Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste
a nossa horta bio
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Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
3 ano
2. Área aproximada da horta (m²)
20
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
1
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
No horário da Orientação Educativo de Turma
3.3. N.º de alunos envolvidos
20
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
2
4. As famílias são envolvidas?
Não
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Colheita das ervas aromáticas na confeção de alguns pratos elaborados pelos os alunos. São estes que vão apanhar consoante as suas necessidades. Assim como para elaboração de bebidas.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A professora Filomena de Sousa coordenada as tarefas com os alunos do 1º TCP e o aluno Mário do 2º TCP . É um sistema rotativo, uns fazem a limpeza das ervas daninhas e outros regam. Além do reforço da funcionáia D.Milá.
7. Como é feita a preparação do solo?
Na limpeza optou-se por retirar as cascas de pinheiro, por cavar a terra, retirar parte dela e utilizar terra orgânica. Misturou-se as duas terras mais húmus.
Sómente este ano utilizou-se o compostor. Para o ano será o resultado do compostor.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Todo o material orgânico vindo da cozinha escolar.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Vários tipos de ervas aromáticas.
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Foi atribuído ao grupo de trabalho as regas semanais. Utilizou-se a água da companhia, em virtude do espaço ser muito pequeno inviabilizando a recolha da água da chuva.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
É feita a monitorização quando há rega.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Confecção de sopas e outros pratos
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
Tratando-se de uma Escola de Hotelaria e Turismo, o uso das ervas, é frequente. Toda a comunidade escolar usufrui o seu no consumo no refeitório da escola.
Os alunos colhem as ervas aromáticas nas suas confecções tanto na cozinha como no bar.
Os comentários dos alunos são motivadores, de realçar, "Estas ervas aromáticas tem um sabor diferente das que utilizamos, tem um cheiro e sabor tão intenso"
Fotografias
Atividade 2
Descrição
Fotografias
Atividade 3
Descrição
Fotografias
15. Outros aspetos de realce da horta
A horta dos produtos hortícolas, não teve grande produtividade. Da sementeira, só enraizaram as ervilhas e mesmo estas teve uma produção insignificante (0.5kg). O terreno não ficou bem tratado , talvez para o ano, com o produto do compostor, conseguia-se uma maior produção.