Escola EB 2,3 Cónego João Jacinto Gonçalves de Andrade
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
6
2. Área aproximada da horta (m²)
126,7 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Educação Tecnológica; Educação Visual; Ciências Naturais
3.3. N.º de alunos envolvidos
30
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
0
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Ao longo do ano letivo foi solicitado aos alunos do Clube ECO a colaboração para trazerem plantas ou sementes de diversas hortícolas, de modo a enriquecer a nossa Horta Bio, assim como, no primeiro Conselho Eco-Escola, alguns docentes pertencentes a este Conselho e a representante dos pais dispuseram-se a trazer plantas de hortícolas, para cultivo na horta da escola. Foram recebidas várias plantas ao longo do ano letivo, nomeadamente na altura em que os canteiros da nova horta estavam prontos para cultivo (meses de fevereiro e março).
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
A Horta Bio proporciona o trabalho colaborativo e o desenvolvimento de projetos envolvendo a flexibilidade curricular, permitindo aos alunos o contacto direto com este espaço.
Para além disso, as hortícolas cultivadas, são usadas para consumo na escola, uma vez que as auxiliares da cozinha e bar colhem as diversas culturas produzidas, para confeção de alimentos, ao mesmo tempo permite uma certa poupança económica para a escola. Além destes exemplos, a horta tem impacto na comunidade escolar com os seguintes objetivos:
- Realização de mercadinhos com os produtos obtidos na Horta Bio;
- Conhecer as técnicas associadas à agricultura biológica;
- Promover a sustentabilidade do meio ambiente;
- Otimizar o funcionamento do compostor existente na Escola;
- Fornecer ervas aromáticas e alguns alimentos produzidos na horta para consumo escolar.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção é realizada pelos docentes do Clube e alunos, estando também envolvidos no regadio auxiliares da escola.
7. Como é feita a preparação do solo?
A monda das ervas, bem como a mobilização é executada pelos coordenadores e alunos do clube Eco. A fertilização do solo é realizada através de composto adicionado à horta. Outro método de fertilização do solo, é a colocação de plantas de urtiga num tanque de água (25 l) durante vários meses. Esta água é diluída e posteriormente adicionada em várias fases no solo, com o objetivo de enriquecê-lo em nutrientes, nomeadamente em azoto.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Restos selecionados da cantina e bar dos alunos, bem como, resíduos verdes ou secos, provenientes da jardinagem e da horta.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
morangos, couve brócolos; couve "todos-os-dias", maracujá, beterraba, cebola, alho francês, tomate cherry, espinafres, salsa, pimenteira (piri-piri), planta de pimentões, beringela, pepinos, ervas aromáticas (erva cidreira, segurelha, manjerico e coentros), intercaladas nestas culturas.
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A água das chuvas é recolhida num tanque adjacente à escola. Existe uma conduta que transporta essa água até ao sistema de rega manual (mangueiras), usada posteriormente para regadio da horta.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim. Através de observação direta.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Sim
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Na árvore araçaleiro.
Praga idêntica a uma lapa que libertava uma substância pegajosa.
Os alunos do clube Eco, periodicamente, fizeram lavagens à árvore, com sabão azul diluído em água.
Este tratamento deixava-se atuar durante alguns dias e seguidamente a árvore era lavada novamente com água corrente, fazendo desaparecer esta praga.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Feira na escola
- Confecção de sopas e outros pratos
- Concursos
- Aulas na horta
- Outra
Outra, qual?
Projetos no âmbito da flexibilidade curricular.
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
Feira na Escola - Mercadinho das suculentas
Atividade realizada no 1ºperíodo na quadra do Natal, na qual de alguma forma,esteve envolvida toda a comunidade escolar. Uns na venda, outras na divulgação, outros no cultivo/manutenção, cedência de plantas e outros na compra das mesmas.
A atividade teve bastante êxito, verificando-se quer pelos comentários de satisfação da comunidade escolar, que recorreram a estas plantas para ofertas de Natal, quer pelas verbas angariadas. que servirão para as despesas do clube na aquisição de material necessário.
Fotografias
Atividade 2
Descrição
Projetos no âmbito da flexibilidade curricular - Projeto desenvolvido ao longo do ano letivo, no âmbito da flexibilidade curricular, na turma do 5ºA.
Esta turma abrangia alunos com dificuldades no cumprimento de regras e socialização,pelo que alguns docentes recorreram a este espaço para dinamizar atividades que permitiram cativar a atenção e empenho no processo ensino-aprendizagem destes alunos.
Ao longo do ano foi desenvovido o projeto a "Sementinha" no qual articularam várias disciplinas, nomeadamente Educação Visual, Educação tecnológica, TIC, Português, Ciências Naturais, etc.
No primeiro período foi realizada a sementeira de amores perfeitos, pelos alunos, posteriormente foi feita a transplantação da qual resultou um vaso que foi decorado e oferecido em datas festivas (dia da mãe, dia de são valentim, etc...). Esta atividade culminou com a elaboração de um quadro que incluía a flor seca
Fotografias
Atividade 3
Descrição
Workshop - Arranjos florais secos
Atividade realizada no 3ºperíodo para toda a comunidade educativa.Ao longo do ano, foram semeadas e cultivadas plantas (stetice e flores de papel) para poderem ser usadas neste workshop, bem como, recolha de várias plantas que pudessem ser usadas no mesmo.
O balanço global da atividade foi bastante positivo uma vez que os participantes realizaram trabalhos com bastante criatividade e manifestaram interesse na repetição de atividades semelhantes.
Fotografias
15. Outros aspetos de realce da horta
A nossa horta no inicio do 2ºperíodo foi alvo de uma intervenção, resultando numa remodelação do espaço da horta. Por este motivo no final do 2ºperíodo tivemos de fazer um novo plantio das nossas hortícolas, resultando assim, num atraso do desenvolvimento de algumas culturas, nomeadamente a beringela, pimenteiros, etc...