Horta grande (superior a 50m²)



Existe desde a abertura do Colégio no ano letivo de 2008/09, mas foi sofrendo algumas alterações de espaço e de dinamização.
250m2
16
Área de Formação pessoal e Social e do Conhecimento do Mundo.
340
10
Sim
Pretendemos que as famílias se envolvam nesta ação.
Os familiares serão convidados a acompanhar o desenvolvimento da horta, nas suas diferentes fases, ao longo do ano e contribuindo com a participação direta no cultivo de hortícolas ou explorando temáticas em torno da horta e seus constituintes. Poderão contribuir também com a oferta de sementes e plantas para cultivar.
Gerível de acordo com a disponibilidade e motivação dos familiares.
Consciencialização para o respeito, conservação e importância dos espaços verdes
A dinamização e coordenação da horta é da responsabilidade da equipa eco-escolas (duas educadoras e duas professoras de 1º ciclo), mas o tratamento, cultivo e manutenção da horta é da responsabilidade da equipa de educadoras e crianças de pré-escolar, professoras e alunos do 1º ciclo.
Semanalmente, em pequenos grupos, farão a manutenção e preparação do solo para receber os produtos hortícolas de acordo com o calendário estipulado.
O local da horta apresenta um solo duro e com muitas plantas invasoras. Foi necessária a intervenção dos técnicos do horto na limpeza do espaço e preparação da terra para receber as culturas.
Não
Frutícolas: um pessegueiro, uma amoreira, cinco oliveiras.
Horticulas: batata, cebola, couve, abóbora, pepino, cenoura, bróculo e espinafres.
Não
A rega será automática (feita por aspersores de água) e ocasionalmente quando se verificar as condições atmosféricas propícias com a água da chuva e regadores manuais.
A monitorização será feita por observação direta.
Semanalmente, e o controle de eventuais pragas manual, sem recurso a qualquer químico.
Não
Não
Realizar-se-á no final do ano letivo uma venda “Vem D’arte” destinada a toda a comunidade escolar e familiar para vender artigos e produtos elaborados pelas crianças do Colégio, e neste sentido pretendemos ter uma banca com os produtos cultivados na nossa horta.