Associação Mãe Galinha
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Desde que somos eco escola, á 6 anos
2. Área aproximada da horta (m²)
10m 2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
jardim infancia
3.3. N.º de alunos envolvidos
43
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
5
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
No inicio do ano e em reunião de concelho são convidados a refletir, planear e participar e sempre que queiram podem vir ajudar, sem ser convidados.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
A HORTA revela vários fatores positivos e de impacto na comunidade, tal como:
- cesta dos produtos para levar para casa (que normamlmente tem limoes e ervas aromáticas)
- confeção de refeições (sopa e salada) com os produtos da horta
- cabazes que são sorteados
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta é da responsabilidade da sala de jardim de infância (Galarós) e para isso os meninos tem tarefas diárias.
A compostagem é feita pelos meninos da sala dos 2/3 anos (Patinhos)
7. Como é feita a preparação do solo?
A preparação do solo é feita no inicio do ano letivo com a colaboração das famílias:
- reunião preparatória com as familias
- limpeza do solo com as familias
- colocação do composto com as crianças
- inicio das sementeiras com os avós
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Os materiais são os seguintes
- VERDES: cascas de legumes; ervas daninhas verdes; estrume verde; cascas de frutas; folhas verdes; borras de café; sacos de chá; cascas de ovos picadinhos: urtigas
- SECOS: folhas secas; ervas secas pelo sol; cascas de conchas picadas; cascas de cebolas; palha; papel rasgado; serradura
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
- ervas aromáticas (hortelã, salsa, coentros, poejos; tomilho)
- batatas
- couves
- repolhos
- couve-flor
- cenouras
- ervilhas
- favas
- feijão verde
- tomates
- pimentos
- árvores de fruto (cerejeira, pereira, limoeiro, laranjeira)
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A água é recolhida para um depósito grande, de seguida a gestão da rega é feita pela sala dos galarós, através dos eu mapa de atividades (2 em 2 dias aproximadamente)
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
É sim, semanlamente
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Sim
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Houve ataque de formigas á horta. Colocámos borras de café em redor das árvores.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Confecção de sopas e outros pratos
- Outra
Outra, qual?
cabazes; saladas
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
- A confeção de saladas, é feita com regularidade e sempre que a horta nos dá legumes que permita essa atividade. Normalmente são as salas dos 2/3 anos e jardim de infância que as fazem.
- Cabazes - por norma fazemos 1 a 2 cabazes da horta que são sorteados na festa de natal, e na festa de final de ano. Sendo um dos pontos altos da nossa festa
Fotografias
Atividade 2
Descrição
Confeção de saladas
Fotografias
Atividade 3
Descrição
Preparação de cabazes para serem sorteados