Escola EB nº1 da Lousã
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2 anos
2. Área aproximada da horta (m²)
36m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
3
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Ciências Naturais e Oficina de projeto e alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA)sala mediadora de aprendizagem1
3.3. N.º de alunos envolvidos
30
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
3
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Através da doação, envio e entrega de produtos hortícolas para plantar/ semear.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Consciencialização para a prática de agricultura biológica, cuidado em regar e manter as culturas.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Escalonagem de tarefas e elaboração de mapa descritivo por semana
7. Como é feita a preparação do solo?
O solo foi “cavado” com o apoio de uma AAE com a colaboração dos alunos envolvidos, as culturas foram sachadas pelos alunos, a limpeza e remoção de ervas daninhas é feita pelos alunos envolvidos, a fertilização foi realizada uma única vez (realizada com a mistura de água da chuva + urtigas, colocadas num recipiente durante 4 dias, depois coada a água, separando as urtigas e regadas as culturas).
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Com restos de fruta
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Alface, alho francês, feijão, abobora, espinafres, courgete, meloa, salsa, tomate, pepino, tomate cherry, pimento, cebola, couve.
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Conforme as necessidades em água, um grupo de alunos procede à rega.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
semanalmente
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Sim
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Formigas. Colocando perto das formigas vinagre, promovemos a fuga das formigas da zona da horta.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Feira na escola
- Feira na comunidade
- Confecção de sopas e outros pratos
- Concursos
- Aulas na horta
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
A recolha e venda de produtos da horta, na maioria das vezes foi realizada pelos alunos da unidade, o que promove uma maior autoestima e responsabilidade nestes alunos. Foi uma iniciativa ótima e saludar dado que para alguns alunos foi a primeira vez que semearam, regaram e cuidaram de uma horta, muitos deles nunca tinham pegado numa enxada, ou regado uma planta/horta, ou mexido na terra. Écom um enorme prazer, que neste momento todos os alunos, com muito agrado se dirigem à horta, regam, promovem a apanha de ervas daninhas, colocam os paus nos tomateiros m, feijão e regam. Os alunos que possuem em casa, ou nos seus vizinhos ou familiares, trazem produtos hortícolas para semear/ plantar.