Horta pequena (até 50m²)



Desde sempre
40 m2
9
Conhecimento do Mundo
180
11
Sim
3 vezes por semana
Por vezes, os próprios alunos fazem a colheita de produtos e entregam na cozinha para que os ingredientes sejam confecionados. Estão-se a produzir alguns alimentos que até então eram recusados, como por exemplo favas, chá, physalis…
Em setembro a terra é limpa e avaliada, pelas educadoras. Posteriormente os familiares são convidados a participar na monitorização desta.
Em setembro, a terra é lavrada. Foram colocados adubos biológicos para fertilizar a terra.
Não
Não, mas pretende-se iniciar o processo.
• Alecrim, Hortelã, Cana de açúcar, …
• Alface, Couve, Brócolos, Feijão, Ervilhas, Beterraba, …
• Laranjeira, Diospireiro, Pera melão,Limoeiro, Loureiro….
Não
A horta é regada, no mínimo, 3 vezes por semana.
Não
Pragas em concreto não, mas recorre-se à eliminação das plantas daninhas (arrancar), sempre que necessário
Não
Os alunos da pré-escolar fazem, frequentemente, chá com as nossas ervas da horta (príncipe, hortelã, ...).
Por vezes são enviados para casa alguns ingredientes de forma a que os pais possam utilizar numa refeição.
Desenvolvem-se atividades em colaboração com os Encarregados de Educação.
No âmbito da disciplina de Ciências Naturais, os alunos do 8º ano desenvolveram uma atividade com o objetivo de se estudar a relação entre os fatores bióticos e abióticos da nossa horta, enquanto ecossistema. Avaliaram-se alguns fatores ambientais (humidade, temperatura, pH e luminosidade) e identificaram-se alguns seres vivos existentes no ecossistema. Os alunos avaliaram, igualmente, as relações bióticas entre os seres vivos existentes na horta para compreender a relação entre os produtores e consumidores.
Foi contruída uma horta vertical reutilizando-se garrafas de plástico. .