Horta pequena (até 50m²)


A horta existe há um ano e meio
50m2
2
Todo o trabalho e feito fora do horário letivo
10
1
Sim
Foi solicitado a todos os alunos contributos quer em mão-de-obra, quer em plantas, sementes ... alguns alunos trouxeram sementes e/ou plantas que os pais/ EE, familiares conseguiram arranjar.
Sempre que é possível e as plantações o permitem, são preparados pelos alunos os alimentos da horta e disponibilizados no self-service para consumo de todos. Ervas aromáticas e chás são utilizados recorrentemente.
Após solicitação de contributos por parte dos alunos, disponibilizaram-se alguns a quem foi distribuída uma parte do terreno, consoante a área que cada grupo queria/poderia trabalhar. Com a colaboração da Loka Aki, o terreno foi dividido em talhões, feitos os carreiros de passagem e delineados os vários espaços.
Cada grupo responsabilizou-se pela preparação, seleção de plantações e pela manutenção semanal (rega, monda, etc)
Este ano ocupou-se o lote de terreno da horta do ano anterior. Foi necessário limpar, cavar, fertilizar e replantar o que ainda existia. A limpeza foi feita com enxadas, mobilizada toda a turma de Gestão e Produção de Cozinha e dois alunos de Gestão de Turismo.
Para fertilizar usou-se o composto orgânico cedido pela Algar e transportado numa carrinha da União de Freguesias de Faro.
Sim
Inicialmente decidimos fazer compostagem com as cascas de fruta e legumes usados na cozinha. Pouco tempo depois verificou-se a existência de roedores na zona e, por uma questão de saúde pública, desativou-se o compostor.
Foram replantadas as ervas aromáticas do ano anterior e plantaram-se outras. Plantaram-se couves de vários tipos.
Apostou-se nas flores comestíveis para serem utilizadas na cozinha e em produtos pouco comuns, mas que esporadicamente utilizam nas confeções culinárias (malaguetas de vários tipos e legumes baby).
Semeou-se salsa, coentros, morangos, courgettes e feijão.
Não
Foi instalada rega automática com aspersores.
Não
Sim
As couves foram atacadas por lagartas que não conseguimos combater, pelo que várias couves foram totalmente comidas.
Não
Sempre que era necessário, os alunos de cozinha ou de Restauração e Bebidas recorriam às ervas aromáticas para confeção/ empratamentos e águas aromatizadas ou bebidas compostas.
As alfaces e alguns tomates já foram utilizados em saladas. Os courgettes ainda estão em crescimento.
As ervas aromáticas foram utilizadas para a cozinha, aromatizar águas e fazer infusões.