Horta grande (superior a 50m²)



13 anos
217 m²
15
Português, Estudo do meio, Matemática, Artes.
296
4
Sim
Trabalhos de compostagem e manutenção (sempre que necessário).
Mantém a relação escola-família, através das atividades que se realizam (cuidar da
horta - limpeza e manutenção, compostagem); perceção das práticas de escola pelos
encarregados de educação); consumo de alimentos associados a boas práticas.
No início do ano letivo o espaço da horta é ‘apresentado’ a todas as turmas do jardim-de-infância e 1º ciclo. As tarefas são distribuídas por todas as turmas, de acordo com as suas preferências (amanho da terra, estudo do solo da horta e conhecimento dos utensílios necessários para os trabalhos da horta, compostagem e trabalhos de manutenção – poda e manutenção dos caminhos, regar, colocar estacas, como exemplos - plantações diversas).
No início do ano letivo procede-se ao arranque das ervas daninhas. Cava-se a terra com enxada ou sacho, de forma que fique solta e fofa.
Como a nossa horta é uma horta biológica, é utilizado o composto orgânico feito no ano letivo anterior.
Sim
No fundo do compostor é colocado material seco: pequenos ramos de árvores, galhos finos, folhas secas e palha, para que não haja compactação de resíduos e permita a circulação do ar.
Após esta camada, coloca-se lixo orgânico (restos de frutas, cascas de batatas, restos de legumes e hortaliças, cascas de ovos, saquinhos de chá e borras de café). Em seguida coloca-se nova camada de folhas secas e assim sucessivamente até encher.
Depois… é só esperar que os caracóis, os bichos-de-conta, as minhocas… e os micro-organismos façam o seu trabalho. Rega-se também de vez em quando.
Não existe na sua essência, mas temos conhecimento dessa possibilidade; do facto, utilizamos a salsa, como planta companheira, para afastar os caracóis.
Sim
Manual
Sim, semanalmente, através da visualização/atenção responsável.
Sim
Caracóis; como os caracóis se afastam de cheiros, colocam-se plantas companheiras como a salsa.
Não
Projetos
Área da matemática… (o espaço da horta dividido em talhões)
Plantação com sistema de rega…
Recolha de água sobrante na hora
do almoço…
Envolvimento dos alunos e sua socialização; conhecimentos relativos à biodiversidade, no âmbito da horta biológica, e práticas de consumo alimentar saudáveis.