Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira
a nossa horta bio
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Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Há cerca de 4 anos.
2. Área aproximada da horta (m²)
Aproximadamente 100 metros quadrados - está enquadrada no páteo exterior da escola (croqui anexo conjunto).
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
5 professores
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Disciplina de Apoio Educativo/Horta
3.3. N.º de alunos envolvidos
16
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
3
4. As famílias são envolvidas?
Não
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Na comunidade houve impacto ao nível na aquisição de hortícolas. Relativamente aos alunos, há uma preocupação em manter o espaço em boas condições de funcionamento.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção é diária, principalmente nas aulas de Horta, onde se pretende que todos os alunos desempenhem todas as funções de manutenção da horta tais como: preparação do terreno, sementeira e plantação, limpeza do espaço/canteiros, regas, entre outras.
7. Como é feita a preparação do solo?
O solo foi cavado, fertilizado com cinzas e algum composto formado por caruma e outros vegetais.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Há um aluno responsável pela compostagem - são recolhidas cascas de alimentos na cozinha, folhas secas das árvores, ervas verdes da horta e água.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Este ano foram cultivadas: alfaces, coentros, cebolas, salsa, tomate e couves. Também existem plantas aromáticas na escola e junto à horta, que crescem de forma natural, mas que estão a ser identificadas, tais como: oregãos, erva príncipe, hortelã pimenta e alecrim.
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é natural quando chove e é manual quando necessário.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim, diariamente, com visitas frequentes e observação.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Aulas na horta
- Outra
Outra, qual?
Identificação das ervas aromáticas e venda de hortícolas.
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
São adquiridas plantas: formam-se grupos de alunos que vão à Feira Municipal mensal comprar as hortícolas para plantar.
Noutros casos, como com os coentros e a salsa, houve sementeira.
Ainda, com a erva príncipe, houve a transplantação após enraizamento.
Fotografias
Atividade 2
Descrição
Venda de hortícolas.
Fotografias
Atividade 3
Descrição
Identificação das ervas aromáticas na escola.
Fotografias
15. Outros aspetos de realce da horta
O desenvolvimento da horta é assegurado na disciplina de Horta na Sala de Apoio Educativo.