Escola EB Torrinha
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
13 anos
2. Área aproximada da horta (m²)
217 m²
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
15
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Português, Estudo do meio, Matemática, Artes.
3.3. N.º de alunos envolvidos
296
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
4
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Trabalhos de compostagem e manutenção (sempre que necessário).
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Mantém a relação escola-família, através das atividades que se realizam (cuidar da
horta - limpeza e manutenção, compostagem); perceção das práticas de escola pelos
encarregados de educação); consumo de alimentos associados a boas práticas.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
No início do ano letivo o espaço da horta é ‘apresentado’ a todas as turmas do jardim-de-infância e 1º ciclo. As tarefas são distribuídas por todas as turmas, de acordo com as suas preferências (amanho da terra, estudo do solo da horta e conhecimento dos utensílios necessários para os trabalhos da horta, compostagem e trabalhos de manutenção – poda e manutenção dos caminhos, regar, colocar estacas, como exemplos - plantações diversas).
7. Como é feita a preparação do solo?
No início do ano letivo procede-se ao arranque das ervas daninhas. Cava-se a terra com enxada ou sacho, de forma que fique solta e fofa.
Como a nossa horta é uma horta biológica, é utilizado o composto orgânico feito no ano letivo anterior.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
No fundo do compostor é colocado material seco: pequenos ramos de árvores, galhos finos, folhas secas e palha, para que não haja compactação de resíduos e permita a circulação do ar.
Após esta camada, coloca-se lixo orgânico (restos de frutas, cascas de batatas, restos de legumes e hortaliças, cascas de ovos, saquinhos de chá e borras de café). Em seguida coloca-se nova camada de folhas secas e assim sucessivamente até encher.
Depois… é só esperar que os caracóis, os bichos-de-conta, as minhocas… e os micro-organismos façam o seu trabalho. Rega-se também de vez em quando.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Não existe na sua essência, mas temos conhecimento dessa possibilidade; do facto, utilizamos a salsa, como planta companheira, para afastar os caracóis.
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Manual
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim, semanalmente, através da visualização/atenção responsável.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Sim
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Caracóis; como os caracóis se afastam de cheiros, colocam-se plantas companheiras como a salsa.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Aulas na horta
- Outra
Outra, qual?
Projetos
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
Área da matemática… (o espaço da horta dividido em talhões)
Fotografias
Atividade 2
Descrição
Plantação com sistema de rega…
Fotografias
Atividade 3
Descrição
Recolha de água sobrante na hora
do almoço…
Fotografias
15. Outros aspetos de realce da horta
Envolvimento dos alunos e sua socialização; conhecimentos relativos à biodiversidade, no âmbito da horta biológica, e práticas de consumo alimentar saudáveis.