos para vender. Venda a professores, alunos e Encarregados de Educação.
Também já aconteceram situações de doação de produtos da Horta. A título de exemplo referencia-se que na última reunião de Diretores de Agrupamentos do Concelho da Amadora realizada na Escola e que contou com a presença do secretário de Estado da Educação, todos os participantes foram presenteados com alfaces colhidas na Horta. Para doação estarão também produtos da horta no evento AmadoraEduca.
Concurso peddy paper representando a Horta um dos postos de paragem e desenvolvimento de atividade ( Posto 3). A ação consistiu na sementeira de favas. Estiveram envolvidos 50 alunos e 20 professores.
Objetivo: sensibilizar para a perservação dos solos e para o consumo de produtos biológicos.
Aulas na Horta de diversas disciplinas entre as quais se destacam Matemática, Ciências Naturais e Cidadania e Desenvolvimento. Também, tempos letivos de Apoio Educativo e de Direção de Turma têm frequentemente recorrido a este espaço para desenvolverem atividades diretamente ou indiretamente relacionadas com os recursos da Horta. Neste momento pode afirmar-se que, em média, decorrem no espaço em questão duas atividades diárias. Cerca de 400 alunos e 50 professores estão envolvidos nestas atividades.
Objetivos: Colocar em prática conteúdos curiculares teóricos transmitidos em sala de aula, com o intuito de conferir significado às aprendizagens; transmitir e discutir conhecimentos e valores num espaço diferenciado.
A sua capacidade, em termos de recursos práticos para explorar conteúdos curriculares no âmbito do DL 54/2018, bem como para promover atividades inclusivas na orla do DL 54/2018.