Escola EB 2,3 Prof. Agostinho da Silva

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde que a escola existe.

2. Área aproximada da horta (m²)

50

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Cidadania e Mundo Atual

3.3. N.º de alunos envolvidos

15

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

1

4. As famílias são envolvidas?

Não

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Neste ano letivo, a horta pedagógica começou a ser dinamizada pelos alunos da turma de 7º ano de Percursos Curriculares alternativos (PCA). São alunos que apresentam muitos problemas de comportamento, nomeadamente o cumprimento de regras de saber estar numa sala de aula e de comunicação entre os pares. Por forma a que tenham aulas cada vez mais práticas, estes alunos, em grupo de três e em tempo de aulas, acompanham o professor de Educação Especial, Fernando Quadrado e trabalham na horta. Começaram este projeto no mês de abril. Os grupos vão-se revesando e quando há problemas de comportamento, o castigo é ficarem impedidos de trabalharem na horta. Desde o início deste projeto verificou-se uma melhoria nas atitudes destes alunos. Este demonstram bastante empenho e dedicação quando se encontram na horta e estão sempre desejosos que chegue a sua vez que acompanhar o professor Fernando..

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Todos 15 alunos desta turma fazem um pouco de tudo, uma vez que vão em grupos de três para a horta, sendo que o grupo a seguir continua a tarefa que foi iniciada pelo grupo anterior. Só ficam impedidos de trabalhar na horta os alunos que naquela semana tenham apresentado problemas disciplinares. Na aula de Cidadania e Mundo Atual toda a turma vai para a horta regar e apanhar ervas daninhas.

7. Como é feita a preparação do solo?

Como a escola dispõe de moto-cultivadora, a limpeza e preparação do terreno foi feita com recurso a esta máquina. Os alunos foram instruídos sobre a melhor forma e a mais segura de se trabalhar com esta maquina. A fertilização foi feita com recurso ao composto feito em anos anteriores com as folhas secas dos imensos chopos que a escola possui.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Folhas secas das árvores de folha caduca (Chopo Alba) da escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Foram plantadas seguintes culturas: alfaces, tomate, cebolas e courgetes.

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Em anos anteriores foram colocadas joaninhas para controlo de pragas. Neste momento há imensos exemplares que controlam naturalmente as pragas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Feira na escola
  • Aulas na horta

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

No final do ano, os alunos esperam poder realizar uma pequena venda dos produtos hortícolas recolhidos. O dinheiro angariado será para realizarem um pequeno lanche com os professores da turma.

Fotografias

Atividade 2

Descrição

O trabalho na horta tem sido feito no decorrer das aulas em grupos de três.os restante ficam com o docente na sala de aula. Ocasionalmente, na aula de Cidadania e Mundo Atual, toda a turma acompanha o professor para regar a horta e apanhar ervas daninhas. Não dispomos de fotografias neste momento.

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola EB 2,3 Prof. Agostinho da Silva

Professor coordenador da horta: Cláudia Sampaio