Escola EB do Chafariz d'El Rei
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Há 5 anos
2. Área aproximada da horta (m²)
20m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
1
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
-
3.3. N.º de alunos envolvidos
35
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
2
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Essencialmente na doação de sementes e plantas.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Possibilita aos alunos tomar consciência de como surgem os produtos que apenas veem no supermercado. Muitos desconheciam como nasciam as favas, os morangos ou as cenouras.
A germinação no sementário, permitiu-lhes acompanhar o surgimento da planta a partir da semente, o que causou grande entusiasmo.
Alguns produtos foram comercializados: favas foram vendidas e plantas aromáticas colocadas em saquinhos foram igualmente vendidas na quermesse ecológica.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
À parte do projeto "A loja vai à escola", desenvolvido com a turma de 1º ano, foi nos intervalos que os alunos se voluntariaram para pintar as madeiras, regar e arrancar ervas daninhas, Por vezes foram duas auxiliares a assegurar uma rega mais substancial da horta.
7. Como é feita a preparação do solo?
Foi feita pelos próprios alunos, usando terra fertilizada oferecida pelo AKI.
8. É feita compostagem?
Não
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Ervas aromáticas (salva, cidreira, rosmaninho, alecrim), cenoura, tomate, fava, couve, salsa, alho morangos, abóbora, melão, alface e pepino.
Existe um canteiro de flores (flores-do-meio-dia, boca de lobo, jasmim e lantana).
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Um regador e garrafões são cheio pelo prof. coordenador no coletor e os alunos regam. Na ausência de água pluvial, é usada água da rede.
No final e no in´icio de cada semana, as auxiliares fazem uma rega com mangueira.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sem calendarização; quando se rega e observa a evolução das plantas.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Sim
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Este ano, apenas nas favas surgiu uma pequena praga de piolhos.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Feira na escola
- Aulas na horta
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
Produtos vendidos na feira ecológica (ex. ervas aromáticas em saquinhos e folhas de erva cidreira, para chá).
Fotografias
Atividade 2
Descrição
A horta possibilitou acompanhar ao vivo a germinação de plantas (conteúdo de estudo do meio)bem como a verificação real dos vários tipos de raízes.