Escola EB 2,3 Prof. Agostinho da Silva
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Desde que a escola existe.
2. Área aproximada da horta (m²)
50
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Cidadania e Mundo Atual
3.3. N.º de alunos envolvidos
15
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
1
4. As famílias são envolvidas?
Não
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Neste ano letivo, a horta pedagógica começou a ser dinamizada pelos alunos da turma de 7º ano de Percursos Curriculares alternativos (PCA). São alunos que apresentam muitos problemas de comportamento, nomeadamente o cumprimento de regras de saber estar numa sala de aula e de comunicação entre os pares. Por forma a que tenham aulas cada vez mais práticas, estes alunos, em grupo de três e em tempo de aulas, acompanham o professor de Educação Especial, Fernando Quadrado e trabalham na horta. Começaram este projeto no mês de abril. Os grupos vão-se revesando e quando há problemas de comportamento, o castigo é ficarem impedidos de trabalharem na horta. Desde o início deste projeto verificou-se uma melhoria nas atitudes destes alunos. Este demonstram bastante empenho e dedicação quando se encontram na horta e estão sempre desejosos que chegue a sua vez que acompanhar o professor Fernando..
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Todos 15 alunos desta turma fazem um pouco de tudo, uma vez que vão em grupos de três para a horta, sendo que o grupo a seguir continua a tarefa que foi iniciada pelo grupo anterior. Só ficam impedidos de trabalhar na horta os alunos que naquela semana tenham apresentado problemas disciplinares. Na aula de Cidadania e Mundo Atual toda a turma vai para a horta regar e apanhar ervas daninhas.
7. Como é feita a preparação do solo?
Como a escola dispõe de moto-cultivadora, a limpeza e preparação do terreno foi feita com recurso a esta máquina. Os alunos foram instruídos sobre a melhor forma e a mais segura de se trabalhar com esta maquina. A fertilização foi feita com recurso ao composto feito em anos anteriores com as folhas secas dos imensos chopos que a escola possui.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Folhas secas das árvores de folha caduca (Chopo Alba) da escola.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Foram plantadas seguintes culturas: alfaces, tomate, cebolas e courgetes.
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Em anos anteriores foram colocadas joaninhas para controlo de pragas. Neste momento há imensos exemplares que controlam naturalmente as pragas.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Feira na escola
- Aulas na horta
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
No final do ano, os alunos esperam poder realizar uma pequena venda dos produtos hortícolas recolhidos. O dinheiro angariado será para realizarem um pequeno lanche com os professores da turma.
Fotografias
Atividade 2
Descrição
O trabalho na horta tem sido feito no decorrer das aulas em grupos de três.os restante ficam com o docente na sala de aula. Ocasionalmente, na aula de Cidadania e Mundo Atual, toda a turma acompanha o professor para regar a horta e apanhar ervas daninhas. Não dispomos de fotografias neste momento.