Escola Básica Trigal de Santa Maria

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

6 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

50

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Ciências Naturais

3.3. N.º de alunos envolvidos

50

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

1

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

As famílias são convidadas a colaborar, nomeadamente, nos materiais a utilizar no rebordo dos canteiros...

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A comunidade e os alunos gostam de ver a horta biológica bem cuidada e colher os produtos da mesma para futura utilização, em casa.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Temos o Clube do Ambiente, onde professores e alunos participam.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo foi feita por dois adultos externos à Escola.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com folhas, cascas de legumes e hortaliças.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

No 1º período, começamos por plantar couve e alface: Noutro mês, favas. A seguir, ervilhas e nabos.
No 2º período colocamos a rede para as ervilhas de quebrar poderem se orientar verticalmente; plantámos cebolo; nos meses restantes do 2º e 3º período, começamos a apanhar o que semeamos e plantamos.

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Existe um sistema de rega, gota a gota.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Sempre que damos conta das mesmas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Aulas na horta
  • Outra

Outra, qual?

Alimentação Sustentável

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

Como na planificação da disciplina de Ciências Naturais contém o tema das plantas pudemos ir com os alunos à horta e/ou incentivá-los a trabalhar e a colaborar com os alunos inscritos no Clube do Ambiente, na horta.

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Como a Escola se encontra inscrita no projeto Erasmus + "Alimentação Sustentável" foi feito um concurso neste âmbito "Prato + Saudável" para todo o 2º ciclo no 1º período e o tema associado a este, agricultura biológica, foi trabalhado no 2º período tendo sido realizada uma sessão teórica orientada por uma Engª especializada no assunto e foram realizadas 2 visitas de estudo a duas quintas que trabalham a agricultura biológica integrado no projeto Erasmus + "SUSDI SUSTAINTABLE".

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Alunos do Erasmus +, do projeto SUSDI SUSTAINTABLE oriundos de 3 países, Áustria, Eslováquia, Espanha e alunos da nossa Escola, envolver-se-ão em trabalhos de 2 canteiros da horta, no 2º período, para tomarem consciência, da importância da agricultura biológica, na alimentação diária das pessoas.

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

https://globalactiondays.abae.pt/ https://pt-pt.facebook.com/groups/683208545141374/

 

Publicado por: avatar Escola Básica Trigal de Santa Maria

Professor coordenador da horta: Graça Vilela