Escola EB 2,3 D. Maria II de Vila Nova de Famalicão

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 2 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

100 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Educação Visual, Educação Tecnológica e Ciências Naturais.

3.3. N.º de alunos envolvidos

7

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

1

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

As famílias são convidadas a participar na manutenção da horta e no cultivo de pequenas parcelas. A participação e a frequência são livres.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Consciencialização da importância da agricultura biológica.
Conhecimento do ciclo de vida das hortícolas, plantas e árvores diversas.
Importância da biodiversidade.
Articulação de conhecimentos diversos e intergeracionais.
Cidadania ativa

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita pelo menos uma vez por semana, com todos os alunos e dois docentes.
Os alunos têm a tarefa de a vigiar e regar sempre que necessário durante a semana.

7. Como é feita a preparação do solo?

Pelo menos uma vez por semana limpamos a horta, e usamos o composto (restos de plantas da própria horta) para a fertilizar.
Sempre que possível, solicitamos à comunidade escolar que forneça composto orgânico trazido de casa.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com os restos das plantas da horta e, ocasionalmente, dos jardins circundantes.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Plantas aromáticas e árvores de fruto (ao redor da horta).

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Para a rega usa-se primeiro a recolha de água da chuva. Só depois se usa a rega com água da torneira, usando regadores específicos. esta rega processa-se principalmente de manhã ou ao fim da tarde., e somente quando se verifica que é necessária.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Somente controlamos, ou tentamos controlar, a presença de pragas com a alternância de culturas/hortícolas e o plantio de flores para atrair insectos predadores.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Concursos
  • Aulas na horta

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

Concursos
Criação de cartazes sobre o dia mundial do ambiente; sobre a biodiversidade; sobre a água...
Criação de textos sobre a horta e a sua importância.

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

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Professor coordenador da horta: Henrique de Jesus da Cruz Faria