Escola EB nº1 da Lousã

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

36m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Ciências Naturais e Oficina de projeto e alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA)sala mediadora de aprendizagem1

3.3. N.º de alunos envolvidos

30

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

3

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Através da doação, envio e entrega de produtos hortícolas para plantar/ semear.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Consciencialização para a prática de agricultura biológica, cuidado em regar e manter as culturas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Escalonagem de tarefas e elaboração de mapa descritivo por semana

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo foi “cavado” com o apoio de uma AAE com a colaboração dos alunos envolvidos, as culturas foram sachadas pelos alunos, a limpeza e remoção de ervas daninhas é feita pelos alunos envolvidos, a fertilização foi realizada uma única vez (realizada com a mistura de água da chuva + urtigas, colocadas num recipiente durante 4 dias, depois coada a água, separando as urtigas e regadas as culturas).

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com restos de fruta

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface, alho francês, feijão, abobora, espinafres, courgete, meloa, salsa, tomate, pepino, tomate cherry, pimento, cebola, couve.

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Conforme as necessidades em água, um grupo de alunos procede à rega.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

semanalmente

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Formigas. Colocando perto das formigas vinagre, promovemos a fuga das formigas da zona da horta.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Feira na escola
  • Feira na comunidade
  • Confecção de sopas e outros pratos
  • Concursos
  • Aulas na horta

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

A recolha e venda de produtos da horta, na maioria das vezes foi realizada pelos alunos da unidade, o que promove uma maior autoestima e responsabilidade nestes alunos. Foi uma iniciativa ótima e saludar dado que para alguns alunos foi a primeira vez que semearam, regaram e cuidaram de uma horta, muitos deles nunca tinham pegado numa enxada, ou regado uma planta/horta, ou mexido na terra. Écom um enorme prazer, que neste momento todos os alunos, com muito agrado se dirigem à horta, regam, promovem a apanha de ervas daninhas, colocam os paus nos tomateiros m, feijão e regam. Os alunos que possuem em casa, ou nos seus vizinhos ou familiares, trazem produtos hortícolas para semear/ plantar.

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola EB nº1 da Lousã

Professor coordenador da horta: Mercês de Fátima Fernandes