Escola EB 2,3 João de Meira
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2007
2. Área aproximada da horta (m²)
30 000m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Ciências Naturais - 2º ciclo
3.3. N.º de alunos envolvidos
100
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
2
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Sempre que há necessidade de produtos.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Angariação de fundos para visitas de estudo; Ministração de aulas de :botânica; microbiologia; Biodiversidade.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Através de três pessoas que fazem a produção e de uma empresa que que faz a manutenção.
7. Como é feita a preparação do solo?
Manualmente e com máquinas. Realiza-se a compostagem.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
A compostagem é feita em pilhas cúbicas utilizando três partes de materiais (folhas castanhas ) para uma de folhas verdes para fornecer azoto. Os materiais utilizados são recolhidos na escola (resíduos orgânicos.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
As culturas utilizadas são as da época. A consociação de culturas é a prática cultural que consiste no cultivo de duas ou mais culturas próximas umas das outras de forma a obter benefício entre elas. Esta prática além de favorecer a conservação das características do solo permite um maior aproveitamento dos nutrientes deste ao longo do tempo, beneficiando todas as plantas inseridas nesta técnica agrícola. Tal facto acontece porque as culturas/plantas escolhidas fornecem entre si vantagens simultâneas quando o seu crescimento e desenvolvimento se verifica na mesma área agrícola. É importante salientar que as culturas que estão em consociação não necessitam de serem semeadas ou plantadas ao mesmo tempo, mas é necessário garantir que durante grande parte da duração dos seus períodos vegetativos ocorra em simultâneo estimulando dessa forma uma interação entre elas. Abóbora Chicória, Alface Cenoura,Rabanete e Pepino, Alhos Alface,Beterraba e Couve, Cenoura Ervilha, Alface,Cebola e Tomate Ervilha Nabo,Rabanete,Cenoura e Pepino.
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Estamos a implementar a rega gota-a-gota.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Não.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Feira na escola
- Confecção de sopas e outros pratos
- Aulas na horta
- Outra
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
Fotografias
Atividade 2
Descrição
Produtos da Horta no Dia Mundial da Alimentação.
Fotografias
Atividade 3
Descrição
A Horta colaborou com os seus produtos nas jornadas culturais.
Fotografias
15. Outros aspetos de realce da horta
Na horta existem "espantalhos" feitos pelos alunos nas aulas de ET. Os espantalhos foram construídos com garrafões de plástico.