Escola Básica e Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
A Escola tem desenvolvido a atividade da horta pedagógica há mais de 22 anos, em vários espaços. No presente ano letivo existem dois espaços de horta: aquele que tem sido o mais utilizado e que referenciamos como horta e alguns canteiros no edifício Jaime
2. Área aproximada da horta (m²)
A horta tem uma área de 63 metros quadrados aproximadamente (7m x 9m).
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
3
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Ciências Naturais e Educação Para a Cidadania
3.3. N.º de alunos envolvidos
35
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
2
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Os alunos transmitem às suas famílias o gosto e os conhecimentos que desenvolvem nos trabalhos na horta. As famílias são convidadas a vir à Escola, no 1º período e ao longo do ano letivo, para colaborar na preparação e manutenção do espaço da horta e também, quando se vendem produtos hortícolas, plantas aromáticas e medicinais, produzidos na horta ou se realiza alguma atividade de divulgação de boas práticas em agricultura biológica.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
A valorização dos conhecimentos e a aquisição de experiências que os alunos intervenientes na atividade vivenciam, têm tido impacto neles próprios e na comunidade educativa, nomeadamente junto dos seus pares, família, professores e demais elementos, que se manifesta através de uma maior sensibilidade na divulgação, produção e consumo de produtos biológicos.
Quando se entende oportuno, são oferecidas aos alunos, para levar para suas casas, algumas sementes e plantas com o objetivo de dar continuidade e fortalecer a sensibilização quer deles próprios quer da sua família.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
No início do ano letivo, é apresentado aos alunos da escola um horário de funcionamento das atividades Eco-Escola, elaborado de acordo com a sua disponibilidade e a dos professores da equipa, para que possam, voluntariamente, inscrever-se. A manutenção da horta é assegurada pelos alunos que se voluntariam, e que se inscrevem na equipa Eco-Escola e da qual fazem, também, parte 3 professores. Esta equipa desenvolveu as atividades relacionadas com a horta biológica, designadamente: preparação do terreno, sementeira e plantação das plantas selecionadas, monda, rega e separação de resíduos para compostagem. Têm vindo a ser melhoradas algumas técnicas agrícolas, designadamente a consociação de culturas e a luta biológica contra pragas. Na sequência da parceria com o AKI, no ano letivo transato, e com a Escola Superior Agrária de Coimbra, ocorreu um incremento de utilização de produtos adequados à agricultura biológica. Durante as interrupções letivas, a rega é normalmente assegurada por um funcionário.
7. Como é feita a preparação do solo?
O solo da horta (argiloso) continua a ser melhorado com a incorporação de areia e de matéria orgânica.
A mobilização é manual e mínima e as ervas não desejadas são arrancadas e deixadas sobre os passeios entre os canteiros para fornecimento de matéria orgânica. No início do ano lectivo foi incorporado no solo todo o composto existente à altura no compostor. As borras de café do bar da Escola são também utilizadas para incorporar no solo da horta. Utilizamos o tremoço-bravo como adubo verde.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
A compostagem é feita com: folhas, ervas, restos de vegetais, borras de café, pacotes de chá, cascas e restos orgânicos, quer da escola quer de casa de alguns professores e outros funcionários. De vez em quando os resíduos, no compostor, são revolvidos para que a compostagem decorra da melhor forma.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Horta: favas, batata, beterraba, alface, alho-francês, cebolas, alhos, tomateiros, espinafres, couve-alta e outras, morangos, fisalis, medronheiros, boldo, salsa, girassóis, camomila, courgettes, tremoço-bravo; erva-príncipe, hortelã e cidreira. Tentamos dispor estas plantas em consociações favoráveis.
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Os contentores oferecidos, há dois anos, por um encarregado de educação e outro pela Junta de Freguesia de Esgueira,são utilizados para armazenamento de água (da chuva e não só) que é utilizada sempre que necessário. Temos um contentor pequeno que recolhe água da chuva. São utilizados uma mangueira e/ou regadores.A rega é efetuada evitando, ao máximo, o desperdício de água. No presente ano letivo choveu muito pouco o que afetou o desenvolvimento das plantas.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Faz-se a monitorização das doenças sempre que se intervém na horta o que acontece, pelo menos, duas vezes por semana.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
No presente ano letivo, não se observou nada de grave. Atendendo a que a área da horta é pequena, foi possivel algum controlo manual.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Feira na escola
- Confecção de sopas e outros pratos
- Aulas na horta
- Outra
Outra, qual?
Divulgação de produtos a utilizar em agricultura biológica.
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
Divulgação de produtos a utilizar em agricultura biológica e de produtos de agricultura biológica, na sala de professores, com alguma regularidade.
Não temos fotografias.
Fotografias
Atividade 2
Descrição
Aulas na horta - alguns conteúdos de Ciências foram lecionados na horta, designadamente a reprodução nas plantas (6º ano).
Também as sementeiras feitas em vaso, na aula, foram transplantadas, nalguns casos para a horta.
Fotografias
Atividade 3
Descrição
Venda de produtos da horta, muito apreciados, a encarregados de educação, professores e outros funcionários.
Fotografias
15. Outros aspetos de realce da horta
Todo o conhecimento e envolvimento dos alunos e outros elementos da comunidade educativa que trabalham e que, de alguma forma, se envolvem em atividades na horta, tem-se revelado muito valioso para o seu futuro e para a sustentabilidade do planeta.
Continuamos a constatar o espanto destes alunos, muitos deles sem qualquer contacto com a realidade do campo, quando se envolvem nestas atividades. Mas também se nota que há mais alunos sensibilizados para estas práticas de preservação da saúde e do ambiente.