Jardim de Infância da Associação de Beneficência Popular de Gouveia
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
5 anos
2. Área aproximada da horta (m²)
menos de 50 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
3
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
3 salas de jardim 3, 4 e 5 anos
3.3. N.º de alunos envolvidos
60
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
2
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Este ano foram as famílias que forneceram as sementes e outras plantas para plantarmos na horta.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
A comunidade envolvente observa a nossa actividade, incentivando o seu cuidado e plantação. os alunos ajudam a colocar as sementes e as plantas na terra, tiram algumas ervas daninhas e ajudam na rega.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Foram escolhidos dois dias por semana para vigiar a horta (segundas e quartas de manhã), normalmente todos ajudam um pouco no seu cuidado, dependendo do necessário. quando há mais trabalho juntam-se as salas quando há pouco vão alternadas.
7. Como é feita a preparação do solo?
Entre janeiro e fevereiro. Pedimos a um homem ou dois da instituição da parte da jardinagem, para cavar a terra, despejar o compostor, depois esperamos o bom tempo para semear, inicio de março, ou quando o tempo atmosférico ajudar.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Temos um compostor de plástico grande, onde colocamos folhas secas, relvas, paus pequenos, algumas terra, restos dos alimentos (legumes, fruta e vegetais ) da cozinha, pondo alguma água de vez em quando.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Temos sempre couve, tomate, pimentos, feijão verde e espinafres. Este anos semeamos grão que deu pouco, algumas batatas, canteiro de cenoura, melão, melancia, pepinos e courgete este quatro últimos nasceram muito poucos. Temos girassóis desde o ano passado ainda pequenos, morangos junto ao muro e alguma flores para embelezar à volta.
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Temos uma lata grande que enche com a água da chuva, para pequenas regas, se por acaso esvaziar ao longo das regas, usamos em caso de seca, água de rega do jardim que é da rede.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Estamos em constante observação (segundaz e quartas feiras e ainda não se verificou nenhuma das duas.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Confecção de sopas e outros pratos
- Aulas na horta
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
Confeção de sopas e saladas. O caldo verde foi feito com as couves plantadas no ano anterior, antes de serem arrancadas. os meninos apanharam e levaram à cozinha no entanto a cozinheira vai buscar mais se precisar.
Fotografias
Atividade 2
Descrição
Aulas na horta. os meninos observam o tratamento que se deve dar à terra para cultivar e ajudam a plantar e semear. Cuidam transplantado alfaces, tirando ervas daninhas e regando.
Fotografias
Atividade 3
Descrição
Fotografias
15. Outros aspetos de realce da horta
15.1. Link para a página da horta
facebook abpginfância