Jardim de Infância da Associação de Beneficência Popular de Gouveia

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

5 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

menos de 50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

3 salas de jardim 3, 4 e 5 anos

3.3. N.º de alunos envolvidos

60

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

2

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Este ano foram as famílias que forneceram as sementes e outras plantas para plantarmos na horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A comunidade envolvente observa a nossa actividade, incentivando o seu cuidado e plantação. os alunos ajudam a colocar as sementes e as plantas na terra, tiram algumas ervas daninhas e ajudam na rega.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Foram escolhidos dois dias por semana para vigiar a horta (segundas e quartas de manhã), normalmente todos ajudam um pouco no seu cuidado, dependendo do necessário. quando há mais trabalho juntam-se as salas quando há pouco vão alternadas.

7. Como é feita a preparação do solo?

Entre janeiro e fevereiro. Pedimos a um homem ou dois da instituição da parte da jardinagem, para cavar a terra, despejar o compostor, depois esperamos o bom tempo para semear, inicio de março, ou quando o tempo atmosférico ajudar.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Temos um compostor de plástico grande, onde colocamos folhas secas, relvas, paus pequenos, algumas terra, restos dos alimentos (legumes, fruta e vegetais ) da cozinha, pondo alguma água de vez em quando.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Temos sempre couve, tomate, pimentos, feijão verde e espinafres. Este anos semeamos grão que deu pouco, algumas batatas, canteiro de cenoura, melão, melancia, pepinos e courgete este quatro últimos nasceram muito poucos. Temos girassóis desde o ano passado ainda pequenos, morangos junto ao muro e alguma flores para embelezar à volta.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Temos uma lata grande que enche com a água da chuva, para pequenas regas, se por acaso esvaziar ao longo das regas, usamos em caso de seca, água de rega do jardim que é da rede.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Estamos em constante observação (segundaz e quartas feiras e ainda não se verificou nenhuma das duas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Confecção de sopas e outros pratos
  • Aulas na horta

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

Confeção de sopas e saladas. O caldo verde foi feito com as couves plantadas no ano anterior, antes de serem arrancadas. os meninos apanharam e levaram à cozinha no entanto a cozinheira vai buscar mais se precisar.

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Aulas na horta. os meninos observam o tratamento que se deve dar à terra para cultivar e ajudam a plantar e semear. Cuidam transplantado alfaces, tirando ervas daninhas e regando.

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

facebook abpginfância

 

Publicado por: avatar Jardim de Infância da Associação de Beneficência Popular de Gouveia

Professor coordenador da horta: Maria Julieta de Sousa Ferreira do Vale