Escola Básica Alexandre Herculano - Santarém
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Existe há um ano.
2. Área aproximada da horta (m²)
aproximadamente 50 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
5
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Estudo do Meio e Clube do Ambiente
3.3. N.º de alunos envolvidos
70
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
3
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Pontualmente. No entanto, sempre que são solicitados comparecem e colaboram.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
As crianças/alunos manifestam muito entusiasmo em cuidar da horta e assim adquirem e ampliam conhecimentos experienciando.
A comunidade toma consciência do que as crianças aprendem, como aprendem e o que aprendem, através das experiências que realizam no dia a dia da sua escola.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Cada turma tem a responsabilidade de tratar/cuidar de um ou dois canteiro.
O Clube do Ambiente faz o acompanhamento dos seus canteiros designados pelo jardim do futuro e pelos canteiros da horta e das aromáticas.
7. Como é feita a preparação do solo?
Inicialmente foi colocada terra nos canteiros. Esta foi reaproveitada de estufas de um agricultor particular que gentilmente a cedeu. Alguns canteiros do jardim do futuro foi-lhes adicionado fertilizante orgânico cedido pela Escola Agrária de Santarém, proveniente dos animais lá existentes. Posteriormente a limpeza da mesma será feita com recurso com recurso a utensílios manuais adequados à remoção de ervas daninhas com a colaboração de alguns elementos da Associação de Pais da Escola Básica Alexandre Herculano e alguns funcionários da escola.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
A compostagem é feita na Escola Básica Alexandre Herculano com os alunos do Clube do Ambiente (Brigada da cantina), com a recolha semanal da folhagem das árvores e de restos de alimentos crus (verduras e cascas de frutas, batata, cenouras, etc), provenientes da cantina da escola.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Produtos hortícolas (legumes e aromáticas) e flores diversas.
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Em bidons de plástico, mas em pequena quantidade.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Não temos efetuada esta operação.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Sim
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Houve o ataque das lagartas das couves e o míldio da batateira. As lagartas foram eliminadas manualmente verificando-se a sua existência durante dias seguidos até serem extintas. Quanto ao míldio não houve qualquer intervenção.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Confecção de sopas e outros pratos
- Aulas na horta
- Outra
Outra, qual?
Jardim do Futuro
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
Na primeira atividade - aulas na horta - foram iniciados de preparação dos trabalhos dos canteiros. Na escola JBI dos Combatentes os alunos e professoras construiram canteiros a partir do reaproveitamento de caixas de madeira e pintura das mesmas. Na Escola Básica Alexandre Herculano, os alunos do Clube do Ambiente (10 alunos) recuperaram três canteiros existentes na escola. Fizeram as respetivas medições, calcularam as áreas para elaborarem um Jardim do Futuro e a horta com hortícolas e aromáticas. Os cuidados de rega, monda e outras técnicas de cultivo eram realizados semanalmente. Toda a comunidade foi apreciando a horta ao longo do ano, algumas turmas foram participando com a rega e a monda, principalmente.
Fotografias
Atividade 2
Descrição
Na atividade seguinte - confeção de sopas e outros pratos - os produtos finais produzidos na horta estão a ser utilizados na confeção de alguns pratos (sopas,saladas, temperos), como é o caso de nabiças, alfaces e tomate, rabanetes, couves, batatas, alho francês, courgetes e pimentos e aromáticas (salsa, hortelã, oregãos, poejos, tomilho, sálvia, coentros e menta). Os alunos do 1ºciclo adoraram fazer a sopa na escola e saborear essa mesma sopa. Alguns levaram para casa alguns legumes (nabiça e feijão verde). Na escola do 2º e 3º ciclo os produtos estão a ser utilizados principalmente no refeitório da escola,mas também no bar da escola e alguns alunos também levam para casa.
Fotografias
Atividade 3
Descrição
Nesta atividade - Jardim do futuro - os alunos do 1ºciclo fizeram a plantação de bolbosas em canteiros de madeira, reaproveitando caixas já fora de uso.
No Clube do Ambiente construiu-se um jardim recuperando um dos canteiros da escola situado em frente à Sala do Futuro da Escola. A ajuda dos alunos, professores pais e encarregados de educação foram fundamentais para os trabalhos iniciais. Os alunos e professores deram continuidade aos trabalhos seguintes, de plantação, regas, mondas, colheitas,etc.
Fotografias
15. Outros aspetos de realce da horta
Na Escola JBI dos Combatentes, além de alguns pequenos canteiros no exterior da escola, os alunos construíram cinco canteiros dentro da sua sala de aula, que posteriormente foram colocados também no exterior. Embelezaram muito a escola e os alunos gostaram de acompanhar o seu desenvolvimento.
Na Escola Básica Alexandre Herculano, o Clube do Ambiente recuperaram três canteiros onde construíram um Jardim do Futuro, um canteiro com plantas aromáticas em pneus usados e outro com algumas hortícolas. Muitos materiais usados foram reaproveitados ( estores usados, madeiras, vasos, pneus, restos de tintas,..)