Escola EB 2,3 D. Maria II de Vila Nova de Famalicão
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Há 2 anos
2. Área aproximada da horta (m²)
100 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Educação Visual, Educação Tecnológica e Ciências Naturais.
3.3. N.º de alunos envolvidos
7
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
1
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
As famílias são convidadas a participar na manutenção da horta e no cultivo de pequenas parcelas. A participação e a frequência são livres.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Consciencialização da importância da agricultura biológica.
Conhecimento do ciclo de vida das hortícolas, plantas e árvores diversas.
Importância da biodiversidade.
Articulação de conhecimentos diversos e intergeracionais.
Cidadania ativa
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta é feita pelo menos uma vez por semana, com todos os alunos e dois docentes.
Os alunos têm a tarefa de a vigiar e regar sempre que necessário durante a semana.
7. Como é feita a preparação do solo?
Pelo menos uma vez por semana limpamos a horta, e usamos o composto (restos de plantas da própria horta) para a fertilizar.
Sempre que possível, solicitamos à comunidade escolar que forneça composto orgânico trazido de casa.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Com os restos das plantas da horta e, ocasionalmente, dos jardins circundantes.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Plantas aromáticas e árvores de fruto (ao redor da horta).
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Para a rega usa-se primeiro a recolha de água da chuva. Só depois se usa a rega com água da torneira, usando regadores específicos. esta rega processa-se principalmente de manhã ou ao fim da tarde., e somente quando se verifica que é necessária.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Somente controlamos, ou tentamos controlar, a presença de pragas com a alternância de culturas/hortícolas e o plantio de flores para atrair insectos predadores.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Concursos
- Aulas na horta
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
Concursos
Criação de cartazes sobre o dia mundial do ambiente; sobre a biodiversidade; sobre a água...
Criação de textos sobre a horta e a sua importância.