Escola Básica 2,3 de S. Torcato

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta existe à 3 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

90 metros quadrados.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Educação Tecnológica, Educação Visual e Ciências Naturais.

3.3. N.º de alunos envolvidos

30

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

2

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Fornecimento de algumas sementes, preparação da terra através de máquina adequada.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Conhecimento da horticultura e dos produtos desde a sementeira à sua colheita (produto final). O trabalhar a terra, todo o envolvimento dos alunos e aprendizagem da evolução de alguns alimentos, da sua origem até à mesa de cada um de nós.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

O Professor responsável dinamiza todas as tarefas de manutenção da horta de acordo com a necessidade de intervenção, solicitando os alunos diretamente envolvidos, sempre que necessário.

7. Como é feita a preparação do solo?

A primeira mobilização do solo procedeu-se com a ajuda de trator de um Encarregado de Educação. Posteriormente os alunos prepararam o terreno com as orientações do professor, com o auxilio de material apropriado.

8. É feita compostagem?

Não

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface, cenoura, beringela, pimentos, couve roxa, malagueta, repolho, tomate, morangueiro, couve penca, cebolas, batatas, feijão, abóboras, espinafres.

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Até ao momento não foi necessário uma gestão para a rega devido à intensa época de chuva.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Observação direta no terreno.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Sem recurso a pesticidas ou outros recursos químicos.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Aulas na horta

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

Os alunos de 6.º Ano com a colaboração da Coordenadora do Eco-Escolas e o Professor Jaime Saro, procederam à plantação de algumas sementes para posteriormente visualizarem a sua germinação, e o fruto conteúdo lecionado nas aulas de Ciências Naturais.
No âmbito da disciplina de Matemática os alunos calcularam a área de cada plantação.

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

Facebook do agrupamento de Esolas do Vale de S.Torcato

 

Publicado por: avatar Escola Básica 2,3 de S. Torcato

Professor coordenador da horta: Paula Marília Moreiras Lopes