Colégio Efanor
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Existe desde a abertura do Colégio no ano letivo de 2008/09, mas foi sofrendo algumas alterações de espaço e de dinamização.
2. Área aproximada da horta (m²)
250m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
16
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Área de Formação pessoal e Social e do Conhecimento do Mundo.
3.3. N.º de alunos envolvidos
340
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
10
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Pretendemos que as famílias se envolvam nesta ação.
Os familiares serão convidados a acompanhar o desenvolvimento da horta, nas suas diferentes fases, ao longo do ano e contribuindo com a participação direta no cultivo de hortícolas ou explorando temáticas em torno da horta e seus constituintes. Poderão contribuir também com a oferta de sementes e plantas para cultivar.
Gerível de acordo com a disponibilidade e motivação dos familiares.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Consciencialização para o respeito, conservação e importância dos espaços verdes
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A dinamização e coordenação da horta é da responsabilidade da equipa eco-escolas (duas educadoras e duas professoras de 1º ciclo), mas o tratamento, cultivo e manutenção da horta é da responsabilidade da equipa de educadoras e crianças de pré-escolar, professoras e alunos do 1º ciclo.
Semanalmente, em pequenos grupos, farão a manutenção e preparação do solo para receber os produtos hortícolas de acordo com o calendário estipulado.
7. Como é feita a preparação do solo?
O local da horta apresenta um solo duro e com muitas plantas invasoras. Foi necessária a intervenção dos técnicos do horto na limpeza do espaço e preparação da terra para receber as culturas.
8. É feita compostagem?
Não
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Frutícolas: um pessegueiro, uma amoreira, cinco oliveiras.
Horticulas: batata, cebola, couve, abóbora, pepino, cenoura, bróculo e espinafres.
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega será automática (feita por aspersores de água) e ocasionalmente quando se verificar as condições atmosféricas propícias com a água da chuva e regadores manuais.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
A monitorização será feita por observação direta.
Semanalmente, e o controle de eventuais pragas manual, sem recurso a qualquer químico.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Feira na escola
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
Realizar-se-á no final do ano letivo uma venda “Vem D’arte” destinada a toda a comunidade escolar e familiar para vender artigos e produtos elaborados pelas crianças do Colégio, e neste sentido pretendemos ter uma banca com os produtos cultivados na nossa horta.