Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

7 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

60

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Ciências Agropecuárias e Ciências Naturais

3.3. N.º de alunos envolvidos

9

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

2

4. As famílias são envolvidas?

Não

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta foi dividida em seis espaços, três de responsabilidade individual e três de responsabilidade partilhada por dois alunos.
Ao longo dos trabalhos, os alunos foram interagindo nas tarefas de preparação, manutenção, rega e demais atividades.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo foi mobilizado com a utilização de utensílios agrícolas individuais, como enxadas, ancinhos, raspadeiras e outros.
Não foi efetuada qualquer fertilização.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Foi construído um compostor, com paletes recolhidas numa empresa de construção civil, com aproximadamente 600 litros de volume.
Os materiais utilizados foram "a monda" retirada da horta a que se juntou aparas de madeira recolhidas na carpintaria dos serviços de manutenção da CMAH.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas instaladas foram: couve, cenouras, alhos, favas, alfaces, nabos.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Confecção de sopas e outros pratos
  • Aulas na horta

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

No decorrer do ano letivo, os produtos retirados da horta foram confeccionados pelo curso profissional de cozinha, nomeadamente em dois momentos: comemoração do dia dos amigos e do dia das amigas, e ainda no encerramento da atividades do segundo período.
Os alunos de cozinha premiaram "os agricultores" com biscoitos por eles confeccionados.

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade

Professor coordenador da horta: Paulo Fernandes