Escola Básica 2,3 de S. Torcato
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
A horta existe à 3 anos
2. Área aproximada da horta (m²)
90 metros quadrados.
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Educação Tecnológica, Educação Visual e Ciências Naturais.
3.3. N.º de alunos envolvidos
30
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
2
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Fornecimento de algumas sementes, preparação da terra através de máquina adequada.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Conhecimento da horticultura e dos produtos desde a sementeira à sua colheita (produto final). O trabalhar a terra, todo o envolvimento dos alunos e aprendizagem da evolução de alguns alimentos, da sua origem até à mesa de cada um de nós.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
O Professor responsável dinamiza todas as tarefas de manutenção da horta de acordo com a necessidade de intervenção, solicitando os alunos diretamente envolvidos, sempre que necessário.
7. Como é feita a preparação do solo?
A primeira mobilização do solo procedeu-se com a ajuda de trator de um Encarregado de Educação. Posteriormente os alunos prepararam o terreno com as orientações do professor, com o auxilio de material apropriado.
8. É feita compostagem?
Não
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Alface, cenoura, beringela, pimentos, couve roxa, malagueta, repolho, tomate, morangueiro, couve penca, cebolas, batatas, feijão, abóboras, espinafres.
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Até ao momento não foi necessário uma gestão para a rega devido à intensa época de chuva.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Observação direta no terreno.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Sem recurso a pesticidas ou outros recursos químicos.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Aulas na horta
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
Os alunos de 6.º Ano com a colaboração da Coordenadora do Eco-Escolas e o Professor Jaime Saro, procederam à plantação de algumas sementes para posteriormente visualizarem a sua germinação, e o fruto conteúdo lecionado nas aulas de Ciências Naturais.
No âmbito da disciplina de Matemática os alunos calcularam a área de cada plantação.
Fotografias
Atividade 2
Descrição
Fotografias
Atividade 3
Descrição
Fotografias
15. Outros aspetos de realce da horta
15.1. Link para a página da horta
Facebook do agrupamento de Esolas do Vale de S.Torcato