Escola Sec. Anselmo de Andrade
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Desde 2007/2008
2. Área aproximada da horta (m²)
160
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
6
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Geografia, Ciências Naturais, Formação Cívica, Cidadania e Desenvolvimento, Informática
3.3. N.º de alunos envolvidos
20
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
3
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
As famílias enviam restos de vegetais para a compostagem e alguns encarregados de educação participam semanalmente nos trabalhos da Horta e fornecendo plantas, sementes e placas de identificação dos vegetais.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
O projeto visa fomentar nos alunos atitudes de valorização do património natural e promover estilos de vida saudáveis com base no envolvimento dos alunos em atividades extra letivas de manutenção da horta biológica da escola (criada no ano letivo 2007/2008) e de um pequeno jardim mediterrânico e em atividades letivas e extra letivas de caráter multidisciplinar e inter-ciclos.
Pretende-se continuar a envolver nas atividades do projeto alguns alunos mais problemáticos de turmas do ensino básico, como forma de criar atitudes mais positivas face à escola.
Com este projeto pretende-se ainda dar resposta a preocupações da comunidade escolar em relação aos espaços degradados do pátio da escola, e à mudança de atitude dos alunos no sentido da preservação desses espaços.
No presente ano letivo estão também a participar alunos com necessidades educativas especiais e cujas aprendizagens relacionadas com este projeto podem constituir uma mais-valia para o seu futuro; estão a ser efetuadas atividades com a colaboração professores de várias disciplinas: Ciências Naturais, Educação Física, Geografia e Informática. O projeto permite desenvolver atividades com vista à promoção de estilos de vida saudáveis (consumo de vegetais, de fruta ...).
Verifica-se também, com muito agrado, a adesão de vários alunos de 5º ano que, voluntariamente, têm contribuído para a manutenção dos espaços em apreço e ampliado conhecimentos sobre espécies vegetais, climas, solos, entre outros aspetos.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta é feita semanalmente (2 momentos distintos: terça e sexta-feira) com grupos de alunos orientados por um ou mais professores responsáveis e com a colaboração de encarregados de educação.
Os alunos mais novos (5º ano) tratam da sementeira, plantação e monda.
Aos alunos mais velhos são solicitadas tarefas de reparação das cercas e construção de canteiros
7. Como é feita a preparação do solo?
Todo o trabalho de limpeza e mobilização é feita manualmente com os instrumentos básicos (sacholas, sachos, ancinhos...) e a fertilização é feitas com o composto produzido na pilha de compostagem produzido ao longo do ano anterior.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Aproveitamento de restos de vegetais, cascas de fruta, cascas de ovos, saquetas de chá, pé de café trazidos por alunos, professores e funcionários.
Estes restos são colocados em pilha intercalados com materiais verdes (erva e folhas) e castanhos (caruma, folhas secas e cascas de frutos secos).
Este material é regado (humidade) e revolvidos com alguma regularidade.
No final do ano, o material mais antigo é utilizado como fertilizante natural.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Couves portuguesa, lombarda e galega, brócolos, alfaces, espinafres, batata, batata doce, cenoura, cebola, nabiça, alho francês, favas e ervilhas e morangos, tomateiros e pimenteiros.
Plantas aromáticas: lucia-lima, hortelã, erva príncipe, alfazema e cidreira.
Framboeseiras,
Árvores de fruto: damasqueiro, pereiras, pessegueiros.
Roseiras de Portugal, outras roseiras calêndulas, margaridas, borragem, cravo túnico, ervilha de cheiro, sardinheiras, madressílva, roselha grande, loureiro, estevas e a vinca.
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Aproveitamento da água da chuva em recipientes de plástico reutilizáveis.
Nos períodos sem chuva é utilizada a água da rede com os cuidados inerentes a uma utilização sustentável. A horta é regada de manhã ou ao final da tarde.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
É feita a monitorização por observação direta, semanalmente.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
O cuidados de utilização de plantas específicas e consociações minimizam os riscos de pragas.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Feira na escola
- Feira na comunidade
- Aulas na horta
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
Mostra de Ensino de Almada,de 2 a 4 de abril, a Horta Biológica da Escola Básica e Secundária Anselmo de Andrade esteve no Mercado das Torcatas, Foram dinamizados workshops relacionados com as hotas na varanda e compostagem.
Fotografias
Atividade 2
Descrição
Feira na comunidade.
Fotografias
Atividade 3
Descrição
Aulas na horta - Participação voluntária de alunos do 12B, no âmbito da disciplina de Química, professora Rita Rato, na manutenção de alguns verdes da escola. Trabalho conjunto visando um desenvolvimento sustentável.