Infantário Primaveras
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
3 anos
2. Área aproximada da horta (m²)
12
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
9
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
3.3. N.º de alunos envolvidos
130
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
33
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
As famílias participam na preparação do solo, ajudando os seus filhos a retirar as ervas daninhas e ajudam a fazer manutenção da horta. Por vezes trazem sementes e colhem os legumes quando estão prontos a serem consumidos.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Sensibilizar para o consumo de produtos biológicos na sua vida quotidiana.
Importância de não utilizar produtos químicos nos produtos alimentares.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Estipulamos o “Dia da Galocha”, cada sala fica responsável uma vez por semana de realizar a manutenção da horta, (regam, tiram as ervas, colhem e semeiam). Por vezes os pais acompanham as crianças nesta atividades.
7. Como é feita a preparação do solo?
Retiramos as ervas, cavamos e depois deitamos adubo natural dos animais (coelhos existentes na escola).
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Com as folhas caidas das árvores existentes na escola, e com os restos de relva.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Couves, alfaces, nabos, beterrabas, favas, feijão, batatas.
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Temos alguns Baldes no jardim que depois as crianças retiram essa água e com os regadores deitam na horta.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Cinzas
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Sim
13.1. Se sim, que espécies?
Coelhos
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Confecção de sopas e outros pratos
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
As crianças ajudaram no processo de semear as plantas. Depois foi realizada a manutenção da horta onde as crianças todas as semanas cuidaram/regaram os alimentos. Quando estavam prontos colheram e levaram esses produtos até a cozinha onde ajudaram a lavar os alimentos e as cozinheiras realizaram sopa e saladas com esses produtos colhidos.
Esta atividade foi realizada pelo menos 5 vezes durante o ano, sendo que todos os dias a uma sala responsável pela manutenção da horta. Todas as salas estão envolvidas, contemplando assim cerca de 130 crianças, 33 funcionários e cerca de 20 pais. Os pais ficam sensibilizados para o consumo de produtos biologicos nas suas casas. Por vezes os pais levam alguns desses produtos para casa.