Escola EB1 de Arrifana
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Um ano
2. Área aproximada da horta (m²)
Cerca de 4 metros quadrados nas vaseiras mais as sementeiras em garrafões e garrafas.Vamos ainda aumentar a horta em mangas de terra.
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
1
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Estudo do Meio, conhecimento do Mundo e Ciências Experimentais
3.3. N.º de alunos envolvidos
16
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
3
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Fornecem sementes, recipientes e transmitindo conhecimentos agrícolas quando inquiridos e solicitados.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Maior conhecimento sobre a agricultura biológica, produtos biológicos, sensibilização para a reflorestação e gosto pela Natureza.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Cada grupo semeia e planta uma parte da horta.
7. Como é feita a preparação do solo?
Através do projeto "Mãos na Terra".
8. É feita compostagem?
Não
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Hortaliças e legumes, ervas aromáticas e sementeira de plantas/árvores autóctones.
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Com a água do depósito, reaproveitada da água das caleiras que é levada a balde até à horta, pela manhã ou à tardinha.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
É feita uma vez por semana, com os alunos à vez e a monitorização de um adulto.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Confecção de sopas e outros pratos
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
Salada de alface confecionada na cantina e comida no almoço dos alunos.
Fotografias
Atividade 2
Descrição
Fotografias
Atividade 3
Descrição
Fotografias
15. Outros aspetos de realce da horta
O chão do recreio não tem espaço algum de terra, pelo que nesta escola só está a ser possível horta em vaseiras, floreiras e similares.
No terceiro período vai ser alargado o espaço da horta com mais vaseiras e manga.