Escola Básica Trigal de Santa Maria
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
6 anos
2. Área aproximada da horta (m²)
50
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
4
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Ciências Naturais
3.3. N.º de alunos envolvidos
50
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
1
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
As famílias são convidadas a colaborar, nomeadamente, nos materiais a utilizar no rebordo dos canteiros...
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
A comunidade e os alunos gostam de ver a horta biológica bem cuidada e colher os produtos da mesma para futura utilização, em casa.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Temos o Clube do Ambiente, onde professores e alunos participam.
7. Como é feita a preparação do solo?
A preparação do solo foi feita por dois adultos externos à Escola.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Com folhas, cascas de legumes e hortaliças.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
No 1º período, começamos por plantar couve e alface: Noutro mês, favas. A seguir, ervilhas e nabos.
No 2º período colocamos a rede para as ervilhas de quebrar poderem se orientar verticalmente; plantámos cebolo; nos meses restantes do 2º e 3º período, começamos a apanhar o que semeamos e plantamos.
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Existe um sistema de rega, gota a gota.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim. Sempre que damos conta das mesmas.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Aulas na horta
- Outra
Outra, qual?
Alimentação Sustentável
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
Como na planificação da disciplina de Ciências Naturais contém o tema das plantas pudemos ir com os alunos à horta e/ou incentivá-los a trabalhar e a colaborar com os alunos inscritos no Clube do Ambiente, na horta.
Fotografias
Atividade 2
Descrição
Como a Escola se encontra inscrita no projeto Erasmus + "Alimentação Sustentável" foi feito um concurso neste âmbito "Prato + Saudável" para todo o 2º ciclo no 1º período e o tema associado a este, agricultura biológica, foi trabalhado no 2º período tendo sido realizada uma sessão teórica orientada por uma Engª especializada no assunto e foram realizadas 2 visitas de estudo a duas quintas que trabalham a agricultura biológica integrado no projeto Erasmus + "SUSDI SUSTAINTABLE".
Fotografias
Atividade 3
Descrição
Alunos do Erasmus +, do projeto SUSDI SUSTAINTABLE oriundos de 3 países, Áustria, Eslováquia, Espanha e alunos da nossa Escola, envolver-se-ão em trabalhos de 2 canteiros da horta, no 2º período, para tomarem consciência, da importância da agricultura biológica, na alimentação diária das pessoas.
Fotografias
15. Outros aspetos de realce da horta
15.1. Link para a página da horta
https://globalactiondays.abae.pt/ https://pt-pt.facebook.com/groups/683208545141374/