Horta grande (superior a 50m²)



Há cerca de 4 anos.
Aproximadamente 100 metros quadrados - está enquadrada no páteo exterior da escola (croqui anexo conjunto).
5 professores
Disciplina de Apoio Educativo/Horta
16
3
Não
Na comunidade houve impacto ao nível na aquisição de hortícolas. Relativamente aos alunos, há uma preocupação em manter o espaço em boas condições de funcionamento.
A manutenção é diária, principalmente nas aulas de Horta, onde se pretende que todos os alunos desempenhem todas as funções de manutenção da horta tais como: preparação do terreno, sementeira e plantação, limpeza do espaço/canteiros, regas, entre outras.
O solo foi cavado, fertilizado com cinzas e algum composto formado por caruma e outros vegetais.
Sim
Há um aluno responsável pela compostagem - são recolhidas cascas de alimentos na cozinha, folhas secas das árvores, ervas verdes da horta e água.
Este ano foram cultivadas: alfaces, coentros, cebolas, salsa, tomate e couves. Também existem plantas aromáticas na escola e junto à horta, que crescem de forma natural, mas que estão a ser identificadas, tais como: oregãos, erva príncipe, hortelã pimenta e alecrim.
Não
A rega é natural quando chove e é manual quando necessário.
Sim, diariamente, com visitas frequentes e observação.
Não
Não
Identificação das ervas aromáticas e venda de hortícolas.
São adquiridas plantas: formam-se grupos de alunos que vão à Feira Municipal mensal comprar as hortícolas para plantar.
Noutros casos, como com os coentros e a salsa, houve sementeira.
Ainda, com a erva príncipe, houve a transplantação após enraizamento.
Venda de hortícolas.
Identificação das ervas aromáticas na escola.
O desenvolvimento da horta é assegurado na disciplina de Horta na Sala de Apoio Educativo.