Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
7 anos
2. Área aproximada da horta (m²)
60
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Ciências Agropecuárias e Ciências Naturais
3.3. N.º de alunos envolvidos
9
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
2
4. As famílias são envolvidas?
Não
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A horta foi dividida em seis espaços, três de responsabilidade individual e três de responsabilidade partilhada por dois alunos.
Ao longo dos trabalhos, os alunos foram interagindo nas tarefas de preparação, manutenção, rega e demais atividades.
7. Como é feita a preparação do solo?
O solo foi mobilizado com a utilização de utensílios agrícolas individuais, como enxadas, ancinhos, raspadeiras e outros.
Não foi efetuada qualquer fertilização.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Foi construído um compostor, com paletes recolhidas numa empresa de construção civil, com aproximadamente 600 litros de volume.
Os materiais utilizados foram "a monda" retirada da horta a que se juntou aparas de madeira recolhidas na carpintaria dos serviços de manutenção da CMAH.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
As culturas instaladas foram: couve, cenouras, alhos, favas, alfaces, nabos.
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Confecção de sopas e outros pratos
- Aulas na horta
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
No decorrer do ano letivo, os produtos retirados da horta foram confeccionados pelo curso profissional de cozinha, nomeadamente em dois momentos: comemoração do dia dos amigos e do dia das amigas, e ainda no encerramento da atividades do segundo período.
Os alunos de cozinha premiaram "os agricultores" com biscoitos por eles confeccionados.