Colégio Efanor

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Existe desde a abertura do Colégio no ano letivo de 2008/09, mas foi sofrendo algumas alterações de espaço e de dinamização.

2. Área aproximada da horta (m²)

250m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

16

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Área de Formação pessoal e Social e do Conhecimento do Mundo.

3.3. N.º de alunos envolvidos

340

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

10

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Pretendemos que as famílias se envolvam nesta ação.
Os familiares serão convidados a acompanhar o desenvolvimento da horta, nas suas diferentes fases, ao longo do ano e contribuindo com a participação direta no cultivo de hortícolas ou explorando temáticas em torno da horta e seus constituintes. Poderão contribuir também com a oferta de sementes e plantas para cultivar.
Gerível de acordo com a disponibilidade e motivação dos familiares.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Consciencialização para o respeito, conservação e importância dos espaços verdes

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A dinamização e coordenação da horta é da responsabilidade da equipa eco-escolas (duas educadoras e duas professoras de 1º ciclo), mas o tratamento, cultivo e manutenção da horta é da responsabilidade da equipa de educadoras e crianças de pré-escolar, professoras e alunos do 1º ciclo.
Semanalmente, em pequenos grupos, farão a manutenção e preparação do solo para receber os produtos hortícolas de acordo com o calendário estipulado.

7. Como é feita a preparação do solo?

O local da horta apresenta um solo duro e com muitas plantas invasoras. Foi necessária a intervenção dos técnicos do horto na limpeza do espaço e preparação da terra para receber as culturas.

8. É feita compostagem?

Não

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Frutícolas: um pessegueiro, uma amoreira, cinco oliveiras.
Horticulas: batata, cebola, couve, abóbora, pepino, cenoura, bróculo e espinafres.

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega será automática (feita por aspersores de água) e ocasionalmente quando se verificar as condições atmosféricas propícias com a água da chuva e regadores manuais.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização será feita por observação direta.
Semanalmente, e o controle de eventuais pragas manual, sem recurso a qualquer químico.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Feira na escola

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

Realizar-se-á no final do ano letivo uma venda “Vem D’arte” destinada a toda a comunidade escolar e familiar para vender artigos e produtos elaborados pelas crianças do Colégio, e neste sentido pretendemos ter uma banca com os produtos cultivados na nossa horta.

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Colégio Efanor

Professor coordenador da horta: Andreia Silva e Macrina Fernandes