Escola EB do Chafariz d'El Rei

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 5 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

20m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

-

3.3. N.º de alunos envolvidos

35

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

2

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Essencialmente na doação de sementes e plantas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Possibilita aos alunos tomar consciência de como surgem os produtos que apenas veem no supermercado. Muitos desconheciam como nasciam as favas, os morangos ou as cenouras.
A germinação no sementário, permitiu-lhes acompanhar o surgimento da planta a partir da semente, o que causou grande entusiasmo.
Alguns produtos foram comercializados: favas foram vendidas e plantas aromáticas colocadas em saquinhos foram igualmente vendidas na quermesse ecológica.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

À parte do projeto "A loja vai à escola", desenvolvido com a turma de 1º ano, foi nos intervalos que os alunos se voluntariaram para pintar as madeiras, regar e arrancar ervas daninhas, Por vezes foram duas auxiliares a assegurar uma rega mais substancial da horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

Foi feita pelos próprios alunos, usando terra fertilizada oferecida pelo AKI.

8. É feita compostagem?

Não

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ervas aromáticas (salva, cidreira, rosmaninho, alecrim), cenoura, tomate, fava, couve, salsa, alho morangos, abóbora, melão, alface e pepino.
Existe um canteiro de flores (flores-do-meio-dia, boca de lobo, jasmim e lantana).

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Um regador e garrafões são cheio pelo prof. coordenador no coletor e os alunos regam. Na ausência de água pluvial, é usada água da rede.
No final e no in´icio de cada semana, as auxiliares fazem uma rega com mangueira.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sem calendarização; quando se rega e observa a evolução das plantas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Este ano, apenas nas favas surgiu uma pequena praga de piolhos.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Feira na escola
  • Aulas na horta

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

Produtos vendidos na feira ecológica (ex. ervas aromáticas em saquinhos e folhas de erva cidreira, para chá).

Fotografias

Atividade 2

Descrição

A horta possibilitou acompanhar ao vivo a germinação de plantas (conteúdo de estudo do meio)bem como a verificação real dos vários tipos de raízes.

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola EB do Chafariz d'El Rei

Professor coordenador da horta: Jorge Branquinho Lopes