Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve
a nossa horta bio
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Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
A horta existe há um ano e meio
2. Área aproximada da horta (m²)
50m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Todo o trabalho e feito fora do horário letivo
3.3. N.º de alunos envolvidos
10
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
1
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Foi solicitado a todos os alunos contributos quer em mão-de-obra, quer em plantas, sementes ... alguns alunos trouxeram sementes e/ou plantas que os pais/ EE, familiares conseguiram arranjar.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Sempre que é possível e as plantações o permitem, são preparados pelos alunos os alimentos da horta e disponibilizados no self-service para consumo de todos. Ervas aromáticas e chás são utilizados recorrentemente.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Após solicitação de contributos por parte dos alunos, disponibilizaram-se alguns a quem foi distribuída uma parte do terreno, consoante a área que cada grupo queria/poderia trabalhar. Com a colaboração da Loka Aki, o terreno foi dividido em talhões, feitos os carreiros de passagem e delineados os vários espaços.
Cada grupo responsabilizou-se pela preparação, seleção de plantações e pela manutenção semanal (rega, monda, etc)
7. Como é feita a preparação do solo?
Este ano ocupou-se o lote de terreno da horta do ano anterior. Foi necessário limpar, cavar, fertilizar e replantar o que ainda existia. A limpeza foi feita com enxadas, mobilizada toda a turma de Gestão e Produção de Cozinha e dois alunos de Gestão de Turismo.
Para fertilizar usou-se o composto orgânico cedido pela Algar e transportado numa carrinha da União de Freguesias de Faro.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Inicialmente decidimos fazer compostagem com as cascas de fruta e legumes usados na cozinha. Pouco tempo depois verificou-se a existência de roedores na zona e, por uma questão de saúde pública, desativou-se o compostor.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Foram replantadas as ervas aromáticas do ano anterior e plantaram-se outras. Plantaram-se couves de vários tipos.
Apostou-se nas flores comestíveis para serem utilizadas na cozinha e em produtos pouco comuns, mas que esporadicamente utilizam nas confeções culinárias (malaguetas de vários tipos e legumes baby).
Semeou-se salsa, coentros, morangos, courgettes e feijão.
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Foi instalada rega automática com aspersores.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Não
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Sim
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
As couves foram atacadas por lagartas que não conseguimos combater, pelo que várias couves foram totalmente comidas.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Confecção de sopas e outros pratos
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
Sempre que era necessário, os alunos de cozinha ou de Restauração e Bebidas recorriam às ervas aromáticas para confeção/ empratamentos e águas aromatizadas ou bebidas compostas.
Fotografias
Atividade 2
Descrição
As alfaces e alguns tomates já foram utilizados em saladas. Os courgettes ainda estão em crescimento.
Fotografias
Atividade 3
Descrição
As ervas aromáticas foram utilizadas para a cozinha, aromatizar águas e fazer infusões.